Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR , SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES DISCUTEM USOS DA ÁREA DO PARQUE DA TAMARINEIRA
16:13 Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

As propostas apresentadas no encontro serão coletadas para contribuir com a construção do termo de referência para o concurso de ideias

Por Marcela Sotero

Com o intuito de dar continuidade ao processo de criação do Parque da Tamarineira, a Prefeitura do Recife promoveu, na manhã desta sexta-feira (23), uma reunião com a sociedade civil e instituições relacionadas ao tema. O encontro, que aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, foi mais uma oportunidade de debater a conciliação dos diferentes usos do espaço.

“Queremos ouvir a sociedade civil para juntar as proposições apresentadas com as respostas da enquete que está disponível no portal da Prefeitura às dos órgãos municipais para ter subsídios para elaborar o termo do concurso de ideias”, disse o secretário de Meio Ambiente e coordenador do Grupo de Trabalho, Roberto Arrais, que acrescentou: “Vamos trabalhar em torno de questionamentos, como, se é possível e interessante conviver com os equipamentos e de qual forma? Quais os equipamentos poderão compor o Parque e qual o perfil? Será contemplativo ou mais de lazer? É possível manter essa vegetação? Ela poderá ser ampliada? E como será interligado ao Parque da Jaqueira? Por meio de ciclovia, corredor ecológico, ou não é preciso haver interligação? Todas são ideias possíveis e que serão discutidas”.

Dentre os participantes estavam os demais integrantes do Grupo de Trabalho, os secretários municipais Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Amir Schvartz (Controle, Urbano e Obras), Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), Gustavo Couto (Saúde), além do Presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler. Estiveram presentes, também, representantes do Cultural do Estado, Associação Amigos da Tamarineira, arquitetos, unidades de saúde da Tamarineira e historiadores, como Virgínea Pernambucano.

A discussão foi em volta de quatro perguntas iniciais: Quais as condições de convivência e usos existentes com o Parque?; Que usos e equipamentos de lazer você incorporaria a esse Parque?; Como você faria a ligação entre o Parque da Jaqueira e o da Tamarineira?; E que áreas já poderiam ser abertas ao público enquanto se consolida a estrutura do Parque?; além da que surgiu no debate: qual a vocação do Parque, ou seja, que tipo de espaço público ele será? “Já podemos observar que a população quer preservar a área verde e conviver com os equipamentos existentes no local”, observou Arrais.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Couto, a discussão deve tentar trazer condições para que o usuário possa conviver com o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA), unidades de saúde do local. “A tendência é que seja positivo, inclusive, para quem usa os equipamentos de saúde do local, como o Hospital Ulysses Pernambucano, que serão beneficiados com a volta da inclusão social”. O secretário ressaltou ainda que: “É possível, mas é um processo lento, pois, precisa-se unir em um mesmo local a estrutura de formação do profissional, com a reeducação psicossocial, a preservação das oficinas cultural e memorial, com o trabalho de assistência clínica”.

Essa é a defesa de Amélia Lyra, uma das coordenadoras da Associação dos Amigos da Tamarineira. “Nossa ideia é que não seja um Parque com muitos equipamentos, mas, uma área aberta na qual predomine a exuberância de verde que tem lá, inclusive o campo de futebol onde as pessoas se divertem há muitos anos”.

Concurso de ideias – O edital do concurso de ideias será lançado em agosto deste ano e terá duração de três meses. A premiação do trabalho que será escolhido pela Prefeitura para o desenvolvimento dos projetos básicos, executivos e complementares será em novembro. De acordo com o calendário sugerido no plano de trabalho, o lançamento do edital das obras está previsto para o primeiro semestre de 2011 e o início das obras deverá ser no segundo semestre do próximo ano. A expectativa é de que o Parque da Tamarineira seja entregue à população em dezembro de 2012.

Tamarineira – O terreno, com cerca de nove hectares, onde será implantado o Parque, é hoje um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimonio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife. Atualmente funcionam no local, o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA).

Matérias Relacionadas
- João da Costa empossa novos Educadores Sociais do Iasc
- Seminário reúne mulheres negras para celebrar o 25 de Julho
- João da Costa comemora Dia do Motorista com servidores da PCR
- Prefeito homenageia motoristas com café da manhã no edifício-sede
- Motoristas comemoram um ano de ação solidária com a entrega da 22ª cadeira de rodas
- Alunos do Pronasci participam de cine-debate em Santo Amaro
- CSU Novaes Filho oferece colônia de férias
- PCR realiza oficina para discutir futuro do Parque da Tamarineira
- PCR promove seminário sobre a mulher negra
- PCR promove atividades de férias para alunos do Pronasci
- João da Costa apresenta cronograma de implantação do Parque da Tamarineira
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de junho
- Italianos do 100CITTÀ orientam mulheres a trabalhar em cooperativas
- Prefeito anuncia plano de trabalho para implantação do Parque da Tamarineira
- PCR e Hospital Naval concluem curso de Cuidador de Idosos
- Prefeito João da Costa recebe representantes da Fetape
- Técnicos do Projeto 100CIDADES se reúnem na Secretaria da Mulher
- João da Costa visita obras do Paço do Frevo
- Prefeitura prossegue com sinalização de áreas interditadas pela defesa civil
- João da Costa prestigia missa na véspera do dia da padroeira da Cidade


Enviar    Imprimir