Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE FAZ AÇÕES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM TERREIROS DE MATRIZES AFRICANAS
17:13 Terça-feira, 3 de Agosto de 2010

Durante a 19ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, os distritos sanitários visitarão cinco terreiros

Por Tádzio Estevam e Clara Albuquerque

O terreiro de Ilê Axé Obaxangô, no bairro de Casa Amarela, recebeu, na manhã desta terça-feira (03), os profissionais da saúde do Distrito Sanitário III da Secretaria de Saúde do Recife, por ocasião da 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada na segunda-feira (02) e que se estende até a próxima sexta (06) em todas as unidades de saúde do Município. Nesta segunda (02), os técnicos da Secretaria e representantes do Ministério da Saúde, visitaram o terreiro Oba Ogunté, no Sítio de Pai Adão, em Água Fria. Até o final da semana, mais três terreiros de candomblé serão contemplados com orientações e distribuição de material educativo acerca da campanha de amamentação.

Cerca de 30 pessoas, entre filhos de santo do terreiro e comunidades mais próximas, participaram de uma roda de diálogo com exibição de vídeo sobre o tema. O objetivo da atividade é fazer a integração entre as ações da saúde e a diversidade cultural existente no Município. “Além da intenção de aproximar os pacientes dos distritos, é importante a iniciativa de aproximar as pessoas dos terreiros também, desmistificando a ideia de que são lugares ruins”, afirma o coordenador da Saúde da População Negra, Pedro Santana.

Após as palestras fornecidas pelos profissionais e distribuição de materiais educativos, as futuras mamães presentes puderam tirar suas dúvidas em uma roda de discussão com os agentes da saúde. “Nós precisamos de agentes multiplicadores da informação e esses momentos são fundamentais para isso. O importante é levar a mensagem da saúde a todos os locais”, diz a gerente do grupo de Gestores Operacionais de Atenção à Saúde (GOAS) do Distrito Sanitário III, Cláudia Guerra.

Em 16 de julho de 2010, o terreiro Ilê Axé Obaxangô completou 32 anos de existência. Há seis anos, o centro possui uma parceria com a Secretaria de Saúde do Recife em outras campanhas, como as de vacinação. “Acho esse trabalho de suma importância para a casa de candomblé. Antigamente ninguém entrava em um terreiro; após estes trabalhos com o pessoal da saúde, as pessoas têm conhecido mais as nossas atividades e a própria comunidade do terreiro perdeu o medo de deixar os agentes entrarem. Eles estão vivenciando mais os cuidados com a saúde”, explica o pai de santo do terreiro e também representante da saúde dentro dos terreiros de matrizes africanas do Recife, Luiz Justino.

As mães de primeira viagem aproveitaram o momento para tirar todas as dúvidas com os profissionais da rede. “Estou adorando este momento porque eu não sabia de nada. Eles estão me ensinando muitas coisas”, diz a filha de santo da casa, Natália Rabero, de 19 anos. Ela está esperando seu primeiro bebê que nascerá daqui a quatro meses. “Quando a gente leva a mensagem para eles, aprendemos muito também”, diz Cláudia Guerra.

Quem quiser tirar dúvidas sobre o assunto pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose


Enviar    Imprimir