Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR SEGUE COM ATIVIDADES EM REFERÊNCIA AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
00:00 Terça-feira, 24 de Agosto de 2010

Atividades acontecerão em diversas unidades de saúde do Município

Por Tádzio Estevam

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em todo o Brasil no próximo domingo (29), terá alguns dias a mais de programação especial no que depender da Prefeitura do Recife. Desde o início deste mês, algumas atividades já vinham acontecendo na Cidade, como, por exemplo, o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação, durante a 19ª Semana Nacional de Aleitamento Materno. Mas com a aproximação da data que marca a luta no combate ao fumo, a partir desta terça-feira (24), diversas ações estão sendo promovidas pela Política de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Recife.

Nesta terça-feira (24), a Unidade de Saúde da Família (USF) Tia Regina, localizada na Rua Córrego do Deodato, 315, em Água Fria, realiza uma panfletagem com orientações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na sala de espera da unidade e na própria comunidade. Ainda nesta terça, as unidades de saúde da família Clube dos Delegados e Bianor Teodósio, em Dois Unidos, realizam palestra para a comunidade e orientação dos médicos e enfermeiros para as gestantes sobre fumo respectivamente. As atividades acontecem até a próxima sexta (27).

Já na quarta-feira (25), acontecerá no Sesc de Santo Amaro, a partir das 9h, o IX Fórum de Tabagismo. O evento segue durante todo o dia e contará com a palestra “Os efeitos psíquicos do tabagismo na vida do fumante”, proferida pelo coordenador do Programa de Controle ao Tabagismo do Recife, Marcus Túlio. Na quinta-feira (26), as atividades seguem do Sesc de Santo Amaro para o de Casa Amarela, local onde acontecerá a apresentação da palestra “Tabagismo: Uma questão de Saúde Pública”, com a palestrante Joanhyze Brito, psicóloga sanitarista e assessora técnica da Coordenação de Controle do Tabagismo no Recife.

Na programação, que se estende até o dia 02 de setembro, haverá também palestras, capacitações com universidades, orientações em órgãos públicos, unidades de saúde, além da distribuição de material educativo.

No dia 01º de setembro acontecerá o I Seminário Internacional sobre Ambientes Livres de Fumo, no qual será lançado o Estudo de Caso Recife Respira Melhor. O documento será apresentado pelo assessor técnico para o Controle do Tabagismo OPAS Brasil, Glauco Oliveira, e compreende um trabalho realizado em 2009, em bares, restaurantes, hotéis e similares na Cidade. A programação contará com mesas redondas sobre o panorama internacional e nacional do controle do tabagismo, a implantação dos ambientes livres do fumo, cujos temas serão os recentes avanços das políticas de controle de tabagismo nas Américas, evidências científicas da efetividade dos ambientes livres do fumos para a promoção da saúde, entre outros. O evento terá início às 9h e se estenderá até às 17h no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra.

Na quarta-feira (02), a assistente social e assessora técnica da Coordenação de Controle do Tabagismo do Recife, Soraya Cavalcanti, coordenará a aula semestral no curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), da Universidade de Pernambuco.

Política de Controle do Tabagismo em Recife – As ações de controle ao tabagismo no Recife tem ganhado cada vez mais destaque, inclusive no cenário internacional. Em 2009, a coordenação da política apresentou o trabalho desenvolvido por Recife na XIV Conferência Mundial sobre Tabagismo e Saúde, que aconteceu na Índia. O modelo recifense é tido como referência para todo o Brasil.

A Coordenação de Controle de Tabagismo foi implantada em julho de 2001. Em 2008, a secretaria expandiu a implantação do Projeto Ambientes Livres do Fumo para 100% dos 7.400 bares, boates, restaurantes, hotéis e demais instituições do setor de lazer e hospitalidade cadastradas na Vigilância Sanitária Municipal. Atualmente, 7.839 instituições estão livres do fumo, beneficiando mais de 156 mil trabalhadores e mais de 1 milhão de pessoas que circulam por mês nestes ambientes, com mais de 2 mil multiplicadores em comissões executivas. A iniciativa segue orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dados internacionais apontam que a inalação passiva da fumaça de derivados do tabaco por fumantes e não-fumantes é a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Perde apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Outro investimento na área é o projeto de abordagem básica ao fumante nas Unidades de Saúde da Família. Todos os profissionais do programa foram capacitados para inserir na rotina de atendimento o aconselhamento sobre os riscos do tabagismo, orientando os usuários a respeito de como parar de fumar, incluindo a busca por tratamento na rede, cuja estrutura começou a ser aperfeiçoada em 2004.

Existe ainda, em parceria com o Programa Academia da Cidade, o projeto de Abordagem ao Fumante em Espaços Públicos. Os profissionais, técnicos e estagiários do programa foram capacitados para orientar a população sobre tabagismo e dependência química, além de realizarem abordagens aos fumantes, para que esses possam entender os problemas causados pelo cigarro para si mesmos e para as outras pessoas, e que busquem, a partir dessa consciência, parar de fumar.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Saúde promove 2ª Semana da Família no Distrito Sanitário VI
- Prefeitura promove palestra sobre a dengue em Jardim São Paulo
- Mutirão da saúde realiza ação contra a dengue no bairro de San Martin
- João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial
- Caminhada incentiva moradores a reaproveitarem o lixo
- Prefeitura do Recife dá início à Campanha de Vacinação contra a Pólio
- PCR promove abertura do recicladescoberta
- PCR comemora 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
- Reciclagem do lixo marca encerramento do Reciclaforte
- Reciclaforte encerra atividades educativas nesta sexta-feira (06)
- Saúde promove o Dia de Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas


Enviar    Imprimir