Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

JUVENTUDE DO RECIFE CELEBRA CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO NA PLENÁRIA TEMÁTICA DO OP
18:58 Sábado, 24 de Julho de 2010

Mais de mil jovens da Cidade compareceram ao encontro para debater propostas de políticas públicas destinadas à faixa etária

Por Tiago André Santos 

“Salve a Juventude. Juventude é atitude”. Essas foram algumas das expressões mais utilizadas numa grande festa de ritmo, esportes, dança e manifestações culturais. Foi isso que mais de 1.200 jovens da Cidade promoveram, na tarde deste sábado (24), durante a realização da primeira Plenária Temática da Juventude do Orçamento Participativo do Recife, ciclo 2010. O encontro, promovido no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), e que teve como objetivo principal a definição de ações prioritárias em prol do segmento, serviu também como palco para a exibição de grupos e tribos da várias comunidades da capital pernambucana. 

Passaram pelo local atrações de samba de gafieira, grupo de swing, MCs, rodas de break e capoeira, maracatu Leão da Campina, Karate e Kung Fu. Mas além da parte festiva, os jovens comparecem ao evento para exerceram seus direitos como cidadãos do município em que vivem. Na plenária, o público escolheu três ações que julgou mais importante, e que deverão ser implementadas pela Prefeitura do Recife no período de um ano. 

“Esse momento é o resultado de um processo de mobilização de três meses com a realização das reuniões preparatórias onde todos discutiram a importância de participar da votação. Fico feliz saber que o OP está sendo apropriado pela juventude do Recife”, afirmou o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda. Para o gestor, a reunião deste sábado conseguiu congregar todas as tribos da Cidade. 

Na sua fala de saudação, o secretário especial de Políticas para a Juventude do Recife e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, ressaltou a necessidade que o jovem precisa ter no sentido de conquistar o direito de construir seu próprio futuro. “Cada bairro da Cidade tem uma realidade diferente, mais apresenta muitos problemas comuns a todos. Quem nunca pensou no emprego que quer ter? Para conquistar esses direitos é preciso ter engajamento e atitude”, disse o secretário. Eduardo Granja destacou ainda a cédula de votação do OP que foi construída por mais de 900 jovens nos encontros preparatórios. “Foi o prefeito João da Costa que criou a Secretaria da Juventude do Recife, o Conselho Municipal da Juventude, e também foi no governo dele que estamos realizando essa Planária do OP Juventude”, declarou.

Na ocasião, gestor fez uma prestação de contas das ações municipais em beneficio dos jovens do Recife. Foi apresentado um vídeo relatando alguns dos projetos e programas municipais como o ProJovem Urbano, Programa Multicultural, Círculos Populares de Esporte e Lazer, Esporte do Mangue, Futebol Participativo, entre outros. Segundo o skatista Robson Bento, de 22 anos, a reunião é um momento histórico, promovido por uma gestão democrática, “e que nos dá a oportunidade de falar. É na organização coletiva que podemos conquistar os nossos objetivos”, colocou o rapaz.

Ao final, os participantes votaram nos temas e escolheram no primeiro lugar, com 1515 pontos, a ação de reformar e ampliar as ações descentralizadas do Esporte do Mangue nas comunidades. A segunda posição ficou com o item de construir, revitalizar, adequar e implantar política de manutenção dos equipamentos públicos de esporte e lazer da juventude (875 pontos). Já a terceira colocação foi a de criação de programa de apoio e incentivo a produção cultural dos jovens que disponibilize estúdios de ensaio e gravação, aulas de instrumentos, direção artística e musical (789 pontos).

Dos 90 candidatos inscritos as vagas para delegados temáticos da Juventude, 64 foram eleitos para representar o segmento e as comunidades de jovens dos bairros do Recife no Fórum Temático do OP. O encerramento da festa da democracia ficou por conta da banda Zamboo. 

Esportes radicais – Antes do inicio da plenária, na Avenida Alfredo Lisboa, que contorna o Marco Zero, foram montados obstáculos de esportes radicais, para a exibição de atletas de skate e BMX (Bicicleta). No mesmo local, também aconteceu demonstrações de Parkour (“Percurso”), uma modalidade que veio da França e que consiste na superação de obstáculos de forma livre.

Matérias Relacionadas
- Temática de Direitos Humanos do OP define ações prioritárias para o Recife
- Plenária Temática do OP Educação reúne mais de 900 pessoas
- PCR realiza Plenária Temática de Direitos Humanos nesta sexta (23)
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Plenária Temática de Negras e Negros do OP definem ações prioritárias para o segmento
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife
- Negras e Negros do Recife elegem prioridades na Plenária Temática do OP
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)
- Multidão lota Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Grupos e movimentos do Recife prestigiam Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife


Enviar    Imprimir