Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITO JOÃO DA COSTA LANÇA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
10:30 Domingo, 15 de Agosto de 2010

Serão entregues 130 óculos aos estudantes das escolas localizadas na RPA 1
 
O prefeito João da Costa lança, nesta segunda-feira (16), às 10h, o Programa Saúde na Escola (PSE), por meio de um dos seus componentes: o Programa Saúde Ocular nas escolas do Recife, intitulado Olhar Recife. O Programa é uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com a Fundação Altino Ventura, e acontecerá na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra. Na ocasião, serão entregues 130 óculos aos estudantes das escolas localizadas na RPA 1.
 
O Programa de Saúde nas Escolas (PSE) objetiva atender de forma integral às necessidades dos alunos matriculados nas escolas da Rede Pública Municipal. O Programa propõe fortalecer a articulação entre as escolas públicas municipais e as unidades básicas de saúde, oferecendo uma gama de serviços. O Programa Olhar Recife está baseado na Portaria Interministerial MS/MEC nº 15, de 24 de abril de 2007, que institui o Projeto Olhar Brasil, mas englobará outras ações que garantam a linha de cuidado das crianças com deficiência visual.
 
No Olhar Recife, os técnicos das duas secretarias (Saúde e Educação) e da FAV terão a responsabilidade de identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração dos alunos e funcionários das escolas; de facilitar o acesso à consulta oftalmológica e aos óculos corretivos (alunos e funcionários); de garantir toda linha de cuidado, inclusive o de reabilitação visual, e implantar um Projeto Piloto de RBC (Reabilitação Baseada em Comunidades) para crianças com visão subnormal ou cegueira. As crianças e adolescentes com problemas mais graves serão encaminhadas para o Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, na Rua da Soledade, bairro da Boa Vista, e para o Hospital Santo Amaro.
 
O Programa vai beneficiar, no período de três anos, 82.754 alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, sendo que a cada ano serão triados 27.575 estudantes. Destes, 8.275 serão encaminhados para consulta, sendo garantido o fornecimento de 828 óculos, segundo parâmetro do Ministério da Saúde. Estima-se ainda que 0,8% dessas crianças terão algum tipo de deficiência visual e necessitarão complementar o cuidado através de programas de reabilitação visual. Para este ano, o projeto atenderá os alunos do ensino fundamental (1º a 8º série) matriculados nas escolas da rede municipal nos Distritos Sanitários I, II e III. Em 2011, será a vez dos alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) matriculados nas escolas da rede municipal nos Distritos Sanitários IV e V. No terceiro e último ano (2012), o projeto atenderá aos alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª serie) matriculados nas escolas da rede municipal no Distrito Sanitário VI e alunos retardatários.
 
Durante o mês de maio, até o último dia 09 deste mês, 11.218 alunos das RPAs 1, 2 e 3 foram triados em 45 escolas. Desse total, 1.076 crianças e adolescentes receberam atendimento nas próprias escolas e 300 óculos foram prescritos.
 
Além do Olhar Recife, outras ações também serão desenvolvidas como:
 
Avaliação das condições de saúde
Atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais com enfoque na prevenção de doenças virais e cardíacas, além de orientação para o tratamento, quando necessário.
 
Promoção da saúde e prevenção
Informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, promoção de uma cultura de paz, prevenção de acidentes e violência e conscientização da responsabilidade no uso de álcool e outras drogas. Educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque na gravidez na adolescência e na prevenção da Aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. 
 
Educação permanente dos profissionais da área
Cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para disseminar as informações entre outros jovens e crianças. 
   
Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes 
 Atenção às estatísticas do estado de saúde dos jovens beneficiados com encarte Saúde no Censo Escolar, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares.
 
Através do Programa Saúde na Escola, o Recife reafirma seu compromisso com a redução da desigualdade, inclusão social e melhora da qualidade de vida com a atenção à saúde.

Matérias Relacionadas
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial
- Caminhada incentiva moradores a reaproveitarem o lixo
- Prefeitura do Recife dá início à Campanha de Vacinação contra a Pólio
- PCR promove abertura do recicladescoberta
- PCR comemora 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
- Reciclagem do lixo marca encerramento do Reciclaforte
- Reciclaforte encerra atividades educativas nesta sexta-feira (06)
- Saúde promove o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla


Enviar    Imprimir