Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM SÃO EXPERIMENTADAS EM OFICINA
00:00 Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

No encontro, participantes produzem tecnologia computacional para criarem poesia e música

Por Marcela Sotero

Diferente do que possa parecer, desenvolver linguagem interativa para poesia sonora digital não é um processo elitizado e menos ainda robusto. É o que se pode observar na oficina Linguagens e Poéticas Sonoras Contemporâneas, que tem como um dos principais objetivos mostrar a possibilidade de todos, das mais diversas profissões, produzir a tecnologia computacional para criar poesia e música. A oficina começou nesta segunda-feira (23) e segue até esta sexta-feira (27), no Memorial Chico Science, no Pátio de São Pedro.

O trabalho aprofunda-se na poética do código-fonte; na programação interativa em sistemas multimídia para explorar as sonoridades e articulações vocais e produzir sistemas interativos que analisam e criam poesias sonoras digitais. “Estamos modelando uma nova linguagem que possa ser utilizada ao mesmo tempo no teatro, na dança, na literatura. Para isso, os participantes começaram construindo um mini-sintetizador, instrumento para gerar o som, e, a partir daí, deu-se início o processo do desenvolvimento em si”, disse o instrutor e artista multimídia, Ricardo Brazileiro, que explicou: “Para isso, são utilizados equipamentos comuns, como chip, componentes eletrônicos, circuitos, capacitores, resistores, leds”.

Aos cerca de dez participantes estão sendo ministrados os módulos práticos: Contexto atual da poesia sonora e da arte digital no Brasil; Linguagens interativas e poesia computacional; pure-data: computação musical criativa; síntese sonora, noise (ruído), geradores de som e efeitos; produção de poesias sonoras interativas que dialogam com o ambiente e com a voz humana para compor o repertório do avatar (personagem) na rede. Na sala, jovens das mais diversas profissões: arquitetos, poetas, atores, pesquisadores e estudantes. “Está sendo uma ótima oportunidade de me aprofundar e tirar dúvidas”, falou o animador Diego Mascaro. Já o aluno de letras Léo Ferrari, ficou surpreso ao conhecer esse processo. “Não sabia dessa ideia de modificar os circuitos eletrônicos. Fiquei bem muito motivado, pois me senti um artista; vou produzir em casa”.

No encerramento será construído um personagem poeta na Internet e um repertório de poesias sonoras gravadas durante a oficina e disponibilizadas na rede. Ele terá perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Myspace, Google, Twitter, e terá todas as poesias sonoras criadas no curso disponibilizadas para download. “O personagem também será construído aqui, portanto, só será conhecido amanhã”, afirmou Brazileiro.

Matérias Relacionadas
- Saulo Neiva lança seu livro Avatares da Epopéia no Festival de Literatura
- Hildeberto Barbosa e Silviano Santiago comandam debate sobre regionalismo
- Pátio Sonoro traz muito pop nesta sexta-feira
- Banda Sinfônica comemora 95 anos do Teatro do Parque com concerto especial
- Anna Letycia Quadros em exposição no Mamam
- Teatros do Recife têm programação variada nesta semana
- PCR lança coletânea de crônicas
- Prefeitura realiza seminário sobre políticas de leitura e redes de bibliotecas
- Recifenses conheceram a letra e a voz de Elvira Vigna
- João Trevisan fomentou debate em torno da Literatura Homoerótica
- Curso ensina como criar blogs literários
- As interfaces da arte-educação será tema de discussão no CFAV
- PCR abre inscrições para Concurso de Contos Luís Jardim
- PCR realiza seminário que discute a sustentabilidade e ampliação das bibliotecas
- Mamam convida imprensa para bate-papo com a artista Ana Letycia
- Isabela Cribari lança Nordeste feito à mão
- A Letra e a Voz de Joaquim Nabuco são mote de discussão na Livraria Cultura
- Escritores apresentam um retrato das culturas periféricas
- Teatro Barreto Júnior exibe O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
- Curso apresenta introdução sobre crítica de poesia


Enviar    Imprimir