Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA INAUGURA NOVO PRÉDIO DA ESCOLA MUNICIPAL ALDA ROMEU
15:40 Sexta-feira, 13 de Agosto de 2010

Nova unidade tem acesso para cadeirantes, laboratório de informática, biblioteca e recreio coberto, entre outros. As obras representaram um investimento total de R$ 1.239.002,13

Por Marcela Sotero

A partir desta sexta-feira (13), os estudantes da Escola Municipal Professora Alda Romeu, na Rua Córrego do Deodato, em Água Fria, Zona Norte do Recife, vão estudar em uma estrutura maior e mais confortável, que foi inaugurada, na manhã de hoje, pelo prefeito João da Costa, acompanhado da primeira dama Marília Bezerra. A unidade de ensino, que funcionava em outro prédio, na mesma rua, teve sua capacidade ampliada de 320 para 650 alunos. Essa foi mais uma obra escolhida pela comunidade por meio das plenárias do Orçamento Participativo.

É, sobretudo, um investimento na rede de educação, pois, com qualidade nas condições de trabalho dos professores e de ensino para os alunos, contribuímos para a formação de cidadãos e cidadãs de bem”, disse o prefeito. Na ocasião, o gestor municipal também adiantou que outro espaço será incorporado à nova unidade de ensino. “Vamos desapropriar o prédio da frente para fazer o pátio, espaço de recreação para as crianças”, afirmou João da Costa.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, a conquista é resultado de um apoio especial. “A comunidade teve papel fundamental para a realização desse compromisso, pois, com muita luta, entregamos uma estrutura bem equipada, com mais salas para receber mais estudantes”, afirmou.

No ato, o prefeito cortou a fita junto a Maria Joaquina Galvão, mãe de Cínia Alves Galvão (conhecida como Dona Cininha), que, em vida, foi uma das maiores líderes comunitárias engajadas na melhoria do local. A inauguração foi realizada na véspera do aniversário de Maria Joaquina, que completa, neste sábado (14), 90 anos. Por isso, ela foi homenageada com o tradicional “Parabéns a Você”. “É muita emoção poder inaugurar essa escola porque agora muitos alunos vão poder estudar. Onde minha filha estiver, está contente em ver o sonho dela realizado”, disse Maria Joaquina emocionada.

Para a diretora da Escola, Socorro Dantas Cavalcanti, agora, será mais fácil manter a boa colocação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDBE), atingida em 2009. “Com espaço ideal já conquistado, somado à competência e dedicação dos professores, alunos e comunidade, vamos manter o índice na próxima avaliação, em 2011”.

Felicidade, também, para os alunos. “Estamos realizando um sonho, pois, sabemos que o futuro é construído com uma boa educação”, agradeceu a delegada do OP Criança, Andreyna Rayssa da Silva que, aos dez anos, estuda na 4ª série e representava os demais alunos. Já Itamara Pereira, de 10 anos, frisou que agora será possível aproveitar os intervalos da forma que mais gostam. “Aqui poderemos ter recreio e brincar. Isso é muito bom”, disse.

Escola - O novo prédio da escola tem dois pavimentos com rampa de acesso para cadeirantes na parte frontal e na subida para o segundo andar. São nove salas de aulas, laboratório de informática com dez computadores, biblioteca e recreio coberto. Também compõem a infra-estrutura de funcionamento, secretaria, sala de professores, cozinha, despensa e nove banheiros, sendo dois adaptados para pessoas com deficiência física, além de oito bebedouros, dois ventiladores por sala de aula e mobília totalmente nova. As obras representaram um investimento total de R$ 1.239.002,13.

A unidade de ensino foi pintada na cor marfim na fachada e branco de neve na parte interna e possui as paredes internas revestidas com um metro e meio de cerâmica (até o teto nos banheiros). Nas salas de aulas há combogós e esquadrias, facilitando a iluminação e circulação de ar.

Também estiveram no evento os secretários municipais Nieja Queiroz (Assistência Social), Ceça Britto (Relações com a Imprensa e Comunicação), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Felix Valente (chefe de Gabinete do Prefeito), o coordenador Geral do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, e o presidente da Emprel, Wellington Batista.

A Escola Municipal Alda Romeu é a 14ª unidade de ensino entregue pelo prefeito João da Costa desde o início da gestão, entre novas escolas, novas sedes e reforma geral. Em 2009, foram inauguradas as creches Lua Luar (Iputinga) e Senador Paulo Guerra (Imbiribeira), e o centro de educação infantil Coelhinho Pensante (Santo Amaro), além das escolas Padre Antônio Henrique (Derby), Municipal de Beberibe, Bola na Rede (Guabiraba), Chico Science (Vasco da Gama) e Alto Santa Terezinha (Beberibe).

Neste ano, já foram entregues a Creche Sonho de Criança (Ibura de Baixo) e as escolas Rozemar de Macedo (Casa Amarela) e Casarão do Barbalho. Também passaram por reformas gerais completas a Escola José da Costa Porto (Coque/Joana Bezerra) e a creche Albérico Dornelas Câmara – sede da PCR, no Cais do Apolo.

Confira também a galeria de fotos no flickr

Matérias Relacionadas
- Prefeito inaugura nova sede da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito João da Costa entrega seis vias pavimentadas
- Ministra da Mulher visita Centro de Referência Clarice Lispector
- Prefeito João da Costa assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- João da Costa recebe ministra da Mulher e assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- Casa Brasil apresenta exposição de cordeis
- Prefeito cumprimenta governador pela passagem do seu 45º aniversário
- João da Costa participa de comemoração dos 50 anos da CDL/Recife
- João da Costa prestigia almoço comemorativo aos 50 anos da CDL/Recife
- Prefeito anuncia a construção de 20 Centros de Educação Infantil no Recife
- Prefeito e ministro se reúnem para discutir obras do PAC
- Prefeito prestigia abertura do 8º Congresso da Fetape
- Prefeito entrega mais duas obras no bairro da Macaxeira
- João da Costa prestigia Encontro de Trabalhadores Rurais de Pernambuco
- Sétima parcela do IPTU Recife vence no dia 10
- Prefeito anuncia nova secretária de Assistência Social do Recife
- Procon-Recife divulga empresas mais reclamadas em julho
- Prefeito entrega novas obras na Macaxeira
- PCR promove palestra com professor da Universidade de Montreal
- João da Costa recebe recenseadores do IBGE


Enviar    Imprimir