Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A LEPTOSPIROSE
13:26 Terça-feira, 13 de Julho de 2010


Capital pernambucana registra redução superior a 30% dos casos notificados da enfermidade

Por Clara Albuquerque


A leptospirose é uma doença transmitida pela urina do rato, que contém a bactéria leptospira. Outros animais, como cães, gatos e cavalos, se estiverem contaminados pela bactéria, também podem transmiti-la. Os cuidados devem ser redobrados no período de chuvas, onde são maiores as chances de contrair a enfermidade por causa dos alagamentos e enchentes.

Além do contato com as águas das ruas, existem outras formas de contágio, menos evidentes, mas que também merecem atenção. Por isso, a Gerência de Epidemiologia do Recife alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar como forma de prevenção. “Mesmo no verão, existe a possibilidade de as pessoas se infectarem se houver contato com águas de canal e esgoto ou se mantiverem os ambientes de suas casas fechados por muito tempo. A circulação livre do ar impede a contaminação pela mucosa respiratória”, explica Denise de Oliveira, gerente de Epidemiologia do Recife.

Em caso de enchente ou alagamento, é necessário que a população evite o contato com essa água e, caso ocorra, tomar banho com água e sabão e, na limpeza dos ambientes, proteger bem os pés e as mãos. A infecção acontece pelo contato com a pele. Havendo algum tipo de corte ou ferida, a proteção deve ser redobrada, porque a possibilidade de se contaminar é maior.

Utilizar água sanitária durante a limpeza dos ambientes é imprescindível. O hipoclorito de sódio mata a bactéria que causa a leptospirose. A Gerência de Epidemiologia do Recife recomenda quatro xícaras de água sanitária em um balde de 20 litros para uma maior eficácia. Muitas vezes, é necessário utilizar máscaras para evitar o contágio pela respiração.

Sintomas – Os mais comuns no estágio inicial da doença são febre, olhos avermelhados e dores de cabeça e nas articulações. “Em quadros mais graves, o paciente também apresenta dificuldades respiratórias e cor amarelada”, diz Denise de Oliveira. Se, após o contato com a água contaminada, a pessoa apresentar e permanecer com os sintomas da doença durante dez dias, ele deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. O tratamento é feito com a ingestão de líquido e muito repouso. Existem, também, antibióticos específicos para a recuperação com o acompanhamento de exames complementares. Todos eles estão disponíveis na rede municipal.

Estatísticas – No ano de 2010, houve uma redução de 32% nos casos de leptospirose, no Recife. Foram notificados 104 casos, dos quais 8 estão confirmados e 44 descartados. Em 2009, 155 casos foram notificados. “É necessário que as pessoas tomem todas as medidas de prevenção porque a leptospirose pode matar até mais do que a dengue”, alerta Denise de Oliveira.

Quem quiser tirar dúvidas pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Mutirão recolhe animais soltos nas ruas de Barreiros
- CPTRA comemora 20 anos de fundação com grande festa junina
- Combate à dengue no Recife é intensificado com adesão dos Correios
- PCR participa de ação de captura de animais em Palmares
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Campanha 100 anos de Diagnóstico da Doença Falciforme é lançada no Recife
- CPTRA comemora 20 anos de existência com festa junina
- Saúde firma parceria com os Correios e intensifica o combate à dengue
- Samu Recife reforça equipes de resgate à desabrigados na Zona da Mata Sul
- Saúde capacita pastores da I Igreja Batista do Recife
- Saúde monitora presença do Aedes aegypti com instalação de armadilhas
- Saúde e Igreja dos Santos dos Últimos Dias combatem a dengue no Recife
- Igreja Católica recebe informações sobre cuidado com a dengue


Enviar    Imprimir