Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA LANÇA PROGRAMA NA ÁREA DE SAÚDE E ENTREGA ÓCULOS A ESTUDANTES MUNICIPAIS
16:44 Segunda-feira, 16 de Agosto de 2010

Foram entregues 130 óculos aos alunos das escolas localizadas na RPA 1

Por Tádzio Estevam

O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, na manhã desta segunda-feira (16), o Programa Saúde na Escola (PSE), por meio de um dos seus componentes: o Programa Saúde Ocular nas escolas do Recife, intitulado Olhar Recife. O Programa é uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com a Fundação Altino Ventura, e o lançamento aconteceu na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra. Na ocasião, foram entregues 130 óculos aos estudantes das escolas localizadas na RPA 1. Participaram do evento - juntamente com o prefeito - os secretários de Saúde, Gustavo Couto; de Educação, Cláudio Duarte; de Relações com a Imprensa e Comunicação, Ceça Britto, e a presidente da Fundação Altino Ventura (FAV), Liana Ventura.

A quadra da Escola Municipal José da Costa Porto estava repleta de alunos que aguardavam ansiosamente pela entrega dos óculos de grau, adquiridos graças à parceria entre o governo municipal e a FAV. O prefeito João da Costa contou aos alunos beneficiados pelo programa sua experiência na infância, quando era mais difícil o acesso a um oftalmologista. “Eu sou do interior, e só fui ao oculista aos 8 anos de idade, quando passei a usar óculos. Por este motivo, perdi 25% da visão do olho esquerdo. É por isso que este programa é tão importante, pois muitos alunos, como eu, não tiveram oportunidade de consultar um oculista na idade certa, por falta de experiência ou de recursos de seus pais”, disse.

De acordo com o prefeito, muitas vezes, o aluno em sala de aula não está aprendendo bem, não por falta de atenção e interesse, mas por não estar enxergando adequadamente. “Esse programa visa a corrigir este problema, pois vai ajudar a melhorar a saúde desse aluno e consequentemente, a qualidade do aprendizado. É uma questão de saúde pública que está sendo desenvolvida através da nossa parceria com a FAV”, destacou.

O secretário Gustavo Couto ressaltou que o Programa faz parte de uma ação integrada nacional de política pública e que o Recife vem desempenhando bem o seu papel. “No nosso caso, é um momento muito importante de aproximação entre as secretarias de saúde e educação, que deve gerar outras parcerias futuras direcionadas aos estudantes, nas áreas de parasitose, saúde bucal, combate às drogas, entre outras. Lembramos que esse projeto, lançado oficialmente hoje, será levado a todas as escolas da rede recifense”, disse.

Para Cláudio Duarte, secretário de Educação do Recife, o Programa pode se refletir em um melhor desempenho dos estudantes, pois possibilita a identificação de problemas de visão entre os alunos, inclusive com a entrega de óculos. “Espero que os óculos novos possam ajudar os estudantes a se dedicarem ainda mais aos estudos”, declarou.

Este será o caso da aluna Cíntia Maria Gondim, estudante da 6ª série do Colégio Municipal Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista. Foi ela quem recebeu o primeiro par de óculos das mãos do prefeito. “Estou muito feliz, pois meus óculos velhos não serviam mais. Agora vou poder ver melhor de longe e de perto”. A mãe de Cíntia, Simone Maria Gondim, ficou muito feliz com a iniciativa do Programa. “A PCR está parabéns, pois a questão da visão é muito importante para todos nós, principalmente para o aluno em sala de aula. Meu gasto com óculos era muito grande, pois ela precisa de lentes especiais. Estou muito agradecida a todos”.

O agradecimento também se estendeu a Liana Ventura, presidente da FAV. “É emocionante estar aqui, na presença do nosso prefeito e dos secretários de educação e saúde, registrando mais uma parceria importante nos 24 anos de atuação da Fundação. A PCR está no caminho certo, porque está permitindo a realização de um trabalho completo, desde o treinamento dos professores para as triagens nas escolas, até a distribuição de óculos de grau”, disse.

PSE - O Programa de Saúde nas Escolas objetiva atender de forma integral às necessidades dos alunos matriculados nas escolas da Rede Pública Municipal. O Programa propõe fortalecer a articulação entre as escolas públicas municipais e as unidades básicas de saúde, oferecendo uma gama de serviços. No Olhar Recife, os técnicos das duas secretarias (Saúde e Educação) e da FAV terão a responsabilidade de identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração dos alunos e funcionários das escolas; de facilitar o acesso à consulta oftalmológica e aos óculos corretivos (alunos e funcionários); de garantir toda linha de cuidado, inclusive o de reabilitação visual, e implantar um Projeto Piloto de RBC (Reabilitação Baseada em Comunidades) para crianças com visão subnormal ou cegueira. As crianças e adolescentes com problemas mais graves serão encaminhadas para o Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, na Rua da Soledade, bairro da Boa Vista, e para o Hospital Santo Amaro.

O Programa vai beneficiar, no período de três anos, 82.754 alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, sendo que a cada ano serão triados 27.575 estudantes. Para este ano, o projeto atenderá os alunos do ensino fundamental (1º a 8º série) matriculados nas escolas da rede municipal nos Distritos Sanitários I, II e III. Em 2011, será a vez dos alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) matriculados nas escolas da rede municipal nos Distritos Sanitários IV e V. No terceiro e último ano (2012), o projeto atenderá aos alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª serie) matriculados nas escolas da rede municipal no Distrito Sanitário VI e alunos retardatários.

Durante o mês de maio, até o último dia 09 deste mês, 11.218 alunos das RPAs 1, 2 e 3 foram triados em 45 escolas. Desse total, 1.076 crianças e adolescentes receberam atendimento nas próprias escolas e 300 óculos foram prescritos.

Confira a galeria de fotos no FLICKR.

Rádio Voz do Recife || Escute AQUI.

Matérias Relacionadas
- João da Costa prestigia entrega do Hospital Pedro II
- PCR faz ação de ordenamento e manutenção na Pracinha de Boa Viagem
- Gestores do Distrito Sanitário V participam do Curso de Gestão Pública
- Prefeito entrega quadras poliesportivas em escolas do Ibura
- João da Costa inaugura quadras poliesportivas no Ibura
- João da Costa inaugura novo prédio da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito inaugura nova sede da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito João da Costa entrega seis vias pavimentadas
- Ministra da Mulher visita Centro de Referência Clarice Lispector
- Prefeito João da Costa assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- João da Costa recebe ministra da Mulher e assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- Casa Brasil apresenta exposição de cordeis
- Prefeito cumprimenta governador pela passagem do seu 45º aniversário
- João da Costa participa de comemoração dos 50 anos da CDL/Recife
- João da Costa prestigia almoço comemorativo aos 50 anos da CDL/Recife
- Prefeito anuncia a construção de 20 Centros de Educação Infantil no Recife
- Prefeito e ministro se reúnem para discutir obras do PAC
- Prefeito prestigia abertura do 8º Congresso da Fetape
- Prefeito entrega mais duas obras no bairro da Macaxeira
- João da Costa prestigia Encontro de Trabalhadores Rurais de Pernambuco


Enviar    Imprimir