Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA QUALIESCOLA SERÁ ESTENDIDO PARA MAIS SEIS ESCOLAS MUNICIPAIS
00:00 Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

A parceria com a PCR é resultado de um termo de cooperação técnico-educacional assinado pelo secretário de Educação, Cláudio Duarte, e o presidente do IQE, Horácio Almendra

Por Otávio Dias

Setenta professores e 1.800 estudantes do 1º e 2º ciclos (1º ao 5º ano do ensino fundamental) de seis escolas municipais começam a participar, a partir de 1º de setembro, das atividades educacionais do Programa Qualidade na Escola (Qualiescola), desenvolvidas pela ONG Instituto Qualidade no Ensino – IQE. A parceria com a Prefeitura do Recife é resultado de um termo de cooperação técnico-educacional que foi assinado, na manhã desta sexta-feira (27), pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, e o presidente do IQE, Horácio Almendra, além do diretor do Instituto Walmart, Paulo Mindlin, e do representante do Laboratório EMS, Fernando Dubeux – parceiros privados no empreendimento.

A solenidade aconteceu na Escola Municipal Margarida Siqueira, na Bomba do Hemetério, e foi acompanhada pelas gestoras das seis escolas envolvidas, representantes da comunidade, professores e diretores da Secretaria de Educação do Recife.

Além da Margarida Siqueira, o Qualiescola vai beneficiar as escolas municipais Nova Aurora (Bomba do Hemetério), Josefina Marinho (Alto José do Pinho), Luiz Lua Gonzaga (Bomba do Hemetério), Compositor Levino Ferreira (Alto José do Pinho) e Manuel Antônio de Freitas (Alto Santa Terezinha). Elas vão se juntar às escolas Célia Arraes e Dr. Rodolfo Aureliano, ambas situadas na Várzea, que já desenvolvem o mesmo projeto desde março deste ano, em parceria com a Companhia Industrial de Vidros (CIV), do grupo Cornélio Brennand. Nas duas unidades, o programa está beneficiando 921 estudantes e 20 professores.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, aquele ato representava a união do poder público e da iniciativa privada na luta por uma educação pública cada vez mais inclusiva e de qualidade. “As empresas aqui representadas demonstram que investir na responsabilidade social e tão importante quanto o lucro”, ressaltou, lembrando que já são oito as escolas municipais envolvidas com o Qualiescola.

Representando o prefeito João da Costa, o secretário fez questão de elogiar os professores, alunos e as escolas municipais pela evolução nas notas do último IDEB. Segundo Cláudio Duarte, com os investimentos que estão sendo feitos na qualificação e valorização dos educadores e estudantes, a tendência é a educação municipal melhorar ainda mais. “A partir desse projeto também vamos aumentar a abertura que a escola tem com a comunidade”, garantiu.

O presidente do IQE, Horácio Almendra, disse que a melhoria da qualidade da educação pública passa por um esforço coletivo unindo toda a sociedade. “Nossa democracia só será verdadeira quando garantirmos a igualdade de oportunidades para todos, o que só é possível através da educação”, argumentou. De acordo com o diretor do Instituto Walmart, Paulo Mindlin, a sua empresa já desenvolve diversas atividades sociais na Bomba do Hemetério, mas faltava uma presença maior na área educacional. “Com essa parceria, vamos avançar também nessa área”, garantiu.

Em nome do Laboratório EMS, Fernando Dubeux agradeceu a oportunidade de avançar na atuação social da sua empresa. “Quero aproveitar para reforçar que o secretário Cláudio Duarte vem desenvolvendo um bom trabalho na educação do Recife e sempre está aberto a parcerias com a iniciativa privada”, frisou.
O coordenador do Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania, que é desenvolvido pelo Instituto Walmart na Bomba do Hemetério, André Nascimento, e a representante do Orçamento Participativo no bairro, Marlene Santiago, também se pronunciaram durante a solenidade. A exemplo da coordenadora estadual do IQE, Iran de Fátima, e da diretora da Escola Margarida Siqueira, Verônica Vaz, eles elogiaram a parceria que estava sendo firmada, destacando a importância do Qualiescola para o futuro das crianças e jovens das escolas envolvidas.

Saiba mais - O Qualiescola funciona, promovendo oficinas de formação em língua portuguesa e matemática para os professores das unidades de ensino, com apoio de material pedagógico produzido pelo IQE. As oficinas serão ministradas por monitores especializados e vão ocorrer nas próprias escolas, uma vez por semana, a cada semestre letivo. Na rede municipal, a parceria terá duração de três anos.

O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula ficará a cargo de cada professor da rede municipal. No caso dos estudantes, eles passarão por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional.

Matérias Relacionadas
- Saúde do Recife promove palestra sobre acidentes com ciclistas e motociclistas no trânsito
- Moradores do Ibura comemoram 1º ano do polo do Academia da Cidade no bairro
- Prevenção de acidentes com motos e bicicletas no trânsito será tema de palestra
- Academia da Cidade do Ibura comemora primeiro ano de vida
- Saúde realiza caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR participa do IX Fórum de Tabagismo
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes
- Saúde promove caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR segue com atividades em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Secretaria de Saúde promove 2ª Semana da Família no Distrito Sanitário VI
- Prefeitura promove palestra sobre a dengue em Jardim São Paulo
- Mutirão da saúde realiza ação contra a dengue no bairro de San Martin
- João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial


Enviar    Imprimir