Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

AÇÃO DA PREFEITURA DO RECIFE ORIENTA COMERCIANTES POPULARES DA MUSTARDINHA
13:43 Terça-feira, 13 de Julho de 2010

Ação irá cadastrar os comerciantes até a próxima quinta-feira (15)

Da SCTDE

Começa nesta terça-feira (13) mais um atendimento em campo do Programa de Estruturação do Comércio Popular (PECPop), ação da Prefeitura do Recife, executada por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE). Desta vez o local beneficiado é o Bairro da Mustardinha. A atividade tem por objetivo cadastrar comerciantes populares como Empreendedores Individuais (EI), e acontece no Centro de Reabilitação Popular da Mustardinha (Cerpoma), até o dia 15 (quinta-feira). O horário de funcionamento é das 8h às 18h. A expectativa de atendimento é de 1000 pessoas.

Durante os três dias da ação, serão oferecidas, em parceria com o SEBRAE, palestras aos comerciantes populares do bairro sobre os benefícios de ser Empreendedor Individual, o processo de acesso ao crédito, a administração do negócio, entre outros temas. Agentes de Desenvolvimento da Secretaria efetuarão atendimento individual ao comerciante para inscrever aqueles que desejam se tornar Empreendedor Individual. O atendimento dura cerca de 20 minutos e os EIs já sairão do local com o número do CNPJ e o cartão de inscrição da empresa – modalidade individual. Os interessados devem comparecer ao local munidos de identidade, CPF e comprovante de residência.

Ainda durante a ação será dado aos empreendedores o atendimento inicial para acesso ao crédito. Agentes de Desenvolvimento do Núcleo de Promoção de Atividades Econômicas da SCTDE estarão disponíveis para efetuar o Plano Negocial para Acesso ao Crédito, que visa a conhecer o empreendimento do EI interessado obtendo-se informação sobre o que é comercializado, o custo mensal, em que o empréstimo pretendido será investido, dentre outros dados.

Ao aderir ao EI, o comerciante é equiparado tributariamente ao profissional autônomo, só que com vantagens diferenciadas, como o valor do tributo mensal. Quem comercializa serviços (ISS) pagará mensalmente R$ 5,00, enquanto que para os que vendem produtos o valor mensal é de R$ 1,00 pois os tributos não serão medidos por percentuais. Os participantes das atividades oferecidas durante os três dias no Cerpoma que estejam à frente de um negócio são inscritos no Programa de Estruturação do Comércio Popular (PECPop). Com esse Programa a PCR trabalha para integrar as atividades econômicas de base popular ao espaço urbano de modo a garantir o uso coletivo do espaço público, bem como ampliar a acessibilidade e mobilidade urbana.

- Prefeitura oferece stand para apoiar artesãos na XI Fenearte
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público para esta quarta-feira (30)
- PCR amplia prazo de inscrições para entidades que desejam executar o PlanTeQ
- Gestores da PCR debatem sobre pesquisa das cadeias produtivas