Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITO PARTICIPA DE EVENTO COMEMORATIVO PELOS 50 ANOS DA TV JORNAL
09:43 Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

A emissora hoje integra um dos maiores conglomerados de comunicação do Nordeste

Em junho deste ano, a TV Jornal completou meio século de transmissão. Para comemorar a data, o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Sistema de Comunicação Jornal do Commercio (SCJC), realizou um evento nesta segunda-feira (16), às 19h, no JCPM Trade Center, (Pina). O prefeito João da Costa prestigiou a solenidade e foi convidado a falar à emissora em nome da cidade do Recife.

“É muito bom perceber a TV Jornal viva e atuante e poder ouvir o sotaque, a cultura e os valores do povo recifense e pernambucano em sua programação”, elogiou o gestor. A TV hoje integra um dos maiores conglomerados de comunicação do Nordeste, ao lado da TV Jornal Caruaru, Rádio Jornal Recife, Rádio Jornal Caruaru, Rádio Jornal Garanhuns, Rádio Jornal Limoeiro, Rádio Jornal Pesqueira, Rádio Jornal Petrolina, Rádio JC CBN, Jornal do Commercio e JC OnLine.

Em sua saudação, João Carlos Paes Mendonça enalteceu os profissionais que ajudaram a construir a emissora. “Há 50 anos entreva no ar a TV Jornal. A sua chegada representou uma enorme conquista cultural. A emissora permanece, meio século depois, a expressão da pernambucanidade”, afirmou.

História - Recife, 18 de junho de 1960. Depois de fundar um jornal e uma rádio, o empresário F. Pessoa de Queiroz inaugurava a emissora de televisão mais moderna do País, a TV Jornal do Commercio. O prédio na Rua do Lima, no Recife, levou três anos para ser construído. A inglesa Marconi Wireless Telegraphy Company foi responsável pelo projeto e instalação de todos os equipamentos. Tudo foi importado da Europa, até o carro das externas e a torre metálica de sustentação das antenas.

A programação era feita ao vivo em três grandes estúdios, todos com ar-condicionado. Um deles funcionava como auditório com capacidade para 460 pessoas. Começava a era de ouro da televisão pernambucana, com destaque para os programas de auditório, telejornais e telenovelas comandados por radialistas famosos como Luiz Geraldo, José Maria Marques e Fernando Castelão.

Marcaram época produções como Você faz o show e Noite de Black Tie, O Meu Bairro é o Maior e Bossa Dois. Cidade Encantada, apresentado por tia Linda, foi um dos primeiros programas infantis da TV brasileira. Pelo auditório do Estúdio A passaram nomes famosos da Jovem Guarda como Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos, sem falar de Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Nelson Gonçalves, Jair Rodrigues, Arlete Sales, Orlando Silva, Ivon Curi e a orquestra do maestro americano Ray Conniff. A TV Jornal - na época conhecida como Canal 2 - levou ao ar a primeira novela gravada: A Moça do Sobrado Grande, produzida em 1968 sob a direção de Jorge José. Estrelada por Jones Melo, José Pimentel e Carmem Peixoto, a novela era uma superprodução de época, com várias externas e ficou em exibição mais de nove meses. A TV Bandeirantes estreava em São Paulo e comprou a telenovela para ser transmitida na cidade em horário nobre.

No início dos anos 70, o aparecimento das primeiras redes nacionais de televisão e problemas administrativos levaram a emissora a uma crise, que se estendeu até o final da década seguinte, quando a TV chegou a ficar 43 dias sem programação exibindo apenas sinal de teste (color bar). Em 1987, o Sistema Jornal do Commercio de Communicação, do qual a TV Jornal faz parte, foi adquirido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça. Foram recuperadas as instalações físicas da empresa, adquiridos equipamentos mais modernos e contratados novos profissionais. Foi nesta época que a TV Jornal do Commercio passou a ser chamada simplesmente TV Jornal e passou a integrar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) na condição de afiliada.

Matérias Relacionadas
- João da Costa confere lançamentos de livros de advogados
- João da Costa recebe Medalha Comemorativa do Ano Nacional Joaquim Nabuco
- Secretaria da Mulher abre rodas de diálogos sobre a Lei Maria da Penha
- Prefeitura e Governo do Estado discutem ações do Pronasci
- Prefeito João da Costa participa de lançamento de livros
- Prefeito participa de evento comemorativo pelos 50 anos da TV Jornal
- João da Costa lança programa na área de Saúde e entrega óculos a estudantes municipais
- João da Costa prestigia entrega do Hospital Pedro II
- PCR faz ação de ordenamento e manutenção na Pracinha de Boa Viagem
- Gestores do Distrito Sanitário V participam do Curso de Gestão Pública
- Prefeito entrega quadras poliesportivas em escolas do Ibura
- João da Costa inaugura quadras poliesportivas no Ibura
- João da Costa inaugura novo prédio da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito inaugura nova sede da Escola Municipal Alda Romeu
- Prefeito João da Costa entrega seis vias pavimentadas
- Ministra da Mulher visita Centro de Referência Clarice Lispector
- Prefeito João da Costa assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- João da Costa recebe ministra da Mulher e assina documento de apoio à Lei Maria da Penha
- Casa Brasil apresenta exposição de cordeis
- Prefeito cumprimenta governador pela passagem do seu 45º aniversário


Enviar    Imprimir