Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

UNIDADES DE SAÚDE DO RECIFE DÃO INÍCIO A 19ª SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO
16:51 Segunda-feira, 2 de Agosto de 2010

Diversas ações serão desenvolvidas nas unidades de saúde do Município e também em terreiros de matrizes africanas, até a próxima sexta-feira (06)

Por Tádzio Estevam

A Secretaria de Saúde do Recife deu início, nesta segunda-feira (02), as ações que integram a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno - evento que acontecerá em todo o planeta até a próxima sexta-feira (06). Para celebrar a data, técnicos de todas as unidades de saúde do Município, incluindo a Unidade de Pediatria Helena Moura, no bairro da Tamarineira, e as maternidades Bandeira Filho, Arnaldo Marques e Barros Lima estão engajadas em oferecer às mães em processo de amamentação e às futuras mamães, orientações sobre a importância do principal alimento do bebê nos seis primeiros meses de vida: o leite materno.

A abertura do evento lotou o Espaço Ciência e Cultura do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, centro do Recife. O evento reuniu, além dos profissionais ligados à saúde e das mães com seus respectivos bebês, o coordenador de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Paulo Frias, representando o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; a representante do Ministério da Saúde, Elza Giugliani; o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, e o presidente do Imip, Antônio Carlos Figueira.

De acordo com Paulo Frias, esse evento é um marco para o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo em relação ao aleitamento infantil na Cidade, pois tem ajudado a reduzir a mortalidade das crianças de zero a seis meses de vida. “O objetivo do nosso trabalho é que as mães amamentem o máximo de tempo possível. Essa iniciativa é promissora e agrega mais cultura não só ao Recife, mas também ao Estado”, informou. Segundo Elza Giugliani, o aleitamento materno é uma questão de atitude. “Estamos falando de milhares de crianças que foram amamentadas por mais tempo porque suas mães foram sensibilizadas sobre a importância do aleitamento materno e tiveram o apoio da equipe hospitalar para que a amamentação tivesse sucesso. E aqui no Recife podemos perceber isso, o que nos deixa muito felizes”, disse a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

O mesmo sentimento de alegria foi percebido por Sandra Campos, 31 anos, mãe da pequena Éster, de 10 meses de vida. “Minha filha, desde que nasceu, só toma leite materno. Ela é muito saudável”, comemora.

As ações da PCR contam com 150 profissionais da Rede Municipal de Saúde que estão envolvidos nos eventos que acontecerão nas unidades de saúde dos seis distritos sanitários do Município. As equipes formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, agentes comunitários da saúde (ACS), psicólogos e odontólogos também farão visitas a alguns terreiros de matrizes africanas com o objetivo de levar a esta parcela da sociedade informações sobre a amamentação. A iniciativa despertou o interesse da representante do Ministério da Saúde, Elza Giugliani. Antes da abertura do evento no Imip, ela fez questão de conhecer o Sítio de Pai Adão, terreiro de candomblé localizado no bairro de Água Fria, primeiro dos cinco centros a agregar as ações da campanha durante esta semana. “Achei a iniciativa louvável, pois se trata de uma integração entre a Prefeitura e a comunidade afro-brasileira”, disse a representante.

Programação – As atividades a serem desenvolvidas até o final da semana contarão, ainda, com a aplicação de cartazes e a entrega de 7.500 folders em todas as unidades de saúde e distritos sanitários, de acordo com a pediatra e integrante da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Lúcia Trajano. “Nós pretendemos multiplicar as informações através dos participantes dos eventos para que haja a conscientização da importância da alimentação da criança, especialmente nos seis primeiros meses de vida”, afirma.

Até a próxima sexta-feira (06), os profissionais orientarão sobre a importância do contato afetivo entre mães e bebês para a segurança e sociabilidade deles quando crescerem. As mães que possuem alguma dificuldade na extração do leite para o seu filho poderão conversar com os profissionais da rede municipal que falarão sobre os horários de amamentação e estímulo. “O ideal é que esta mãe ofereça o peito ao filho sempre que perceber que ele tem necessidade. Até os seis meses de vida, é aconselhável que ele só se alimente do leite materno”, diz Lúcia Trajano. O Município disponibiliza um banco de leite na Maternidade Bandeira Filho, localizada no bairro de Afogados, e dois postos de coleta nas maternidades Arnaldo Marques e Barros Lima, localizadas nos bairros da Cohab e Casa Amarela, respectivamente.

As atividades integram uma parceria entre Gerência de Atenção à Saúde da População Negra e a Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.


Confira a programação dos terreiros de matrizes africanas AQUI.

Matérias Relacionadas
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado


Enviar    Imprimir