Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DA REINAUGURAÇÃO DO HOSPITAL PEDRO II
10:19 Terça-feira, 17 de Agosto de 2010

A reforma do hospital foi executada com o apoio financeiro dos governos federal, estadual, municipal, além de empresas privadas e de doações individuais

Após um período de 28 anos de portas fechadas, o Hospital Pedro II, que integra o complexo hospitalar do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), foi reaberto em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (16). O prefeito João da Costa, acompanhado da primeira dama Marília Bezerra, prestigiou a cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do príncipe Dom João de Orleans e Bragança e família, além de autoridades locais e nacionais.

Localizada no bairro dos Coelhos, a unidade de saúde abre as portas para oferecer à população carente tratamentos modernos com equipamentos de última geração. “O que temos aqui em termos de tecnologia não deixa a dever a nenhum hospital do Brasil e de outros países”, afirmou o ministro Temporão, que destacou a contribuição do Imip com a saúde do Estado. “Essa casa formou gerações de profissionais e melhorou a saúde de Pernambuco. O trabalho que foi desenvolvido aqui nos aponta a importância de termos boas instituições que nos ajudem a construir o cotidiano do SUS”, frisou.

A reforma e a modernização do Hospital Pedro II foram executadas com o apoio financeiro dos governos federal, estadual, municipal, de empresas privadas e de doações individuais, totalizando R$ 24,3 milhões. Além de resgatar a arquitetura original do prédio, a obra reativou um patrimônio que por mais de um século prestou assistência à comunidade pernambucana. ”O hospital Pedro II é um espaço que consolida a possibilidade de se fazer saúde pública no Brasil. Essa reinauguração é importante para que Recife seja, cada vez mais, um polo prestador de serviços médicos para todo o nordeste”, comentou João da Costa.

Com a reabertura do Pedro II, o complexo hospitalar do IMIP passa a ter mil leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, o IMIP realiza uma média de 3,5 mil internamentos por mês; com o Pedro II passará a oferecer 4,2 mil, ou seja, 700 internamentos a mais mensalmente em serviços de alta complexidade. Embora a previsão seja de estar com os serviços de saúde em pleno funcionamento até o final de outubro, vários serviços já funcionam no Pedro II. “Esta é uma noite de resgate. Após três anos de trabalhos exaustivos, o Imip devolve ao povo o mais emblemático e importante hospital já construído em terras pernambucanas”, disse o presidente do Imip, Antônio Carlos Figueira.

A solenidade, aberta pela Banda Sinfônica do Recife, homenageou com troféu as instituições, empresas e personalidades que contribuíram com a reforma. Na ocasião, o prefeito João da Costa recebeu homenagem pelo apoio da gestão para realizar o restauro. Encerrando a solenidade, o arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido fez uma bênção ao hospital. Em seguida, foi descerrada a placa de reinauguração e fixado o quadro do imperador Dom Pedro II, cedido pela família imperial. Após a cerimônia, as autoridades foram convidadas a conhecer as novas instalações do hospital.

Especialidades - O Serviço de Medicina Nuclear do IMIP funciona no térreo do Hospital Pedro II e conta com a utilização da tecnologia PET-CT, que permite a detecção e o diagnóstico precoce de tumores. O IMIP passa a oferecer diagnóstico e tratamento em consonância com os grandes centros de medicina integral do país. Trata-se de um dos primeiros serviços oferecidos pelo SUS no país. Além do PET-CT, serão realizados no serviço exames de Cintilografia, totalizando 745 procedimentos por mês.

Primeiro serviço 100% SUS em Pernambuco, o Serviço de Radioterapia do IMIP diminuiu a grande demanda desta especialidade, amenizando a falta de atendimento radioterápico no estado. A Unidade de Radioterapia do IMIP funciona no térreo do Pedro II e atende, em média, 140 pacientes por mês. A unidade dispõe de equipamentos de última geração com um avançado parque de máquinas com Acelerador Linear Digital, Sistema de Planejamento Computadorizado Conformacional, Tomógrafo Multi-slice Simulador e Braquiterapia de alta taxa de dose.

O Serviço de Terapia Renal Prof. João Absalão foi inaugurado em abril de 2008, visando realizar o atendimento ambulatorial de referência, procedendo aos exames complementares, diagnósticos, orientações de tratamento e acompanhamento de pacientes de patologias nefrológicas. O serviço atende cerca de 140 pacientes por mês.

Matérias Relacionadas
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial
- Caminhada incentiva moradores a reaproveitarem o lixo
- Prefeitura do Recife dá início à Campanha de Vacinação contra a Pólio
- PCR promove abertura do recicladescoberta
- PCR comemora 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
- Reciclagem do lixo marca encerramento do Reciclaforte
- Reciclaforte encerra atividades educativas nesta sexta-feira (06)
- Saúde promove o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno


Enviar    Imprimir