Saúde
SAÚDE PROMOVE AÇÃO CONTRA O TABAGISMO DURANTE A AMAMENTAÇÃO
12:02 Terça-feira, 3 de Agosto de 2010
Evento integra as ações da 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece em todas as unidades de saúde do Recife
Por Tádzio Estevam e Clara Albuquerque
Dentro das ações da 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada nesta segunda-feira (2) e que se estenderá até a próxima sexta-feira (6) em todas as unidades de saúde do Município, a Secretaria de Saúde promoverá uma ação de enfrentamento ao tabagismo na amamentação, com entrega de material educativo e apresentação teatral. O evento, cujo tema é “Amamentar e fumar não combinam”, contará com a orientação de médicos, enfermeiros e técnicos do Distrito Sanitário III e acontecerá no Pátio da Feira de Casa Amarela, a partir das 10h desta quarta-feira (4).
O objetivo da ação é informar e conscientizar as pessoas, especialmente as gestantes e nutrizes, sobre as consequências que o tabagismo pode trazer para a saúde das mães e de seus filhos. Paralelo ao evento, as equipes de todas as unidades de saúde do distrito estarão recepcionando e fornecendo orientações sobre o assunto ao público.
Na oportunidade, uma equipe de arte-educadores apresentará uma peça teatral. “É importante a conscientização das mães em relação aos riscos que o cigarro pode trazer aos seus filhos durante a amamentação, podendo acarretar problemas respiratórios futuros, além de acidentes como queimaduras e irritação no bebê”, afirma a gerente do grupo de Gestores Operacionais de Atenção à Saúde (GOAS) do Distrito Sanitário III, Cláudia Guerra.
Saiba Mais – Segundo uma pesquisa da Coordenação Nacional de Controle de Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde (MS), durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno, havendo registro de intoxicações atribuíveis à nicotina (agitação, vômitos, diarréia e taquicardia) em filhos de mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia. Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observou-se acidentes mais graves como palidez, cianose, taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada. Nas mães, as ações da nicotina causam desmame precoce e redução da produção de leite.
Quem quiser tirar dúvidas sobre o assunto pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone 0800.281.1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.
Serviço: Ação de enfrentamento ao tabagismo na amamentação Local: Pátio da Feira de Casa Amarela Horário: A partir das 10h Acesso gratuito ao público em geral. Informações: 0800.281.1520 (Ouvidoria Municipal de Saúde)

- - Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- - Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- - Agenda das visitas aos terreiros
- - Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- - Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- - Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- - Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- - Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- - Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- - Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- - PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- - Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- - Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- - Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- - Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- - Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu
- - Recife alerta para os cuidados com a leptospirose
- - Saúde orienta agentes comunitários sobre Tuberculose
- - Prefeitura inaugura nova residência terapêutica no Recife
- - Crianças de Brasília Teimosa aprendem brincando a cuidar da saúde bucal
|