Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR PROMOVE PALESTRA COM PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE MONTREAL
00:00 Terça-feira, 3 de Agosto de 2010

Durante o encontro, o pesquisador Jean-Pierre Chupin apresentou o tema “Analogia e teoria em arquitetura”

Por Juliano Muta


Os conflitos da interpretação analógica no campo da arquitetura foram abordados durante uma palestra promovida pelo Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Aliança Francesa, na noite desta segunda-feira (2), no auditório Andre Malraux, na Aliança Francesa do Derby. Na ocasião, o pesquisador e diretor científico do Laboratório de Estudos da Arquitetura Potencial (Leap) da Universidade de Montreal, no Canadá, Jean-Pierre Chupin, apresentou sua pesquisa intitulada “Analogia e teoria em arquitetura”.

Destinada a profissionais ligados à arquiterura e ao urbanismo e alunos da Aliança Francesa, a palestra foi conduzida pela professora Sonia Marques, da Universidade Federal da Paraíba. O estudo do pesquisador Jean-Pierre Chupin procura contribuir para a formulação de modelos teóricos sobre o julgamento arquitetônico. A partir da analogia, revela ferramentas e métodos que tem desenvolvido no Leap e, ao mesmo tempo, defende que o pensamento e a reflexão sobre o projeto contribuem para a construção de um modelo de julgamento arquitetônico em suas três fases: da concepção, do júri e da recepção pelos meios de comunicação.

No cotidiano da arquitetura há vários tipos de práticas analógicas. Trabalho com esse tema há 15 anos, realizando estudos teóricos, históricos e pedagógicos. E é o resultado dessas pesquisas que apresento nesse encontro”, comentou Jean-Pierre Chupin. Segundo o pesquisador, uma dessas práticas, que classificou como analogias biológicas, se refere à analogia feita entre a arquitetura e a noção de célula, que costumava ser considerado um conceito arquitetônico, mas passou a ser um conceito da biologia a partir do século XIX, mas.

Em busca da essência do projeto, Chupin parte de uma espécie de segredo mal-guardado: a analogia. Esta seria, de fato, uma das grandes matrizes da arquitetura. Segundo o autor, a matéria não é apenas feita de pedra, concreto ou madeira, mas igualmente de ideias, de conhecimentos e de empréstimos, os mais diversos. Os que projetam devem demonstrar uma inegável capacidade no relacionamento entre prática e teoria da arquitetura e do urbanismo e, sobretudo, devem dominar esta poderosa forma de pensamento que é a analogia. “Há uma base conceitual para um projeto de arquitetura. Pro Instituto é importante essa palestra porque faz esse elo entre a academia e a prática”, afirmou o presidente do Instituto Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler.

As pesquisas e publicações de Jean Pierre Chupin contemplam o projeto de arquitetura e a avaliação do mesmo em diversas situações, seja no ensino, no mercado, mas, sobretudo, por ocasião dos concursos de projeto, como é o caso, por exemplo, do que definirá o do Parque da Tamarineira.

Biografia - Jean-Pierre Chupin é professor e diretor Científico do Laboratório de Estudo da Arquitetura Potencial (Leap) da Universidade de Montreal. Arquiteto graduado em Nantes (França) e Portsmouth (Reino Unido), tem mestrado em História e Teoria da Arquitetura na McGill University (Canadá) e Doutorado na Universidade de Montreal. Ensinou na Université du Québec, em Montreal e nas escolas de Arquitetura de Toulouse e de Lyon, antes de integrar o quadro de professores da Universidade de Montreal.

Publicou diversos textos sobre tectônica na arquitetura (em colaboração com Kenneth Frampton), práticas reflexivas, epistemologia do projeto e sobre o desenvolvimento de programas de Doutorado em Arquitetura. O primeiro volume de sua pesquisa sobre Analogia e Teoria na Arquitetura foi publicado em 2010 pela editora suíça Infolio, na série “Projeto e Teoria”.

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe recenseadores do IBGE
- João da Costa recebe representantes do IBGE
- SDHSC participa de atividade do Projeto Juventude de Terreiro
- PCR traz professor da Universidade de Montreal para palestra sobre arquitetura
- Reunião do Fórum Gestor formaliza as representações de cada Secretaria
- Prefeito anuncia projeto de ampliação do Cemitério de Santo Amaro
- Escola de Gestão divulga os cursos do mês de agosto
- CSUs Bido Krause e Afrânio Godoy abrigam colônia de férias
- Prefeito anuncia primeira etapa da ampliação do Cemitério de Santo Amaro
- Democracia é tema do IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiros
- Recife realiza primeira Plenária Temática da Pessoa com Deficiência do OP
- Fórum Gestor de Gênero se reúne nesta quinta-feira
- Prefeito assina ordem de serviço e entrega contenção de encosta no Alto do Mandu
- PCR apoia o IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro
- João da Costa assina ordem de serviço para implantação de Centro de Convivência Comunitária
- Prefeito entrega obra de contenção no Alto do Mandu
- Prefeito reúne secretariado e anuncia metas para o segundo semestre
- João da Costa traça metas para segundo semestre
- Secretaria da Mulher avalia a participação das artesãs na Fenearte
- Prefeito recebe homenagem durante Festa de São Cristóvão


Enviar    Imprimir