Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR TRAZ PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE MONTREAL PARA PALESTRA SOBRE ARQUITETURA
13:07 Domingo, 1 de Agosto de 2010

Em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Aliança Francesa, o Instituto da Cidade do Recife  Engenheiro Pelópidas Silveira promove uma palestra com o diretor científico do Laboratório de Estudos da Arquitetura Potencial (Leap) da Universidade de Montreal, no Canadá, Jean-Pierre Chupin. O evento acontece nesta segunda-feira (02), às 20h, no auditório Andre Malraux, na Aliança Francesa do Derby. A programação, aberta ao público, irá abordar a obra Analogia e teoria em arquitetura. Os trabalhos serão conduzidos pela professora Sonia Marques, da Universidade Federal da Paraíba.

O professor Jean-Pierre Chupin apresenta, em sua palestra, algumas reflexões sobre os “conflitos da interpretação analógica”, como parte de pesquisas que procuram contribuir para a formulação de modelos teóricos sobre o julgamento arquitetônico. A partir de análises, apresenta algumas questões de pesquisa, ferramentas e métodos que tem desenvolvido no Leap, e ao mesmo tempo defende que o pensamento e a reflexão sobre o projeto contribuem para a construção de um modelo de julgamento arquitetônico em suas três fases: da concepção, do júri e da recepção pelos meios de comunicação. Em outras palavras, defende a hipótese que existe uma analogia fundamental entre julgamento e projeto.

E para entender a essência do projeto, Chupin parte de uma espécie de segredo mal-guardado: a analogia. Esta seria, de fato, uma das grandes matrizes da arquitetura. Segundo o autor, a matéria não é apenas feita de pedra, concreto ou madeira, mas igualmente de ideias, de conhecimentos e de empréstimos, os mais diversos. Os que projetam devem demonstrar uma inegável capacidade no relacionamento entre prática e teoria da arquitetura e do urbanismo e, sobretudo, devem dominar esta poderosa forma de pensamento que é a analogia. Nessa linha de raciocínio as pesquisas e publicações de Jean Pierre Chupin contemplam o projeto de arquitetura e a avaliação do projeto em diversas situações seja no ensino, no mercado, mas, sobretudo por ocasião dos concursos de projeto.

Biografia - Jean-Pierre Chupin é professor e diretor Científico do Laboratório de Estudo da Arquitetura Potencial (Leap) da Universidade de Montreal. Arquiteto graduado em Nantes (França) e Portsmouth (Reino Unido), tem mestrado em História e Teoria da Arquitetura na McGill University (Canadá) e Doutorado na Universidade de Montreal. Ensinou na Université du Québec, em Montreal e nas escolas de Arquitetura de Toulouse e de Lyon, antes de integrar o quadro de professores da Universidade de Montreal.

Publicou diversos textos sobre tectônica na arquitetura (em colaboração com Kenneth Frampton), práticas reflexivas, epistemologia do projeto e sobre o desenvolvimento de programas de Doutorado em Arquitetura. O primeiro volume de sua pesquisa sobre Analogia e Teoria na Arquitetura foi publicado em 2010 pela editora suíça Infolio, na série “Projeto e Teoria”.
Matérias Relacionadas
- Reunião do Fórum Gestor formaliza as representações de cada Secretaria
- Prefeito anuncia projeto de ampliação do Cemitério de Santo Amaro
- Escola de Gestão divulga os cursos do mês de agosto
- CSUs Bido Krause e Afrânio Godoy abrigam colônia de férias
- Prefeito anuncia primeira etapa da ampliação do Cemitério de Santo Amaro
- Democracia é tema do IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiros
- Recife realiza primeira Plenária Temática da Pessoa com Deficiência do OP
- Fórum Gestor de Gênero se reúne nesta quinta-feira
- Prefeito assina ordem de serviço e entrega contenção de encosta no Alto do Mandu
- PCR apoia o IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro
- João da Costa assina ordem de serviço para implantação de Centro de Convivência Comunitária
- Prefeito entrega obra de contenção no Alto do Mandu
- Prefeito reúne secretariado e anuncia metas para o segundo semestre
- João da Costa traça metas para segundo semestre
- Secretaria da Mulher avalia a participação das artesãs na Fenearte
- Prefeito recebe homenagem durante Festa de São Cristóvão
- Boa Viagem: cartão-postal do Recife
- Prefeitura realiza mutirão oftalmológico para 253 estudantes de cinco escolas
- Juventude reúne-se no Marco Zero para plenária temática do OP
- Inspetor da Guarda Municipal foi homenageado pelo Exército Brasileiro


Enviar    Imprimir