Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECICLAFORTE ENCERRA ATIVIDADES EDUCATIVAS NESTA SEXTA-FEIRA (06)
17:31 Quinta-feira, 5 de Agosto de 2010

Uma feira de artesanato com materiais reciclados, confeccionados pelos próprios moradores será montada no local do evento

Por Tádzio Estevam

Termina nesta sexta-feira (06) mais uma edição do Reciclaforte, projeto iniciado no último dia 12 de julho e que agrega um conjunto de atividades educativas desenvolvidas pelos técnicos da Vigilância Ambiental e Sanitária vinculados à Secretaria de Saúde do Recife, ocorridas nas comunidades de Santana, Vila Vintém e Lemos Torres, na Zona Norte da Cidade. A ação é coordenada pelos profissionais do Distrito Sanitário III e terá início a partir das 9h estendendo-se até as 17h, na Praça Jornal do Commercio (em frente ao Hiper de Casa Forte).

Haverá uma feira de artesanato de materiais reciclados cujos produtos foram confeccionados pelos próprios moradores. Ainda no evento, acontecerão apresentações culturais com a Frevioca, grupos de suingueira e MPB. Estarão presentes o secretario de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais; a gerente do Distrito Sanitário III, Maria da Paz; representantes da gerência da Vigilância à Saúde, da Superintendência do Ibama, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CEPET/ UFRPE), da Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e do Plaza Shopping.

Desde o mês passado, os moradores das três comunidades participaram de várias oficinas de arte com material reciclado (garrafas pet, papelão, entre outros), além de palestras sobre os cuidados com o lixo, coleta seletiva e de orientações sobre o combate à dengue, leptospirose e ataques de escorpião. As ações ainda compreendem visitas a creches e apresentações teatrais, com adolescentes agentes de saúde (os Asinhas). Todo o trabalho conta com a participação maciça das lideranças das associações e conselhos de moradores. O projeto faz parte de uma cadeia de ações que já vêm sendo desenvolvidas em outros pontos da Cidade, como nos bairros do Alto José Bonifácio (Bonifazendo), Alto José do Pinho (Limpapinho) e agora em Casa Forte com o Reciclaforte. A partir da próxima semana, na terça-feira (10), será a vez do Recicladescoberta, ação direcionada aos moradores de Nova Descoberta que farão, logo no início da ação, uma grande caminhada com saída do Largo Dona Regina até o mercado público, percorrendo cinco quilômetros. A concentração será a partir das 8h30.

Segundo a gerente de Educação e Saúde do Distrito Sanitário III, Maria da Paz, essas ações foram programadas pelos educadores agentes de saúde que trabalham com a educação e promoção à saúde, utilizando os recursos da educação popular. “Essa ação acontece cada mês em uma área diferente”, informou.

A mobilização é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Programa Academia da cidade, Coordenadoria de Defesa Civil do recife (Codecir), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Movimento Desperta Povo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Conselho de Saúde do Distrito Sanitário III, lideranças comunitárias, escolas e igrejas do Município.

Matérias Relacionadas
- Saúde promove o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde


Enviar    Imprimir