Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO
00:00 Terça-feira, 10 de Agosto de 2010

Lançamento marcou as três décadas de empenho dos profissionais de saúde do Município e contou com autoridades do setor nas esferas estadual e municipal

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife lançou, nesta terça-feira (10), no Forte do Brum, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no Recife, ação que vai de hoje até o próximo sábado (14) e é promovida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI-Recife) da Secretaria Municipal de Saúde. O evento marcou três décadas de empenho dos profissionais de saúde do Município e contou com as presenças do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; do assessor executivo da Secretaria, Tiago Feitosa; da coordenadora do PNI-Recife, Elizabeth Azoubel; do médico sanitarista Jarbas Barbosa; além da representante da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina Melo, e Madalena Oliveira, coordenadora da 1ª Campanha de Vacinação, ocorrida na década de 80.

Durante a solenidade de abertura da Campanha, que também contou com um momento de recreação com a participação dos alunos da creche Dr. Albérico Dornelas, funcionários das unidades de saúde e colaboradores foram homenageados com a entrega de 30 placas alusivas ao trabalho desenvolvido em prol da erradicação da pólio na Cidade. “Esta solenidade é de fundamental importância para o Recife. São 30 anos de luta no combate da doença que ainda não está totalmente sanada no mundo. Aqui na capital, há 23 anos não registramos nenhum caso. E no Brasil, desde 1989 não temos nenhum caso detectado. Mas em países como a Índia, ainda existem casos da doença”, disse o secretário Gustavo Couto, alertando, ainda, que é preciso continuar vacinando.

Esta será a segunda etapa da campanha este ano. No próximo sábado (14), todos os 600 postos (entre fixos e volantes) do Município estarão preparados para aplicar a dose da vacina em cerca de 108 mil crianças com idades entre zero e menos de cinco anos. O Município adquiriu 140 mil doses que serão administradas por um verdadeiro “batalhão” de três mil profissionais entre supervisores, coordenadores, vacinadores e voluntários, trabalhando das 8h às 17h. Embora o dia “D” da Campanha só aconteça daqui a quatro dias, as equipes de saúde irão percorrer as 65 creches do Município e aplicar a vacina nas 16.450 crianças que se encontram nessa faixa etária. Esta vacinação de caráter específico acontecerá desta quarta (11) até a próxima sexta-feira (13).

Convidamos todos os pais a levarem seus filhos aos postos de saúde no próximo sábado, mesmo os que, por um motivo ou outro, não tenham sido vacinados na creche. É muito importante dar segmento à Campanha, pois enquanto houver um caso de pólio no mundo, nós temos que continuar vacinando para que o vírus não seja reintroduzido no País”, esclarece a coordenadora do PNI-Recife, Elizabeth Azoubel. De acordo com ela, a meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 95% do total de crianças dessa faixa etária sejam vacinadas, independentemente de terem recebido a vacina anteriormente.

Jarbas Barbosa, médico sanitarista e ex-secretário de Saúde do Recife e do Estado, comentou o sucesso desses trinta anos de campanha. “A estratégia para o desenvolvimento desta campanha foi fundamental para o sucesso que hoje podemos comprovar durante as etapas da vacinação. Na década de 80, ninguém acreditava que em apenas um dia conseguiríamos vacinar mais de 95% do total de crianças com idades entre zero e menos de cinco anos de idade. Hoje já conseguimos vacinar acima desse percentual exigido pelo Ministério da Saúde. A Campanha é uma oportunidade única, não só para a aplicação da vacina contra a poliomielite, mas também para que os pais regularizem os cartões dos seus filhos com outras vacinas”, disse.

Durante a Campanha, o Programa de Imunização do Recife (PNI) atualizará a vacinação das crianças que estão com as demais vacinas em atraso. Esta atualização poderá ser feita apenas nos postos de saúde. Nesses locais, as crianças poderão receber, se for o caso, doses das seguintes vacinas: Tetra (tétano, difteria, coqueluche e hemófilos); Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba); Pneumo 10 , DTP (Diftéria, Tétano e Coqueluche) e contra Hepatite B.

As dúvidas sobre os locais de vacinação contra a Poliomielite no Recife podem ser esclarecidas através da Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- PCR promove abertura do recicladescoberta
- PCR comemora 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
- Reciclagem do lixo marca encerramento do Reciclaforte
- Reciclaforte encerra atividades educativas nesta sexta-feira (06)
- Saúde promove o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede


Enviar    Imprimir