Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO RECEBE MEDALHA COMEMORATIVA DO ANO NACIONAL JOAQUIM NABUCO, NA ALEPE
10:23 Quinta-feira, 19 de Agosto de 2010

Outras personalidades do Estado foram agraciadas com a medalha comemorativa, a exemplo do governador Eduardo Campos

Por ter integrado a 16ª Legislatura da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), como deputado, o prefeito do Recife, João da Costa, acompanhado da primeira dama, Marília Bezerra, foi agraciado, na noite desta quarta-feira (18), no plenário da Alepe, com a Medalha Comemorativa do Ano Nacional Joaquim Nabuco. A sessão solene também foi marcada pela entrega de outra comenda, a Medalha Joaquim Nabuco – Classe Ouro, tradicional condecoração oferecida anualmente pelo poder legislativo do Estado.

Outras personalidades do Estado foram agraciadas com a medalha comemorativa, a exemplo do governador Eduardo Campos, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Lyra, presidentes de tribunais, e o neto de Joaquim Nabuco, José Thomas Nabuco. Ao todo, receberam esta edição da comenda 62 deputados exercendo mandato ou em prefeituras. O evento contou com a apresentação de um quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.

“Recebo essa medalha com muita alegria. É um reconhecimento da Alepe por eu ter participado como deputado da legislatura. É uma grande responsabilidade receber uma homenagem que leva o nome de Joaquim Nabuco”, comentou João da Costa. Segundo o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchôa, o título da medalha faz jus ao seu mérito. “Não é à toa que a Assembléia Legislativa de Pernambuco é chamada de Casa Joaquim Nabuco. A Alepe tem muita honra de tê-lo como patrono, por sua luta pelo abolicionismo”, afirmou.

Na ocasião, também foi entregue a tradicional medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, que é concedida anualmente para duas pessoas, uma física e outra jurídica. Este ano, os agraciados nas duas categorias foram o médico Maurílio José Rodrigues da Silva e a Fundação Joaquim Nabuco. A personalidade e a instituição foram escolhidas por se destacaram durante o ano devido ao “elevado espírito público e relevante prestação de serviços ao Estado e à Nação”. Durante a cerimônia, houve ainda uma homenagem póstuma ao deputado João Negromonte, falecido há dois anos.

Histórico - A Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, foi instituída pelo Projeto de Resolução nº 809, de 14 de maio de 1968, e alterada pela Resolução nº 279, de 19 de dezembro de 1995. A condecoração tem o propósito de homenagear pessoas físicas ou jurídicas. Ela é entregue anualmente, por meio da aprovação de projeto de resolução com dados históricos e curriculares dos homenageados. Para aprovação da proposta, são necessários dois terços (2/3) dos votos dos parlamentares.

Este ano, em reunião realizada em 29 de março de 2010, foi aprovado o Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Casa, concedendo a Medalha Comemorativa em celebração ao Ano Nacional de Joaquim Nabuco.

Ano Nacional Joaquim Nabuco - Em 15 de junho de 2009, foi promulgada a Lei Federal nº 11. 946, que instituiu o ano de 2010 como Ano Nacional Joaquim Nabuco, tendo como referência o centenário de morte do pensador, escritor, diplomata, político e abolicionista pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura capacita gestores do Distrito Sanitário V com curso de Gestão Pública
- Praça do Poeta recebe o 4º Encontro Pré Esporte do Mangue
- Secretária de Relações com a Imprensa fala sobre projetos estruturadores no “Quintas Técnicas”
- Motoristas da PCR entregam duas cadeiras de rodas
- Gênero, Trabalho e Renda
- PCR apresenta o projeto do Parque do Jiquiá para integrantes do Rotary Club
- Ex-catadores do Aterro da Muribeca aprendem sobre Jardinagem
- PCR começa recuperação das paradas da Conde da Boa Vista
- PCR realiza 10ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura realiza manutenção no pavimento da Avenida Recife
- PCR capacita ex-catadores do Aterro da Muribeca
- Prefeito participa de evento comemorativo pelos 50 anos da TV Jornal
- João da Costa confere lançamentos de livros de advogados
- João da Costa recebe Medalha Comemorativa do Ano Nacional Joaquim Nabuco
- Secretaria da Mulher abre rodas de diálogos sobre a Lei Maria da Penha
- Prefeitura e Governo do Estado discutem ações do Pronasci
- Prefeito João da Costa participa de lançamento de livros
- Prefeito participa de evento comemorativo pelos 50 anos da TV Jornal
- João da Costa lança programa na área de Saúde e entrega óculos a estudantes municipais
- João da Costa prestigia entrega do Hospital Pedro II


Enviar    Imprimir