Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PLENÁRIA TEMÁTICA DO OP EDUCAÇÃO REÚNE MAIS DE 900 PESSOAS
14:45 Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

Encontro elegeu prioridades para a Cidade e fez uma homenagem ao educador pernambucano Paulo Freire

Por Tiago André Santos

Na noite desta quinta-feira (22), 971 pessoas compareceram à Plenária Temática de Educação do Orçamento Participativo do Recife, ciclo 2010. O encontro, que contou com a presença de diversos segmentos e setores envolvidos com o tema, como professores, diretores, dirigentes, gestores, e pais de alunos da rede municipal, também serviu de celebração ao educador pernambucano Paulo Freire, um dos idealizadores do Movimento de Cultura Popular (MCP). A reunião teve ainda a presença ilustre da viúva de Paulo Freire, a professora Ana Maria Araújo Freire, que recebeu uma homenagem da Prefeitura do Recife pelas grandes contribuições do marido à Educação de Pernambuco e do Brasil.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte, Paulo Freire foi um grande nome que transformou a área da Educação em todo o País. “O OP está dentro da concepção de educação que Freire sempre defendeu, sugerindo, que através do diálogo com os trabalhadores, os governos começaram a entender a capacidade de decisão da população”, pontuou o gestor, que presenteou Nita Freire – como gosta de ser chamada a viúva do educador - com uma placa de homenagem e uma xilogravura.

Recebo essa homenagem com muita alegria e reconhecendo o papel que tive ao lado de Paulo na atuação por uma educação inclusiva para todas as pessoas”, afirmou Nita Freire, que destacou e semelhança do OP com o sentimento que o marido tinha em melhorar a vida da população.

Ainda no encontro, comandado pelo coordenador Geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, o secretário Cláudio Duarte realizou uma prestação de contas das ações promovidas pela gestão do prefeito João da Costa. Ele citou iniciativas como a requalificação de creches e escolas municipais, a qualificação dos professores com uma formação continuada, a construção do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire e o programa Primeira Escola, com o compromisso de construir 40 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs).

Após as saudações, e a explicação do processo de definição das prioridades, o público teve espaço para o debate de ideias, quando os participantes têm a oportunidade de defender as ações que consideram mais importantes.

Encerrada a votação, a ação eleita como primeira colocada foi a de realização de concurso público para atender ao déficit de profissionais em todas as etapas da educação (900 pontos). A segunda posição, com 733 pontos, foi a de construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil. O terceiro item mais votado foi o de construção de novas unidades educacionais ou novas sedes para as escolas já existentes (733 pontos).

No total, dos 59 candidatos inscritos às vagas para delegados do Orçamento Participativo, 37 foram eleitos. Os novos representantes irão atuar no Fórum Temático de Educação do OP e também no Conselho do Orçamento Participativo (COP). O encontro desta quinta-feira contou também com as presenças dos secretários municipais Roberto Arrais (Meio Ambiente) e Eduardo Granja (Juventude e presidente do Geraldão).

Matérias Relacionadas
- PCR realiza Plenária Temática de Direitos Humanos nesta sexta (23)
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Plenária Temática de Negras e Negros do OP definem ações prioritárias para o segmento
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife
- Negras e Negros do Recife elegem prioridades na Plenária Temática do OP
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)
- Multidão lota Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Grupos e movimentos do Recife prestigiam Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife


Enviar    Imprimir