Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITO PARTICIPA DE CERIMÔNIA EM BRASÍLIA COM CIDADES SEDES DA COPA DO MUNDO DE 2014
20:11 Segunda-feira, 19 de Julho de 2010

Evento marca a assinatura de Medidas Provisórias (MPs) que viabilizarão as obras de infraestrutura para o Mundial e as Olimpíadas

Por Juliano Muta

Gestores das 11 cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 - entre eles o prefeito João da Costa - governadores, ministros e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para a cerimônia de assinatura das medidas provisórias (MPs) que ajudarão a viabilizar as ações previstas para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

As MPs pretendem reduzir a burocracia e criar uma fila específica para os projetos dos três eventos nas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dessa maneira, as cidades terão condições de dar mais agilidade às obras de infraestrutura. O pacote de benefícios deverá mudar as regras de endividamento dos Estados e das 12 cidades-sedes da copa. A cidade do Rio de Janeiro será contemplada em dobro, visto que também sediará as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

Uma das medidas assinadas garante a ampliação de recursos para os portos e aeroportos dessas cidades. O Porto do Recife será beneficiado pelo projeto, sob responsabilidade do Governo do Estado, com verbas da ordem de R$ 23 milhões. Além disso, o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, receberá mais uma torre de comando. Outra regra que mudará a partir da assinatura é o aumento do limite de empréstimos que os municípios-sede poderão financiar junto ao BNDES.

Segundo o prefeito João da Costa, a assinatura das MPs é um grande incentivo para os municípios executarem as obras através de financiamento. “Isso vai permitir que as prefeituras e os governos possam contrair empréstimos além do permitido pela legislação”, disse João da Costa, que considerou as novas medidas provisórias como fundamentais para a realização da Copa. “É mais um passo para viabilizar toda a infraestrutura do Brasil, principalmente de Recife e Pernambuco, como sede da Copa do Mundo de 2014”, comentou.

Segundo o presidente Lula, as medidas visam a evitar erros que foram cometidos em outros eventos esportivos internacionais realizados no País. O que estamos fazendo é criar excepcionalidade para que as cidades que vão sediar a Copa do Mundo possam aumentar a capacidade de endividamento, assumindo as obras. Eu acho que isso é muito importante para não repetir os (problemas envolvendo uso de verbas) dos Jogos Pan-Americanos, afirmou.

Matérias Relacionadas
- Requalificação da comunidade do Pilar avança no Bairro do Recife
- Codecir registra 357 ocorrências nesta quarta-feira
- Projetos e ações
- Fale com a gente
- Missão
- Prefeito apresenta projeto do Polo Jurídico aos vereadores
- Prefeito visita obras da Praça do Entroncamento
- João da Costa visita obras do Dona Lindu e anuncia novidades
- Prefeito entrega praça revitalizada em Casa Amarela
- Prefeito entrega mais uma praça revitalizada e assina ordem de serviço em Areias
- Recife ganha mais uma praça reformada
- Ação de ordenamento da publicidade chega ao centro do Recife
- Prefeito entrega Praça da Mauricéia revitalizada aos moradores do Ipsep
- Conferência discute políticas públicas para defesa civil no Recife
- Prefeitura do Recife revitaliza Praça do Entrocamento
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC


Enviar    Imprimir