Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA CONFERE LANÇAMENTOS DE LIVROS DE ADVOGADOS
09:42 Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Ditadura Militar, Governo Lula e Direito Ambiental foram os temas abordados

Três publicações sobre temas relacionados ao direito e à política foram lançadas no Paço Alfândega, Bairro do Recife, na noite desta terça-feira (17). “A ERA LULA - Desenvolvimento, Democracia e Cultura Política no Brasil”, do deputado federal Maurício Rands, “1964 - golpe de estado, ditadura e guerra fria”, de Fernando Coelho; e “Direito ambiental brasileiro - princípio da participação”, de Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira, tiveram o primeiro contato com o público em noite de autógrafo prestigiada pelo prefeito do Recife, João da Costa.

“A produção literária da cidade do Recife tem presença marcante no mundo. Essas obras retratam épocas diferentes, mas importantes para a história do Brasil. Isso mostra o vigor da literatura pernambucana”, destacou o prefeito. Em “A Era Lula”, que traz um prefácio escrito pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Maurício Rands reuniu, ao longo de oito anos de trabalho, ensaios, pesquisas em universidades no Brasil e no Exterior e as impressões sobre sua vivência como parlamentar. O livro aborda o governo do presidente Lula, mas aprofunda o debate, fala sobre a cultura política brasileira, a necessidade das reformas tributária, política, sindical e trabalhista, a questão ideológica, o funcionamento do Congresso Nacional, entre outros temas. “São ensaios sobre as transformações que estão acontecendo no Brasil”, comentou Rands.

Já o livro de Fernando Coelho - “1964 - Golpe de Estado, Ditadura e Guerra Fria” é o quinto do advogado e ex-deputado. A obra relata a participação dos Estados Unidos no golpe de 1964. E o relato de quem vivenciou o golpe, esclarecendo seu ponto de vista. “Eu vivenciei esses fatos todos e achei importante dar meu depoimento, porque às vezes a versão que fica não é a verdadeira. Conto aquilo que vi e participei”, revela Fernando Coelho. A obra aborda a estruturação da Ditadura no Brasil durante os anos da Guerra Fria, época em que o mundo estava dividido entre os Estados Unidos e a União Soviética. Para garantir a hegemonia, os norte-americanos buscaram consolidar os governos que eram seus aliados, especialmente os da América do Sul. Mas, por outro lado, eles procuravam derrubar todos os que eram contrários.

Direito ambiental - A obra da advogada Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira apresenta uma nova percepção do Direito Ambiental brasileiro, pois o analisa sob a ótica do princípio da participação. Trata-se de um princípio essencial ao Direito Ambiental, que significa a prerrogativa dos cidadãos de participarem ativamente das decisões relativas ao meio ambiente. “Direito ambiental brasileiro - princípio da participação” é um estudo crítico realizado pela advogada sobre o direito do Brasil, com relação aos mecanismos de preservação e necessidade de proteção do meio ambiente, através de métodos jurídicos. Na obra, a autora buscou comparar a atual legislação de Portugal com a evolução histórica e estrutural do direito brasileiro.

Matérias Relacionadas
- Prefeito participa de evento comemorativo pelos 50 anos da TV Jornal
- João da Costa recebe Medalha Comemorativa do Ano Nacional Joaquim Nabuco
- Secretaria da Mulher abre rodas de diálogos sobre a Lei Maria da Penha
- Prefeitura e Governo do Estado discutem ações do Pronasci
- Prefeito João da Costa participa de lançamento de livros
- Prefeito participa de evento comemorativo pelos 50 anos da TV Jornal
- João da Costa lança programa na área de Saúde e entrega óculos a estudantes municipais
- João da Costa prestigia entrega do Hospital Pedro II
- PCR faz ação de ordenamento e manutenção na Pracinha de Boa Viagem
- Gestores do Distrito Sanitário V participam do Curso de Gestão Pública
- Prefeito entrega quadras poliesportivas em escolas do Ibura
- João da Costa inaugura quadras poliesportivas no Ibura
- João da Costa inaugura novo prédio da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito inaugura nova sede da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito João da Costa entrega seis vias pavimentadas
- Ministra da Mulher visita Centro de Referência Clarice Lispector
- Prefeito João da Costa assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- João da Costa recebe ministra da Mulher e assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- Casa Brasil apresenta exposição de cordeis
- Prefeito cumprimenta governador pela passagem do seu 45º aniversário


Enviar    Imprimir