Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOS E BICICLETAS NO TRÂNSITO SERÁ TEMA DE PALESTRA
18:45 Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Atividade é promovida pela Prefeitura do Recife, em ação conjunta da Secretaria de Saúde e CTTU

Por Tiago André Santos e Tádzio Estevam

A prevenção dos acidentes de trânsito, o aumento da frota de motocicletas e bicicletas, os cuidados na utilização dos equipamentos obrigatórios de segurança para os condutores desses meios de transporte, serão alguns dos temas abordados nesta sexta-feira (27), durante a realização de uma palestra no auditório no SEST/SENAT, na Avenida Beberibe, no bairro de mesmo nome. A ação, que acontece das 9h às 12h, é promovida pela Prefeitura do Recife numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento à Saúde do Trabalhador, e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

A plateia será composta por aproximadamente 200 funcionários, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Saúde Ambiental e Combate a Endemias (ASACE) e motoristas do Distrito Sanitário II, que abriga os bairros do Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois unidos e Linha do Tiro.

A intenção do evento é incentivar e conscientizar este público sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito, focando principalmente nos casos envolvendo motos e bicicletas. A palestra terá a presença do gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, que irá trabalhar com os participantes do encontro a necessidade da segurança na circulação pelas vias de uma maneira geral.

“Vamos abordar essa questão do aumento da frota de motos e bicicletas, e consequentemente, o aumento do número de acidentes, ressaltando a necessidade das pessoas utilizarem os equipamentos de segurança obrigatórios, a exemplo do capacete”, informa Francisco Irineu. Durante a palestra, serão apresentados vídeos informativos do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e de Organizações Não-Governamentais que trabalham com a prevenção de acidentes. Segundo dados da CTTU, de janeiro a junho deste ano, foram mais de 700 acidentes com motociclistas no Recife, com 17 pessoas mortas, e, no mesmo período, 90 ocorrências envolvendo ciclistas, das quais duas pessoas faleceram.

A gerente da Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário II, Lilian Gominho, reforça a importância do evento que tem como objetivo garantir a saúde dos trabalhadores do Distrito. “Temos vários funcionários que utilizam motos, bicicletas e carros para se deslocarem às suas unidades de trabalho. Esse esclarecimento irá contribuir, e muito, para o aperfeiçoamento do conhecimento que eles já têm, e com isso, garantir mais segurança para eles no trânsito”, justificou.

A ideia é realizar o evento de sensibilização em todos os seis Distritos Sanitários do Município, contemplando os servidores da saúde de todas as regiões da Cidade.

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade do Ibura comemora primeiro ano de vida
- Saúde realiza caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR participa do IX Fórum de Tabagismo
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes
- Saúde promove caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR segue com atividades em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Secretaria de Saúde promove 2ª Semana da Família no Distrito Sanitário VI
- Prefeitura promove palestra sobre a dengue em Jardim São Paulo
- Mutirão da saúde realiza ação contra a dengue no bairro de San Martin
- João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial
- Caminhada incentiva moradores a reaproveitarem o lixo
- Prefeitura do Recife dá início à Campanha de Vacinação contra a Pólio
- PCR promove abertura do recicladescoberta


Enviar    Imprimir