Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

OFICINAS APROFUNDAM INFORMAÇÕES SOBRE AS CADEIAS PRODUTIVAS DO RECIFE
18:28 Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

A iniciativa faz parte da pesquisa proposta pela Prefeitura que tem por objetivo identificar quais são as principais cadeias produtivas da Cidade

Estão acontecendo, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, oficinas temáticas sobre oportunidades de negócios das principais cadeias produtivas do Recife. As oficinas são promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A iniciativa é mais uma etapa da pesquisa sobre as cadeias produtivas do Recife. A pesquisa, que foi proposta pela Prefeitura, tem por objetivo identificar quais são as principais cadeias produtivas da Cidade portadoras de futuro e com potencial de inovação, bem como apresentar sugestões sobre as oportunidades de negócios para cada área.

A programação do evento é segmentada. Em cada um dos três dias, os setores identificados como prioritários pela pesquisa serão contemplados. Nesta quarta-feira (25), foi o dia do segmento farmoquímico. Já nesta quinta (26) o tema foi a indústria de eletro-eletrônicos, com foco nos equipamentos médico-hospitalares. Já na sexta-feira (27), no encerramento da programação, será debatida a indústria criativa. Ao final de cada dia está sendo formado um comitê gestor, que vai acompanhar, junto à Prefeitura, a execução das ações definidas como prioritárias.

Para cada cadeia identificada pela pesquisa, há um consultor especializado e este consultor apresenta, na oficina, o relatório para que ele seja validado por pesquisadores, professores, especialistas e empresários de cada um dos setores. Estes fazem as considerações sobre o que é apresentado, para que o relatório final, que será entregue no dia 30 de setembro, fique ainda mais completo. Com os dados da pesquisa em mãos a Prefeitura vai poder desenvolver políticas públicas adequadas para o crescimento de cada setor.

Na abertura do evento, que aconteceu na quarta-feira (25), o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, destacou a importância do estudo para o Município. De acordo com o secretário, a pesquisa serve, principalmente, para inserir a Cidade no novo ciclo de crescimento econômico de Pernambuco e do Brasil.

O CGEE, parceiro da Prefeitura na pesquisa e nas oficinas, é uma organização social sem fins lucrativos, vinculada ao MCT, referência nacional na elaboração de estudos estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação que subsidiam políticas públicas e decisões de empresas no campo de CT&I.

Matérias Relacionadas
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa do Workshop Suape Global
- Beneficiários do Bolsa Família têm inscrições para o Prominp prorrogadas
- Feiras de artesanato movimentam o Recife
- Prefeitura abre seleção pública para monitores dos telecentros
- Prefeitura firma parceria com Prominp
- Atendimento do PECPop acontece em diversos locais do Recife
- Cadastramento de comerciantes no PECPop acontece na estação Central do Metrô
- Atendimento do PECPop acontece em Água Fria e na estação do Barro
- Feira das Mulheres tem sugestões de presente para o Dia dos Pais
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público
- Aluno da rede pública embarca para o Rio de Janeiro
- Ação da PCR e SEBRAE chega em Casa Amarela
- Estudante da rede municipal viaja para o Sudeste após ganhar concurso
- Sistema Público oferece 186 vagas de emprego para esta sexta-feira (23)
- Encontro reúne gestores dos Telecentros do Recife
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico representa prefeito durante o ENCOMEX
- Ação da Prefeitura do Recife orienta Comerciantes Populares da Mustardinha
- Prefeitura oferece stand para apoiar artesãos na XI Fenearte
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público para esta quarta-feira (30)
- PCR amplia prazo de inscrições para entidades que desejam executar o PlanTeQ


Enviar    Imprimir