Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

REQUALIFICAÇÃO DA COMUNIDADE DO PILAR AVANÇA NO BAIRRO DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 8 de Julho de 2010

Prefeitura acelera construção das unidades habitacionais em paralelo à prospecção arqueológica

Por Alexandra Torres


A requalificação de uma das áreas históricas da cidade do Recife começa a ficar visível aos olhos. É a comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A área está sendo beneficiada com o Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social, idealizado pela Prefeitura do Recife e iniciado este ano. As obras de construção de 192 unidades habitacionais, das 330 previstas no lote 1 do projeto, já foram iniciadas. O programa é orçado em R$ 39,4 milhões e tem recursos garantidos através de parcerias com o BNDES, a Caixa Econômica Federal (recursos do FNHIS) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O trabalho está sendo realizado na Quadra 40, onde serão edificados quatro blocos habitacionais. A parte de fundação dos prédios está adiantada e as estacas já estão visíveis. O bloco C é o que está mais adiantado, com 2/3 do serviço já concluído e a colocação de 22 pilares. Os serviços de construção do conjunto habitacional contam com a participação de moradores da própria comunidade e avançam em paralelo ao trabalho de prospecção arqueológica na comunidade. Para a execução do serviço desse lote, 180 famílias serão retiradas da área. Elas receberão um auxílio moradia no valor de R$ 151,00 para aluguel de novo espaço, até a conclusão do habitacional.

Essas ações integram o primeiro lote de obras, licitado pela Prefeitura do Recife, que inclui também a realização de serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem das ruas Bernardo Vieira de Melo, Rua A, ruas Projetadas nas Quadras 40 e 60, Primavera, Ocidente e Edgar Verneck, além de sistema de abastecimento dágua, esgotamento sanitário, iluminação pública e construção de escola, creche, unidade de Saúde da Família e mercado público. No local, serão construídas 330 unidades habitacionais, distribuídas em nove blocos.

O programa - O Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar prevê a revitalização de toda a área, transformando o espaço não apenas num local digno de moradia, mas também num centro turístico da cidade. As famílias que hoje moram numa favela serão beneficiadas com a construção de 588 unidades habitacionais. As outras 258 unidades integram o segundo lote de obras, que tem previsão de início para 2011. A expectativa é de que todo o projeto seja concluído num prazo de três anos.

Além da melhoria urbanística com toda infra-estrutura necessária, também há o compromisso com a adaptação dos moradores para a nova realidade e com o resgate histórico cultural do Pilar. Para isso, estão previstas no programa ações de Desenvolvimento Comunitário, com a realização de projetos de geração de emprego e renda, de educação ambiental, gestão condominial e educação patrimonial, que serão desenvolvidos pela PCR. No aspecto histórico-cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceira com a Prefeitura do Recife iniciou o processo de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. A ação incluiu a restauração de toda a fachada e parte externa da igreja, limpeza e consolidação dos ornatos internos do prédio e construção de um novo telhado.

Matérias Relacionadas
- Codecir registra 357 ocorrências nesta quarta-feira
- Projetos e ações
- Fale com a gente
- Missão
- Prefeito apresenta projeto do Polo Jurídico aos vereadores
- Prefeito visita obras da Praça do Entroncamento
- João da Costa visita obras do Dona Lindu e anuncia novidades
- Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira
- Prefeito entrega praça revitalizada em Casa Amarela
- Prefeito entrega mais uma praça revitalizada e assina ordem de serviço em Areias
- Recife ganha mais uma praça reformada
- Ação de ordenamento da publicidade chega ao centro do Recife
- Prefeito entrega Praça da Mauricéia revitalizada aos moradores do Ipsep
- Conferência discute políticas públicas para defesa civil no Recife
- Prefeitura do Recife revitaliza Praça do Entrocamento
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC


Enviar    Imprimir