Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR COMEMORA 30 ANOS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE
09:40 Segunda-feira, 9 de Agosto de 2010

Seiscentos postos estarão funcionando em todo Recife para atender a mais de 100 mil crianças com idades entre zero e menos de cinco anos

Por Tádzio Estevam

Em comemoração aos 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, nesta terça-feira (10), uma solenidade em homenagem às três décadas de empenho dos profissionais que trabalham em prol da erradicação dos casos de poliomielite. O evento acontecerá no Forte do Brum (Praça Comunidade Lusobrasileira, s/n, Recife Antigo), às 8h30, e contará com a presença do secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto; do secretário de Saúde do Estado, Frederico Amâncio; da coordenadora do PNI-Recife, Elizabeth Azoubel; entre outros profissionais da área.

Na ocasião, será feita a abertura oficial da campanha, chamando a população para a segunda etapa da vacinação que acontecerá no próximo (14). A Secretaria Municipal de Saúde do Recife fará uma homenagem, entregando 30 placas alusivas à luta e ao empenho dos profissionais que vêm trabalhando pelo fim da paralisia infantil.

Com relação à Campanha, a primeira etapa deste ano foi realizada no mês de junho, e no próximo sábado (14), todos os 600 postos do Município(entre fixos e volantes)estarão preparados para aplicar a segunda dose da vacina em cerca de 108 mil crianças com idades entre zero e menos de cinco anos. Participam da ação aproximadamente três mil pessoas, entre supervisores, coordenadores, vacinadores e voluntários, trabalhando das 8h às 17h.

Entre a terça (10) e a sexta-feira (13), equipes de saúde aplicarão a vacina nos usuários (entre zero e menos de cinco anos) das creches da Rede Municipal . “Lembramos aos pais que levem seus filhos aos postos de Saúde no sábado, com o cartão de vacinação”, informa Elizabeth Azoubel.

A meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 95% do total de crianças dessa faixa etária sejam vacinadas, independentemente de terem recebido a vacina anteriormente.

Durante a campanha, o Programa de Imunização do Recife (PNI) atualizará a vacinação das crianças que estão com as demais vacinas em atraso. Esta atualização poderá ser feita apenas nos postos de saúde. Nesses locais, as crianças poderão receber, se for o caso, doses das seguintes vacinas: Tetra (tétano, difteria, coqueluche e hemófilos); Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba); Pneumo 10 , DTP (Diftéria, Tétano e Coqueluche) e contra Hepatite B.

Saiba mais - A mobilização deste ano marca três décadas de campanhas contra a doença e também o 23º ano sem a doença no Recife. No País, o último caso foi registrado em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Para que os casos não voltem a aparecer, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI), Secretaria de Vigilância em Saúde, e secretarias estaduais e municipais de Saúde, promovem a iniciativa anualmente em duas etapas.

As dúvidas sobre os locais de vacinação contra a Poliomielite no Recife podem ser esclarecidas através da Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Reciclagem do lixo marca encerramento do Reciclaforte
- Reciclaforte encerra atividades educativas nesta sexta-feira (06)
- Saúde promove o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida


Enviar    Imprimir