Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PROMOVE AÇÕES NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
17:19 Terça-feira, 27 de Julho de 2010

A mobilização aconteceu no centro da Cidade e levou ao trabalhador a importância sobre prevenção e o que fazer em caso de acidente

Por Cris Sobral

Quem se dirigia ao trabalho e passou pela Praça da Independência, no centro do Recife, na manhã desta terça-feira (27), encontrou uma grande mobilização promovida pela Prefeitura do Recife, por meio do Centro Especializado em Saúde do Trabalhador (CEST), para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O evento teve início às 9h e contou com a participação de cerca de 100 profissionais de Saúde da administração municipal, que trabalhavam na campanha para fortalecer a conscientização da população sobre os cuidados no trabalho. A iniciativa da PCR contou com a parceria do Centro Especializado de Saúde do Trabalhador (CEST), ADEMI-PE (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco), Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon) e Senac.

Os presentes receberam panfletos explicativos com orientações sobre acidente de trabalho, legislação, orientações sobre os cuidados no trânsito e puderam observar os equipamentos de segurança, que também ficaram expostos em tendas montadas para o evento. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Metropolitano Recife) simularam um atendimento a vítima de acidente de moto. Foi utilizada uma motolância – unidade que, ao ser acionada pelo Samu (192), segue ao local do acidente para prestar os primeiros socorros, enquanto uma ambulância - dependendo da gravidade do paciente, viatura de suporte básico ou avançado (UTI), se desloca e faz a remoção para hospital.

Ainda durante a ação, houve palestras educativas com profissionais da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e técnicos dos distritos sanitários e da Academia da Cidade, que promoveram aulas de alongamento e orientações para que as mesmas práticas possam ser feitas no ambiente de trabalho.

Segundo Carlos Cazumbá, coordenador de Atenção à Saúde do Trabalhador, “a ação para marcar o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho teve como principal objetivo chamar a atenção dos recifenses para a prevenção de acidentes no trabalho, principalmente, dos motociclistas e ciclistas, público-alvo deste evento. Mostramos a importância de saber andar bicicleta e o uso de equipamentos de segurança. Reforçamos as orientações às duas categorias que mais registraram acidentes. Além delas, trabalhamos essa conscientização na Indústria de Construção Civil, pois o aumento do número de obras acarreta, também, no crescimento do risco de acidentes de trabalho”, afirma o coordenador.

“O dia 28 de abril é um marco para lembramos nossos mortos e acidentados nos ambientes de trabalho e o dia 27 de julho é a data para reforçarmos a importância da prevenção”, disse o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Fábio Farias. Segundo ele, o propósito é dar visibilidade ao problema levando informação ao trabalhador e o incentivando a procurar os órgãos responsáveis em casos de acidentes.

Orientações – De acordo com o Ministério da Previdência Social, o trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas, tem direito a um benefício. Porém, apenas o trabalhador empregado, avulso e o segurador especial podem receber o auxílio-acidente. O trabalhador deve procurar o INSS, levando o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) preenchido pela empresa, que tem a obrigação de comunicar o ocorrido ao Ministério do Trabalho. Caso o pedido seja negado, os grandes hospitais e os sindicatos podem fazer o encaminhamento. O serviço poderá ser realizado em qualquer agência e o trabalhador passará por uma perícia médica.

Matérias Relacionadas
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Mutirão recolhe animais soltos nas ruas de Barreiros
- CPTRA comemora 20 anos de fundação com grande festa junina
- Combate à dengue no Recife é intensificado com adesão dos Correios


Enviar    Imprimir