Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MORADORES DO IBURA COMEMORAM 1º ANO DO POLO DO ACADEMIA DA CIDADE NO BAIRRO
13:34 Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

Data marca conquista da população que elencou a implantação do programa como uma das metas prioritárias para a comunidade, eleita pelo OP

Por Tádzio Estevam

Os usurários do polo da Academia da Cidade localizado no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, comemoraram o aniversário de um ano de existência do programa com muita festa e atividades físicas, na manhã desta sexta-feira (27). A Praça da Vitória, onde se encontra a unidade, reuniu um público de quase 100 pessoas, entre usuários, coordenadores e amigos, nas primeiras horas do dia para celebrarem a data. O evento contou com a participação do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que comemorou junto com a comunidade os resultados obtidos nesses primeiros 365 dias de funcionamento do programa.

O polo foi uma das prioridades eleitas pela comunidade durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP) realizadas no ano passado. “Hoje é um dia de festa que marca uma conquista para a comunidade do Ibura. Este polo significa uma das maiores comprovações do sucesso do Academia da Cidade, não só por se tratar de uma ação pública exitosa, que objetiva melhorar a qualidade de vida da população no que se refere ao controle de doenças como o diabetes, pressão arterial, tabagismo, mas também pela integração. Aqui, as pessoas se aglutinam, se comunicam, se conhecem e isso faz muito bem ao estado de espírito delas”, afirmou o secretário, que, durante uma conversa com os usuários, falou também sobre a criação do programa. “Faço parte desse projeto desde o momento embrionário. Naquela época, quando pensamos no Academia da Cidade, nos perguntávamos se o projeto iria ou não dar certo. Hoje vejo o quanto ele é um sucesso”.

O gerente do Academia da Cidade, Ebrivaldo Cavalcanti, ressaltou a importância do programa, uma vez que ele materializa o conceito de promoção da Saúde no Município. “Conseguimos desenvolver as nossas atividades com a participação social e de forma integrada com outros órgãos. Além de comemorarmos o aniversário de um ano deste polo, a data também festeja o retorno de algumas ações em parceria com o Geraldão, a começar pela organização do evento. Além disso, retoma de forma mais organizada as intervenções conjuntas no território”.

As ações citadas por Ebrivaldo foram muito comemoradas por dona Maria do Socorro da Costa. Usuária desde o início das atividades do polo, em 13 de agosto de 2009, a dona de casa disse, emocionada, que a Academia da Cidade do Ibura mudou, radicalmente, a sua vida. “Cheguei aqui totalmente tímida. Perguntei à professora se poderia entrar na aula. Ela me informou que sim, mas que eu teria que tirar as sandálias. Fiz minha primeira aula descalça e gostei. Consegui um tênis com a minha vizinha e, a partir daí, não parei mais” disse.

Quando questionada pelos motivos que a levaram a prosseguir nas aulas, dona Socorro, como gosta de ser chamada, foi segura na resposta. “Eu vivia uma vida sedentária. Além de ser muito tímida, sofria de depressão e há dez anos não conseguia controlar minha diabetes, que chegava a 300. Minhas taxas eram todas altas. Hoje, minha glicose não passa dos 90 e tudo aquilo que me atormentava foi embora. Aqui, eu cuido da minha saúde, me divirto e ainda interajo com as pessoas”.

Segundo dona Socorro, os responsáveis pelo aumento de sua autoestima, e também do restante do grupo, são os professores do polo, que a partir das 5h30 da manhã estão a postos, aguardando os alunos. É o caso do professor Bruno César, que está a frente do programa desde o início das atividades. “Escolhi vir pra cá porque tinha certeza que este polo seria um sucesso de adesão. Já na segunda semana de funcionamento, reunimos 150 pessoas nesta quadra”, disse. Bruno ainda reforça outros fatores que são possivelmente identificados nos usuários, que não apenas o cuidado com a saúde. “Estas pessoas se sentem felizes e valorizadas. Aqui, nós professores acabamos nos tornando um membro da família para eles”.

Pesquisa Internacional – Segundo Ebrivaldo Cavalcanti, o Programa Academia da Cidade será objeto de uma pesquisa executada por uma universidade canadense e coordenado no Recife pelo Instituto Materno Infantil (Imip). A pesquisa irá avaliar a sustentabilidade de programas de Promoção da Saúde, e o Academia da Cidade foi um dos três escolhidos, encabeçando a lista que ainda contemplará um programa no Estado como um todo e outro no município de Camaçari, na Bahia. A pesquisa compreenderá a coleta de informações em todos os polos do programa e, após um ano, esses dados serão comparados com outras experiências no Canadá, com relação à sustentabilidade da promoção à Saúde. O Academia da Cidade foi indicado pela instituição estrangeira por congregar em sua filosofia o apelo à participação popular e social.

 

Matérias Relacionadas
- Programa Qualiescola será estendido para mais seis escolas municipais
- Prefeitura do Recife promove palestra sobre acidentes com ciclistas e motociclistas no trânsito
- Prevenção de acidentes com motos e bicicletas no trânsito será tema de palestra
- Academia da Cidade do Ibura comemora primeiro ano de vida
- Saúde realiza caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR participa do IX Fórum de Tabagismo
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes
- Saúde promove caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR segue com atividades em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Secretaria de Saúde promove 2ª Semana da Família no Distrito Sanitário VI
- Prefeitura promove palestra sobre a dengue em Jardim São Paulo
- Mutirão da saúde realiza ação contra a dengue no bairro de San Martin
- João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial


Enviar    Imprimir