Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA RECEBE RECENSEADORES DO IBGE
16:30 Segunda-feira, 2 de Agosto de 2010

Prefeito conversou com a equipe sobre o Censo 2010 e a importância dos dados para o planejamento da Cidade

O prefeito João da Costa recebeu, na tarde desta segunda-feira (02), uma equipe técnica de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro aconteceu em seu gabinete, no 9º andar do edifício-sede da PCR, no Bairro do Recife. Na ocasião, o prefeito conheceu o formulário do Censo 2010 pela internet e conversou sobre as expectativas para o trabalho do IBGE na Cidade.

Durante o encontro, o prefeito revelou que já foi recenseador por duas vezes, nos anos de 1980 e 1990, e destacou a importância do Censo para o planejamento social de municípios e estados. “As informações do Censo são muito importantes para o nosso país e para a nossa cidade, pois, a partir delas, nós teremos dados confiáveis para realizar o planejamento do Recife com relação às necessidades estratégicas em áreas como Educação, Saneamento, Habitação. Ou seja, naquilo que é preciso ser feito dentro do que cabe à Prefeitura. Esse é um momento fundamental para o País e, por isso, é importante que o cidadão receba bem o recenseador”, disse João da Costa.

Os 1.423 recenseadores do IBGE começaram, nesta segunda-feira (02), a realizar o Censo 2010. No Recife, são 493.587 moradias, dividias em nove subáreas, que irão receber a visita dos técnicos, que poderão aplicar dois tipos de questionário: o básico, com 38 questões; ou a amostra, com 107 questões. O cidadão poderá optar, também, por responder o Censo pela internet. Neste caso, receberá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário a partir de qualquer computador, seja em casa, no trabalho ou numa lan house. Os dados informados pela internet são sigilosos e serão acessados apenas pelo IBGE.

Para que os recenseadores cheguem a todos os bairros recifenses, as secretarias municipais de Saúde e de Gestão e Planejamento contribuíram cedendo 18 postos de coleta de informações, assim como dados estatísticos e mapa da Cidade. Além disso, os Agentes de Saúde irão acompanhar os recenseadores nas comunidades carentes onde atuam o ano inteiro. “O apoio que a Prefeitura está dando ao IBGE, desde o início, seja com a estrutura dos postos de coleta de informações, seja com a contribuição dos agentes, que já conhecem bem as comunidades, é fundamental e viabilizará ainda mais o sucesso do nosso trabalho”, disse a coordenadora de área do Recife do IBGE, Normélia Carneiro.

Para articular as atividades do Censo com a PCR, foi criada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Recife (CMGE), que vai funcionar permanentemente para dar suporte à pesquisa, que acontece a cada dez anos. O Censo 2010 será realizado até o fim de outubro e o recenseador poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo – pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-721-8181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, através do link: www.censo2010ibge.gov.br/recenseadores.php.

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe representantes do IBGE
- SDHSC participa de atividade do Projeto Juventude de Terreiro
- PCR traz professor da Universidade de Montreal para palestra sobre arquitetura
- Reunião do Fórum Gestor formaliza as representações de cada Secretaria
- Prefeito anuncia projeto de ampliação do Cemitério de Santo Amaro
- Escola de Gestão divulga os cursos do mês de agosto
- CSUs Bido Krause e Afrânio Godoy abrigam colônia de férias
- Prefeito anuncia primeira etapa da ampliação do Cemitério de Santo Amaro
- Democracia é tema do IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiros
- Recife realiza primeira Plenária Temática da Pessoa com Deficiência do OP
- Fórum Gestor de Gênero se reúne nesta quinta-feira
- Prefeito assina ordem de serviço e entrega contenção de encosta no Alto do Mandu
- PCR apoia o IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro
- João da Costa assina ordem de serviço para implantação de Centro de Convivência Comunitária
- Prefeito entrega obra de contenção no Alto do Mandu
- Prefeito reúne secretariado e anuncia metas para o segundo semestre
- João da Costa traça metas para segundo semestre
- Secretaria da Mulher avalia a participação das artesãs na Fenearte
- Prefeito recebe homenagem durante Festa de São Cristóvão
- Boa Viagem: cartão-postal do Recife


Enviar    Imprimir