Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE DO RECIFE COMEMORA 19ª SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO
14:06 Domingo, 1 de Agosto de 2010

Abertura do evento acontecerá na próxima segunda (02), às 10h, no Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip)

Por Clara Albuquerque


Comprometida com a mobilização que acontecerá em todo o Planeta por conta da 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno - evento que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto -, a Secretaria de Saúde do Recife preparou várias ações para celebrar a data. A semana terá início nesta segunda-feira (02) e se estende até a sexta (06), reunindo aproximadamente 150 profissionais da Rede Municipal de Saúde que estarão envolvidos nos eventos que vão acontecer nas unidades de saúde dos seis distritos sanitários do Município e em alguns terreiros de religiões de matrizes africanas. As atividades integram uma ação conjunta da Gerência de Atenção à Saúde da População Negra e a Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.

A abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Recife acontecerá no Espaço Ciência e Cultura do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), a partir das 10h. Estarão presentes ao evento os secretários de Saúde do Município e do Estado, respectivamente, Gustavo Couto e Frederico Amâncio; o coordenador de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Paulo Frias; a representante do Ministério da Saúde, Elza Giugliane; o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz e o presidente do Imip, Antônio Carols Figueira. A estimativa é de que o evento receba cerca de 700 pessoas, dentre mães, profissionais e o público em geral.

O objetivo das atividades nos distritos será promover e sensibilizar o aleitamento materno juntamente ao público. Durante toda semana, as mães receberão orientações e poderão participar de palestras educativas na Unidade de Pediatria Helena Moura, no bairro da Tamarineira, além das maternidades Bandeira Filho, Arnaldo Marques e Barros Lima e em todas as unidades de saúde do Município.

A Coordenação da Saúde Bucal também está engajada no evento promovendo uma oficina de sensibilização em aleitamento materno. A capacitação acontecerá no dia 06, a partir das 15h30, na Biblioteca Municipal de Afogados. Nela, cerca de 50 profissionais receberão mais informações sobre os cuidados que as mães devem ter com a formação dentária dos bebês. “Muitas pessoas não sabem que a utilização de bicos, como mamadeiras e chupetas, traz malefícios para a arcada dentária, respiração e para a fala da criança. Enquanto que, mamando no peito da mãe ela movimenta doze músculos, nos bicos só meche com dois”, afirma a pediatra e integrante da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Lúcia Trajano.

A programação do evento contará ainda com a aplicação de cartazes e a entrega de 7.500 folders em todas as unidades de saúde e distritos sanitários. “Nós pretendemos multiplicar as informações por meio dos participantes dos eventos para que haja a conscientização da importância da alimentação da criança, especialmente nos seis primeiros meses de vida”, explica a pediatra.

Os profissionais orientarão sobre a importância do contato afetivo das mães com seus bebês para a segurança e sociabilidade deles quando crescerem. As mães que possuem alguma dificuldade na extração do leite para o seu filho poderão conversar com os profissionais da rede municipal que falarão sobre os horários de amamentação e estímulo. “O ideal é que esta mãe ofereça o peito ao filho sempre que perceber que ele tem necessidade. Até os seis meses de vida, é aconselhável que ele só se alimente do leite materno”, diz Lúcia Trajano. O Município disponibiliza um banco de leite na Maternidade Bandeira Filho, localizada no bairro de Afogados, e dois postos de coleta nas maternidades Arnaldo Marques e Barros Lima, localizadas nos bairros da Cohab e Casa Amarela, respectivamente.

Ações Paralelas - Equipes da Secretaria, compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, agentes comunitários da saúde (ACS), psicólogos e odontólogos, também visitarão, no mesmo período, alguns terreiros de religiões de matrizes africanas para a apresentação de vídeos e rodas de discussão com orientações sobre o assunto. As atividades nos terreiros começarão às 8h e as equipes estarão acompanhadas de gestantes e nutrizes (mulheres que amamentam) ligadas ao projeto “Hospital amigo da criança” das maternidades pertencentes ao Município. Os eventos serão abertos para a comunidade dos terreiros e o público em geral.

Quem quiser tirar dúvidas sobre o assunto pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Confira a programação dos terreiros de matrizes africanas.


Agenda das visitas aos terreiros

Dia 2: Sítio de Pai Adão

Rua Estrada Velha de Água Fria, nº 1644, Água fria

Fone:3267-3277

Dia 3 - Ilê Axé Obaxangô

Rua Santa Isabel, nº 724, Casa Amarela

Fone: 34429753

Dia 4 - Centro Espírita Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Rua Xavier Sobrinho, nº287, Prado

Dia 5 - Centro Espírita Maria Conga

Rua Cosme Viana, 176 – B, Afogados

Fone: 3447-1323

Dia 6 - Templo Espiritualista Oxossi

Rua Ibipituba, nº450, Ipsep

Fone: 3471- 4037
Matérias Relacionadas
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue


Enviar    Imprimir