Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA MUNDIAL DAS HEPATITES É LEMBRADO COM PREVENÇÃO
17:07 Quarta-feira, 28 de Julho de 2010

No local do evento foram disponibilizados 800 testes de hepatite

Por Cris Sobral

O Dia Mundial das Hepatites foi celebrado na manhã desta quarta-feira (28) com muita informação e prevenção, na Praça Dom Vital, em frente ao Mercado de São Jose. Orientar a população sobre a prevenção e os tipos de hepatites virais foi o principal objetivo da ação realizada pela ONG NAPHE – Núcleo de Apoio a Portadores de Hepatite, que teve a parceria da Secretaria de Saúde do Recife. O evento foi realizado das 9h às 16h.

A iniciativa foi direcionada para o público em geral, além de profissionais de saúde e população de risco, como manicures, profissionais do sexo, pessoas com tatuagem, piercing e que fizeram transfusão de sangue há pouco tempo. Durante a ação, técnicos de enfermagem do Distrito Sanitário I atuaram aferindo pressão e realizando teste de glicemia no público presente, além de distribuírem preservativos. A mobilização também contou com testagem rápida de hepatite B e C, orientação bucal (prevenção e cuidados com a escovação) e distribuição de material informativo sobre a enfermidade.

A professora Maxima Maria passava pelo local quando viu o stand montado na Praça Dom Vital e resolveu fazer o teste. “Nunca havia feito o exame, então não podia perder essa chance. É uma iniciativa muito importante para detectar a doença e se cuidar”, disse.

Na ação foram realizados testes de hepatite e os casos diagnosticados como positivos foram encaminhados imediatamente para o Instituto do Fígado de Pernambuco, onde os profissionais especializados darão todo o suporte necessário ao paciente. “Estamos trabalhando para tornar o exame que detecta a hepatite mais acessível para a população. Além disso, queremos orientar as pessoas sobre a doença, forma de transmissão e, principalmente, sua prevenção”, disse a auxiliar administrativa do NAPHE, Cristina Pereira.

O voluntário da campanha, Antônio Hilário, descobriu, há 10 anos, que é portador de hepatite C e faz uma alerta à população: “É preciso realizar os exames, pois a hepatite é uma doença silenciosa. Evitar usar drogas, ingerir álcool de forma exagerada e conhecer bem o local para se fazer tatuagens ou colocar piercings antes de tomar essa decisão”, ressaltou o voluntário.

Saiba mais - A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A enfermidade é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para a outra. As do tipo A, B, C, D e E são virais. Tanto a hepatite B quanto a C podem se tornar crônicas e se manifestar no corpo de uma pessoa pelo resto da vida.

Matérias Relacionadas
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Mutirão recolhe animais soltos nas ruas de Barreiros
- CPTRA comemora 20 anos de fundação com grande festa junina


Enviar    Imprimir