Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DAS HEPATITES
18:28 Terça-feira, 27 de Julho de 2010

A ação, que será realizada no Mercado de São José, pretende orientar a população sobre a doença, que atinge brasileiros a partir dos 10 anos de idade

Por Natália Keise

No Brasil, de acordo com estudos do Ministério da Saúde, 7,44% da população, com idades entre 10 e 69 anos, já teve contato com o vírus da hepatite B (VHB). A evolução para a forma crônica ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos adultos expostos ao vírus, que podem ainda desenvolver cirrose e câncer de fígado.

Como forma de prevenção da enfermidade, a Secretaria de Saúde do Recife participa, nesta quarta-feira (28), do Dia Mundial das Hepatites. O evento, promovido pela ONG NAPHE - Núcleo de Apoio a Portadores de Hepatite, será realizado em frente ao Mercado de São José (Praça Dom Vital – São José, Recife), das 9h às 16h.

A iniciativa é direcionada para o público em geral, além de profissionais de saúde e população de risco, como manicures, profissionais do sexo, pessoas com tatuagem, piercing e que fizeram transfusão de sangue há pouco tempo. Durante a ação, técnicos de enfermagem do Distrito Sanitário I atuarão aferindo pressão e realizando teste de glicemia no público presente, além de distribuírem preservativos. A mobilização também contará com testagem rápida de hepatite B e C, orientação bucal (prevenção e cuidados com a escovação) e distribuição de material informativo sobre a enfermidade.

“Disponibilizaremos 800 testes de hepatite. Os casos que forem diagnosticados como positivos serão encaminhados imediatamente para o Instituto do Fígado de Pernambuco, onde os profissionais especializados darão todo o suporte necessário ao paciente”, ressalta Laís Coutinho, presidente do Núcleo de Apoio a Portadores de Hepatite – NAPHE.

“A hepatite é uma doença silenciosa; muitas pessoas possuem a enfermidade e não têm conhecimento. O Núcleo de Apoio a Portadores de Hepatite existe há cerca de nove anos. Então, para nós, este dia é bastante importante, pois tem como objetivo chamar a atenção de todos sobre o assunto, promovendo a prevenção da moléstia”, ressalta a presidente. Ainda de acordo com Laís, a expectativa é que o encontro reúna cerca de 800 pessoas.

No Recife, o Programa Municipal de Imunização (PNI) disponibiliza a vacina contra a Hepatite B em todos os postos de saúde da capital pernambucana. Para saber qual a unidade mais próxima da residência, o usuário pode ligar para a Ouvidora Municipal da Saúde – 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e a ligação é gratuita.

Saiba mais - A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A enfermidade é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para a outra. As do tipo A, B, C, D e E são virais. Tanto a hepatite B quanto a C podem se tornar crônicas e se manifestar no corpo de uma pessoa pelo resto da vida.

Matérias Relacionadas
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Mutirão recolhe animais soltos nas ruas de Barreiros
- CPTRA comemora 20 anos de fundação com grande festa junina
- Combate à dengue no Recife é intensificado com adesão dos Correios
- PCR participa de ação de captura de animais em Palmares


Enviar    Imprimir