Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA ENTREGA DO HOSPITAL PEDRO II
00:00 Segunda-feira, 16 de Agosto de 2010

Após três anos em reforma, o Pedro II abrirá suas portas com instalações modernas e equipamentos de última geração

O prefeito João da Costa participa, na nesta segunda-feira (16), às 19h, da solenidade de entrega do Hospital Pedro II, que passou três anos em reforma. Na ocasião, a Prefeitura do Recife será homenageada pelo apoio ao Projeto de Restauro e Modernização da unidade. O empreendimento, que integra o complexo hospitalar do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), recebeu aporte de R$ 24 milhões. O montante é oriundo dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de empresas privadas e doações individuais.

O hospital teve sua arquitetura restaurada e, a partir de agora, contará com as instalações mais modernas do Estado e equipamentos de última geração. O Projeto de Restauro e Modernização do Hospital Pedro II teve início em março de 2007. Com a reforma, o Complexo Hospitalar do IMIP passa a ser o maior do Norte-Nordeste, com 1.000 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Pedro II possui uma área de 22 mil m² e irá oferecer aos pacientes do SUS serviços de medicina nuclear, radioterapia, Unidade Geral de Transplantes, enfermaria de clínica médica e UTI clínica, oncologia, cuidados paliativos, neurocirurgia e cirurgia cardíaca, hospital dia, serviço de terapia renal de adulto, Centro de Reabilitação Física e Motora, entre outros.

A Unidade Geral de Transplantes - onde serão realizados transplantes de córnea, rim, fígado, coração, pâncreas e medula óssea - tem capacidade para realizar cerca de 200 transplantes por ano. No local, haverá ainda um setor específico, que promoverá campanhas de conscientização e promoção da doação de órgãos, além de uma área específica para captação de órgãos.

Já a nova Enfermaria de Clínica Médica conta com 65 leitos, sendo 10 leitos de UTI, e a previsão é de realizar cerca de 270 internamentos por mês. A Oncologia do IMIP terá 36 leitos divididos em duas enfermarias (uma masculina e uma feminina) e a estimativa é de que sejam atendidos 120 pacientes de oncologia clínica e quimioterapia por mês. Com as novas instalações, os departamentos de Neurocirurgia e Cirurgia Cardíaca contarão com 32 leitos de enfermaria, bloco cirúrgico com quatro salas de cirurgia e 10 leitos de UTI. A previsão é de que sejam realizadas 60 cirurgias mês nos dois setores.

O novo Hospital Dia é voltado para pacientes de alta complexidade e terá oito leitos com o objetivo de apoiar serviços como Transplantes, Neurocirurgia e Cirurgia Cardíaca. Lá serão atendidos 600 pacientes por mês. O Serviço de Medicina Nuclear do IMIP funciona no térreo do Hospital Pedro II e conta com a utilização da tecnologia PET-CT, que permite a detecção e o diagnóstico precoce de tumores. Já a Unidade de Radioterapia do IMIP, que também funciona no Pedro II e atende, em média, 140 pacientes por mês.

O novo Hospital abriga ainda a Presidência do IMIP, Museu do IMIP, a nova sede da Fundação Alice Figueira e do Voluntariado do IMIP, Capela, Sala de Defesa de Tese, Sala do Conselho Consultivo, Espaço Ciência e Cultura com capacidade para receber 720 pessoas, Central de Material e Esterilização, Contas Médicas, Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas, Serviço de Manutenção Elétrica, Hidráulica e de Equipamentos, Restaurante, Cafeteria, 14 Salas Tutoriais, Alojamento para Professores Visitantes e Casa do Residente.


HOSPITAL PEDRO II

O Hospital Pedro II foi inaugurado em 10 de março de 1861, na área que hoje é conhecida como bairro dos Coelhos, no Recife. Com projeto de José Mamede Alves Ferreira, o Hospital Pedro II tem estilo arquitetônico neoclássico. A partir de 1920, o hospital sedia a Faculdade de Medicina do Recife e, posteriormente, é transformado em Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Durante mais de 50 anos, como Hospital das Clínicas, foi um centro de excelência e de vanguarda na medicina nordestina, sendo pioneiro em vários procedimentos. Nos anos seguintes, dificuldades administrativas associadas à limitação de recursos financeiros passam a comprometer o funcionamento do Pedro II.

O Hospital Pedro II foi construído junto com outras obras que marcaram a elevação de Recife à condição de cidade e capital da província, como Teatro Santa Isabel, a Casa da Detenção e a Assembléia Legislativa.

O IMIP

Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é uma entidade de natureza pública, não estadual, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

Matérias Relacionadas
- PCR faz ação de ordenamento e manutenção na Pracinha de Boa Viagem
- Gestores do Distrito Sanitário V participam do Curso de Gestão Pública
- Prefeito entrega quadras poliesportivas em escolas do Ibura
- João da Costa inaugura quadras poliesportivas no Ibura
- João da Costa inaugura novo prédio da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito inaugura nova sede da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito João da Costa entrega seis vias pavimentadas
- Ministra da Mulher visita Centro de Referência Clarice Lispector
- Prefeito João da Costa assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- João da Costa recebe ministra da Mulher e assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- Casa Brasil apresenta exposição de cordeis
- Prefeito cumprimenta governador pela passagem do seu 45º aniversário
- João da Costa participa de comemoração dos 50 anos da CDL/Recife
- João da Costa prestigia almoço comemorativo aos 50 anos da CDL/Recife
- Prefeito anuncia a construção de 20 Centros de Educação Infantil no Recife
- Prefeito e ministro se reúnem para discutir obras do PAC
- Prefeito prestigia abertura do 8º Congresso da Fetape
- Prefeito entrega mais duas obras no bairro da Macaxeira
- João da Costa prestigia Encontro de Trabalhadores Rurais de Pernambuco
- Sétima parcela do IPTU Recife vence no dia 10


Enviar    Imprimir