Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ANNA LETYCIA QUADROS EM EXPOSIÇÃO NO MAMAM
00:00 Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Mostra com obras da gravadora, pintora e professora marca início de parceria com Instituto Tomie Ohtake

Por Ana Quitéria

Nesta quinta-feira (26) o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, realiza coquetel de abertura da exposição Gravuras de Anna Letycia. O evento, que começa às 19h dá início amostra que fica à disposição do público até 26 de setembro. Anna Letycia Quadros é um dos grandes nomes da gravura brasileira.

Em entrevista coletiva realizada na tarde da última quarta-feira (25), Anna Letycia contou um pouco da sua historia e de sua relação com animais que tanto inspiram sua obra. Suas gravuras em metal passaram pelas fases dos caramujos, formigas, verduras e frutas, pássaros, tatus, caixas, caracóis geométricos, até chegar às novas imagens. “Nasci em Teresópolis, interior do Rio de Janeiro. Sempre tive muito contato com mato, com bicho. Por isso eles aparecem tanto nas minhas gravuras. Ive um parente que criava um tatu. O tatu, além dos caracóis, também me inspirou, tanto para imagens do animal, quanto para abstrações” – explicou.

A artista foi mestra de muitos estudantes e gravadores que passaram pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e pelo Museu do Ingá, em Niterói. “Não dou mais aulas no Ingá, mas estou sempre lá, pois é onde funciona meu ateliê”- comentou. Anna conviveu com artistas como Goeldi e Iberê Camargo, de quem foi aluna de pintura e gravura, e é da geração de Fayga Ostrower, Edith Behring, Tereza Rodrigues, tendo feito parte do período áureo da gravura brasileira, da década de 1930 até os anos 70.

A artista foi premiada na Bienal dos Jovens de Paris, na Bienal de Pequim, no Salão Nacional, entre outros eventos. Já realizou mais de 15 mostras individuais e participou de coletivas, como as Bienais de Veneza, de Tóquio e de Florença, dentre outras no Brasil e no exterior. “Não sei por que faço gravuras há tanto tempo. É uma forme de arte tão sofrida, tão pesada. Mas quando a gente ama fazer algo não tem como largar”- refletiu quando perguntada sobre o motivo de se dedicar à arte de imprimir com metal.

PARCERIA – A exposição Anna Letycia faz uma retrospectiva dos mais de 50 anos de trajetória da artista e foi organizada e primeiramente apresentada pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, tendo seguido para Brasília e agora chega ao Recife, inaugurando uma parceria que, segundo a diretora o Mamam, Beth da Matta, envolve um grande projeto de arte educação. “O projeto tem como foco o público das escolas públicas e vamos promover a interação dos alunos com Educativo do Mamam, além de oficinas abertas a público”, explica. “Esta parceria também vai trazer mais exposições, como a da própria Tomie Ohtake, que deve ser a próxima a vir”, revela, acrescentando ainda que a mostra de Anna Letycia toma o primeiro e parte do segundo andar do Mamam, conta com ação educativa, com agendamento de grupos para visitas guiadas.

FOTO - Dividindo espaço com a artista fluminense, a mostra Da Fotografia, Dos Conceitos, um recorte do acervo do Museu em fotografia, traz para o público as novas aquisições do Clube de Colecionadores de Fotografia, além de obras que fazem parte do acervo há mais tempo. Nesta exposição, o público vai poder conferir trabalhos de Paulo Brusky, Gil Vicente, Bráulio Pinho, Rosângela Rennó, Albano Afonso, Tiago Rocha Pitta, Jeaninne Toledo, Maria das Graças Cassoti, Vicente Melo e até do próprio Aloísio Magalhães, com um exemplar da série Cartemas.

“Trouxemos ao público o trabalho desses dez autores, que trazem conceitos, poéticas e técnicas distintas, num painel do que o acervo do Mamam guarda há décadas através de aquisições e doações. A idéia é mostrar ao público a envergadura e a consistência do acervo fotográfico do Mamam, que abre possibilidades para uma vasta gama de possibilidades de pesquisa e investigações de poéticas e técnicas, além de divulgar o Clube de Fotografia”, explica Geórgia Quintas, curadora do Clube de Colecionadores de Fotografia do Mamam.

Serviço:

Exposição Gravuras de Anna Letycia
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Rua da Aurora, 265 Recife
Tel. 81 3355 6870
www.mamam.art.br
Abertura: 26 de agosto, das 19h às 22h
Visitação: de 27 agosto a 26 setembro 2010
Terça a sábado, das 10 às 19 horas
Domingo, das 10 às 17 horas
Matérias Relacionadas
- Teatros do Recife têm programação variada nesta semana
- PCR lança coletânea de crônicas
- Prefeitura realiza seminário sobre políticas de leitura e redes de bibliotecas
- Recifenses conheceram a letra e a voz de Elvira Vigna
- João Trevisan fomentou debate em torno da Literatura Homoerótica
- Curso ensina como criar blogs literários
- As interfaces da arte-educação será tema de discussão no CFAV
- PCR abre inscrições para Concurso de Contos Luís Jardim
- PCR realiza seminário que discute a sustentabilidade e ampliação das bibliotecas
- Mamam convida imprensa para bate-papo com a artista Ana Letycia
- Isabela Cribari lança Nordeste feito à mão
- A Letra e a Voz de Joaquim Nabuco são mote de discussão na Livraria Cultura
- Escritores apresentam um retrato das culturas periféricas
- Teatro Barreto Júnior exibe O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
- Curso apresenta introdução sobre crítica de poesia
- Prefeitura do Recife divulga resultado de concurso de bolsas para o Spa das Artes 2010
- Terça Negra anima o Pátio de S. Pedro com reggae, black music e coco
- Concerto marca intercâmbio cultural entre Brasil e Itália
- Diálogos entre Arte e Público encerra com trocas de experiências
- Santa Isabel completamente tomado para a Abertura do Festival Recifense de Literatura


Enviar    Imprimir