Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

GERALDÃO SEDIA ABERTURA DA 8ª EDIÇÃO DO FUTEBOL PARTICIPATIVO
07:41 Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

Este ano, mais de 15 mil atletas, divididos em 519 equipes, irão disputar o título em mais de 30 campos espalhados nas seis RPAs

O maior campeonato de várzea do planeta já tem data prevista para começar. No próximo domingo (1° de agosto), o atual campeão da categoria Aberto Masculino, a Matonense do Ibura, abre a competição contra a equipe da URB-Recife, do mesmo bairro, no campo da Cabra, no Ibura de Baixo. Será o pontapé inicial da 8ª edição do Futebol Participativo, que este ano contará com 519 equipes, em quatro categorias, reunindo mais de 15 mil atletas em 37 campos espalhados em todas as regiões da capital pernambucana. Neste domingo (25), centenas de participantes estiveram no Ginásio do Geraldão para a cerimônia de abertura do evento.

Representando o prefeito João da Costa, o secretário especial de Juventude, Eduardo Granja, falou sobre o retorno social que a iniciativa proporciona à sociedade. “O torneio tornou-se uma das principais alternativas de lazer do Recife. Há semanas em que se disputam em torno de 100 jogos. Isso tudo não mobiliza apenas os atletas, mas suas famílias, comunidades que se reúnem para uma grande programação de lazer durante o fim de semana. Além disso, realizamos debates em todas as RPAs, onde os participantes têm a oportunidade de deliberar sobre o torneio, regras e outros benefícios para a melhoria do campeonato. É um espaço democrático para todos que fazem o Futebol Participativo”, explicou.

O secretário agregou que além da importância esportiva, já que o campeonato é uma importante vitrine para quem sonha seguir carreira profissional, a iniciativa tem a intenção de formar cidadãos para a vida. “Muitos aqui sonham em jogar profissionalmente por um clube, seguir carreira e fazer sucesso. Mas as coisas, às vezes, não saem como o esperado. O importante em um acontecimento desta magnitude é que possamos formar pessoas de caráter, que estejam prontas para encarar a vida, seja qual for a sua profissão. Tivemos o exemplo de dois garotos da sub-17 que se destacaram, conseguiram bolsas e hoje estão na universidade. Outros 20 treinadores também estão se profissionalizando, através de uma parceria da PCR com a faculdade IBGM”, completou o representante da Prefeitura do Recife.

O torneio é dividido nas categorias: Aberto Masculino, Aberto Feminino, Sub-15 e Sub-17. Primeiramente, as equipes se enfrentam dentro de suas RPAs. Os vencedores disputam a Copa dos Campeões, onde é concedido o título de campeão do Futebol Participativo. Atuais vencedores da categoria Aberto Masculino, os jogadores da Matonense do Ibura prometem repetir a dose este ano. “Mantivemos a base do ano passado e recrutamos alguns jogadores novos. Não vai faltar empenho para levarmos o título mais uma vez”, garantiu o treinador Alcidésio Gomes. Com o sucesso do último torneio, alguns atletas da Matonense foram contratados para equipes profissionais, como o goleiro Diego (América), o lateral esquerdo Altemar (Centro Limoeirense), e o artilheiro da última edição, Thiago China (Carpinense).

O evento de abertura contou com a distribuição de brindes e o prêmio de torcida mais animada, que ficou com as equipes do Santos FC da Iputinga e Bem Zangado da Macaxeira. As equipes do Internacional da Campina do Barreto, CHT 1000 da Torre, Gera Gol de Afogados e Mogi-Mirim do Pina levaram um padrão completo de jogo, com camisas, shorts e meiões. Já o Parma de Santo Amaro, o Vila Real da Mustardinha, o Colorado do Totó e o Unidos FC de Vila dos Milagres foram presenteados com bolas para treinamento. Durante o evento, a organização ainda conseguiu arrecadar 1.018 quilos de alimentos para as vítimas das chuvas, na Mata Sul.

Em 2009, as finais foram disputadas no Estádio dos Aflitos. Confira os campeões e os placares:

SUB-15 - Cruzeiro Santo Amaro 1 x 0 Seleção de Moreno
SUB-17 - AD Futebol Arte 5 x 1 Academia F.C.
Feminino – Guararapes 2 (2) x 2 (0) Barreirense
Masculino – Valência 1 x 5 Matonense

Matérias Relacionadas
- PCR realiza mais uma edição do Futebol Participativo
- CSU Novaes Filho abriga colônia de férias
- 7º Festival Intercontinental de Taekwondo é aberto oficialmente no Geraldão
- João da Costa participa de Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR convoca alfabetizadores do Programa Lição de Vida
- Batalha pela Solidariedade arrecada donativos para vítimas das chuvas
- José Márcio e Maria de Lourdes vencem a 1ª Corrida Batalha do Riachuelo
- Jovens do Ibura participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Corrida Batalha do Riachuelo agita o Recife neste domingo
- Geraldão recebe Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Roda
- CSU Bido Krause recebe alunos da rede para Festival de Futsal e Futebol
- PCR participa do I Festival das Juventudes em Fortaleza
- Bebeto e Ricardo Rocha fazem palestra para estudantes no Geraldão
- 4º Encontro dos Adultos e Idosos é encerrado com grande baile
- Bandas da Macaxeira animam final do Encontro Pré Esporte do Mangue
- Geraldão abriga encerramento do 4º Encontro dos Adultos e Idosos
- Prefeitura e Ricardo Rocha firmam parceria na área de esporte e lazer
- Mais de 400 atletas participam do 2º Zonal Norte/Nordeste de Karatê
- Prefeitura oficializa apoio aos Jogos Universitários de Pernambuco
- Geraldão recebe 2º Zonal Norte/Nordeste de Karatê


Enviar    Imprimir