Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CURSO ENSINA COMO CRIAR BLOGS LITERÁRIOS
00:00 Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010

Atividade apresentou novas tecnologias e abriu espaço para discussão sobre compartilhamento de conteúdos e o futuro do livro

Por Jaciana Sobrinho

Dentro das atividades promovidas pelo Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, foi realizado, na tarde desta terça (24), na Livraria Cultura (Bairro do Recife), o curso “Literatura Digital: Web Design para Blogs Literários”. A atividade é uma parceria da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (Gole) e o Centro de Design do Recife, e foi ministrada pelo web designer Billy Blay, com mediação de Renata Gamelo, do Centro de Design.

Iniciando com um breve histórico sobre surgimento e desenvolvimento da Internet, Blay apresentou uma gama de redes sociais que, além de tudo, têm sido utilizadas como ferramentas para divulgação de conteúdos literários por usuários com os mais variados perfis. “A web nos oferece um vasto leque de ferramentas para criar, divulgar e compartilhar conteúdos. O usuário só precisa escolher aquele que mais lhe interessa e usar seu talento para alimentar seu site”, explica Billy Blay.

Outro ponto discutido no curso foi o lançamento dos livros digitais, que tem movimentado o mercado literário e tecnológico, ao mesmo tempo em que gera polêmica sobre o futuro do livro tradicional. Blay apresentou alguns modelos desse equipamento e abriu espaço para o debate entre os participantes. “Não acredito que o livro de papel deixará de existir. Quem gosta de ler, procura essa atividade nas mais diversas maneiras, seja no papel ou na tela de um computador. Acho que há espaço pra tudo, mas não acho que o prazer de folhear um livro ou poder emprestá-lo pra alguém seja substituído pela praticidade de ter inúmeros livros dentro de um equipamento eletrônico”, opina a estudante Catarina Alves.

A aula passou ainda pelo campo da criação e publicação literária na no ambiente virtual, bem como pela utilização de conteúdo de terceiros, fazendo uma abordagem sobre direitos autorais. Blay fez uma explanação sobre a simbologia © [copyright], usada para indicar que a obra preserva todos direitos do autor, e (CC) [creative commons], que significa que o autor permite utilização do seu conteúdo sob determinadas condições. Para encerrar o curso, o professor mostrou o passo a passo da criação de um blog e recomendou alguns sites de hospedagens de blogs gratuitos, a exemplo de blogger.com e wordpress.com; e redes sociais com foco no compartilhamento de conteúdo literário, como os sites scribd.com e skoob.com.br.

Billy Blay - é webdesigner e formado no curso Superior Tecnológico de Web Design e Sistemas para Internet da Faculdade Marista. Possui experiência em Codificação XHTML/CSS, seguindo os padrões definidos pelo W3C, conhecimentos em Acessibilidade Web e SEO. Presta serviço para a SX Brasil desde 2007, participando de vários projetos como Front-End Engineer, e, atualmente, faz parte do quadro do Instituto Intercidadania como coordenador do projeto iTEIA, Pernambuco Nação Cultural e Fundarpe.

Matérias Relacionadas
- Recifenses conheceram a letra e a voz de Elvira Vigna
- João Trevisan fomentou debate em torno da Literatura Homoerótica
- As interfaces da arte-educação será tema de discussão no CFAV
- PCR abre inscrições para Concurso de Contos Luís Jardim
- PCR realiza seminário que discute a sustentabilidade e ampliação das bibliotecas
- Mamam convida imprensa para bate-papo com a artista Ana Letycia
- Isabela Cribari lança Nordeste feito à mão
- A Letra e a Voz de Joaquim Nabuco são mote de discussão na Livraria Cultura
- Escritores apresentam um retrato das culturas periféricas
- Teatro Barreto Júnior exibe O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
- Curso apresenta introdução sobre crítica de poesia
- Prefeitura do Recife divulga resultado de concurso de bolsas para o Spa das Artes 2010
- Terça Negra anima o Pátio de S. Pedro com reggae, black music e coco
- Concerto marca intercâmbio cultural entre Brasil e Itália
- Diálogos entre Arte e Público encerra com trocas de experiências
- Santa Isabel completamente tomado para a Abertura do Festival Recifense de Literatura
- Teatro do Parque comemora aniversário com programação especial
- Começa neste domingo a oitava edição do Festival A Letra e a Voz
- Projeto Diálogos entre Arte e Público coloca acessibilidade cultural em pauta
- Poesia toma conta da Rua da Moeda na primeira noite da Recitata


Enviar    Imprimir