Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR OFERECE EXAMES DE VISTA E ÓCULOS PARA ALUNOS DA REDE
00:00 Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

250 crianças e adolescentes se reúnem hoje, na Escola Dom Hélder Câmara, para serem atendidos por profissionais da Fundação Altino Ventura

Por Jamille Coelho

A prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, promove a sétima edição do Projeto “Olhar Recife”, que acontece todas as segundas feiras em diversas escolas da rede municipal. O projeto vem sendo executado em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), que é responsável pelas consultas e encaminhamentos. O principal objetivo é identificar problemas de visão que possam atrapalhar o rendimento escolar como, por exemplo, miopia, astigmatismo, hipermetropia e outros.

Hoje, o mutirão está sendo realizado na Escola Dom Hélder Câmara, no Espinheiro, das 8h às 17h. Na ocasião, serão atendidas 250 crianças, de 6 a 16 anos, tanto da escola Dom Hélder como de mais seis unidades educacionais da rede municipal que estão localizadas nas proximidades. De acordo com a coordenadora do projeto, Elusa Barros, a cada semana o projeto é sediado em uma escola polo, que disponibiliza maior estrutura para atender alunos de outras unidades educacionais.

“Antes de serem encaminhados para se submeter aos exames, os alunos passam por uma triagem de avaliação visual na própria escola. Caso apresentem dificuldades são trazidos para o atendimento feito por uma equipe da FAV. Se o problema apresentado for resolvido com o uso dos óculos, na mesma hora, o aluno escolhe a armação e recebe as lentes corretivas dentro de um mês, na própria escola, e sem ter nenhum custo, já que tudo é custeado pela Prefeitura”, explicou.

Elusa acrescentou, ainda, que os estudantes que apresentarem problemas que não podem ser corrigidos apenas com o uso dos óculos são encaminhados para a FAV. “Nestes casos, conversamos com os pais e disponibilizamos o transporte para eles serem levados para a fundação, onde é feito tratamento adequado”, disse. Desde maio, quando o mutirão teve início, já foram prescritos 285 óculos que estão sendo fornecidos por uma ótica parceira do projeto. Segundo Elusa, de todas as turmas que passam pela triagem 10% dos alunos precisam participar do mutirão.

A aluna Samara da Silva, 10, que estuda na 4ª série da Escola Ednaldo Miranda, reclama que sente a vista embaçando, dor de cabeça e dificuldade em enxergar em ambiente muito claro. “Minha professora me trouxe até aqui para fazer os exames e, assim, resolver o meu problema de vista”, contou. Para a oftalmologista e coordenadora do projeto pela FAV, Alessandra Carneiro, é comum diagnosticar os erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e extrabismo.

“Geralmente, os alunos que apresentam alterações nas pálpebras, estrabismo muito intenso, glaucoma e problemas de retina (como manchas e alterações no nervo óptico) precisam passar por cirurgia. Mas cerca de 30% das pessoas com idade de 6 a 16 anos desenvolvem problemas que podem ser corrigidos com o uso dos óculos. É importante corrigir os problemas na visão desde cedo para que no futuro o caso se torne irreversível”, alertou.

Segundo Elusa Barros, a previsão é de que, até o final do ano, a Prefeitura do Recife realize 27.585 triagens e mais de oito mil exames oftalmológicos, envolvendo 72 escolas da rede. Com isso, a estimativa é distribuir cerca de 500 óculos de grau para crianças e adolescentes. Na próxima segunda, o mutirão acontece na Escola Moacir de Albuquerque, em Nova Descoberta. Lá serão atendidas as escolas: Doutor Caeté, Alto Jardim Progresso, Professor Renato Acioli e Alto do Refúgio.

Matérias Relacionadas
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Mutirão recolhe animais soltos nas ruas de Barreiros
- CPTRA comemora 20 anos de fundação com grande festa junina
- Combate à dengue no Recife é intensificado com adesão dos Correios
- PCR participa de ação de captura de animais em Palmares
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Campanha 100 anos de Diagnóstico da Doença Falciforme é lançada no Recife
- CPTRA comemora 20 anos de existência com festa junina


Enviar    Imprimir