Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

IASC

JOÃO DA COSTA EMPOSSA NOVOS EDUCADORES SOCIAIS DO IASC
00:00 Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

220 profissionais recebem a missão de desenvolver melhorias para os grupos excluídos.

Por Jamille Coelho

O prefeito do Recife, João da Costa, deu posse aos 220 novos servidores públicos que atuarão, como efetivos, no Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS). A cerimônia foi realizada, nesta sexta-feira (23), no Teatro Apolo. Os novos educadores sociais passaram no primeiro concurso público realizado pela gestão, em maio deste ano.

Do total de aprovados, 17 vagas foram preenchidas por pessoas com necessidades especiais. A principal missão dos educadores é identificar qualquer tipo de vulnerabilidade e dar assistência a grupos excluídos, como moradores de rua, abrigados nas casas de acolhidas, vítimas de violência, trabalho infantil e exploração sexual.

Na ocasião, o prefeito João da Costa enfatizou a importância da atuação dos educadores na transformação da sociedade. “Temos uma população, que por falta de estrutura econômica ou familiar, vive na rua. E o resultado do trabalho de vocês vai contribuir muito na melhoria de vida destas pessoas. Estamos na Prefeitura para oferecer estrutura e melhorar a Cidade e, assim, gerar mais emprego, renda e qualidade de vida, principalmente, para os mais excluídos”, enfatizou o prefeito.

O chefe do executivo municipal acrescentou, ainda, estar cada vez mais otimista no que se refere à recuperação de cada um dos cidadãos e à criação de oportunidades e qualidade de vida para este grupo. “Em dez anos, mais de 12 milhões de brasileiros deixaram de viver na miséria. Além disso, 20 milhões de pessoas migraram das classes D e E para a classe C, com acesso a uma renda melhor, moradia e alimentação com maior qualidade. O País, nos últimos oito anos, está mudando para os excluídos socialmente. E nós temos que fortalecer ainda mais as políticas públicas para estes grupos com a ajuda dos educadores sociais”, disse o prefeito.

Para a secretária municipal de Assistência Social e presidente do Iasc, Karla Menezes, o trabalho a ser desenvolvido pelos educadores é extremamente relevante porque vai se consolidar independentemente dos ciclos de gestão. “Ninguém pode ser arrancado das ruas. Cada pessoa tem uma expectativa de vida. Nossa missão é construir a cidadania e, assim, continuar o trabalho iniciado pelo educador e revolucionário, Paulo Freire. Vocês (educadores) servirão de ponte entre a exclusão e o resgate a cidadania”, declarou a secretária.

De acordo com o secretário em exercício de Administração e Gestão de Pessoas, José Carlos Andrade, o Recife avança no sentido de superar cada vez mais as dificuldades com a nomeação dos educadores. “Vocês vão aprender com a realidade que vemos nos sinais de trânsito e vão perceber, no coração e na alma destas pessoas que vivem nas ruas, seres humanos dignos de atenção e cuidados como todo e qualquer cidadão”, afirmou.

A assessora executiva do Iasc, Tereza Jacinta, declarou estar entusiasmada em poder contar com os educadores para dar ainda mais “gaz” às atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Instituto. Para a educadora social Marcela Spineli (que na ocasião representou os demais nomeados ao assinar a posse), a missão dos novos profissionais é “educar, proporcionar a possibilidade de transformação de vida, capaz de reduzir desigualdades e despertar verdadeiros sentimentos de cidadania participativa”, disse.

Matérias Relacionadas
- Seminário reúne mulheres negras para celebrar o 25 de Julho
- João da Costa comemora Dia do Motorista com servidores da PCR
- Prefeito homenageia motoristas com café da manhã no edifício-sede
- Motoristas comemoram um ano de ação solidária com a entrega da 22ª cadeira de rodas
- Alunos do Pronasci participam de cine-debate em Santo Amaro
- CSU Novaes Filho oferece colônia de férias
- PCR realiza oficina para discutir futuro do Parque da Tamarineira
- PCR promove seminário sobre a mulher negra
- PCR promove atividades de férias para alunos do Pronasci
- João da Costa apresenta cronograma de implantação do Parque da Tamarineira
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de junho
- Italianos do 100CITTÀ orientam mulheres a trabalhar em cooperativas
- Prefeito anuncia plano de trabalho para implantação do Parque da Tamarineira
- PCR e Hospital Naval concluem curso de Cuidador de Idosos
- Prefeito João da Costa recebe representantes da Fetape
- Técnicos do Projeto 100CIDADES se reúnem na Secretaria da Mulher
- João da Costa visita obras do Paço do Frevo
- Prefeitura prossegue com sinalização de áreas interditadas pela defesa civil
- João da Costa prestigia missa na véspera do dia da padroeira da Cidade
- Prefeitura patrocina o 7º Festival Intercontinental de Taekwondo


Enviar    Imprimir