Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CSURB

MERCADO DE SÃO JOSÉ RECEBE AÇÃO DE LIMPEZA E MUTIRÃO DE SERVIÇOS
00:00 Sexta-feira, 3 de Setembro de 2010

Este ano, 14 mercados públicos da cidade já foram beneficiados com a iniciativa

Por Manuela Souza

O Mercado de São José recebeu, na manhã desta sexta-feira (03), um grande mutirão de serviços disponibilizados gratuitamente para a população que freqüenta diariamente aquele centro comercial. A iniciativa faz parte do programa anual de Descarte e Limpeza, uma ação integrada da Prefeitura do Recife e coordenada pela Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), com o objetivo de manter a higiene e melhorar a qualidade de vida dos permissionários e freqüentadores, assegurando condições adequadas de comercialização e higiene.

Durante toda a semana, locatários e funcionários do Mercado receberam orientações sobre o descarte regular e acondicionamento dos resíduos sólidos e a importância do descarte dos materiais que não são mais utilizados. Medidas que visam a evitar o acúmulo de lixo no interior dos boxes e a proliferação de insetos e roedores. Além disso, toda a área externa do mercado foi lavada com jatos de alta pressão e os espaços receberam os serviços de desratização e desinsetização. No entorno, também foram executadas podas de árvores, pinturas de meio fio, capinação e tapa-buracos.

Para o presidente da Csurb, Alexandre Sena, a comunidade também precisa fazer a sua parte, não só visitando os mercados, mas cuidando e preservando estes locais. “O objetivo da realização do Descarte e Limpeza nos mercados públicos do Recife é fazer uma intervenção educativa, buscando o envolvimento dos permissionários e da população para cuidar destes equipamentos, que são tão importantes para a economia e o abastecimento da Cidade”.

O mutirão de serviços acontece para sinalizar o término da limpeza realizada nas áreas interna e externa do centro comercial, e, desde cedo, a movimentação era grande no Mercado de São José. Muita gente entrou na fila para utilizar os serviços disponíveis nas áreas de saúde, beleza, educação ambiental e assistência social. A aposentada Venina Maria fez o teste de glicemia e ficou satisfeita com o mutirão. “Achei esse trabalho maravilhoso, me atenderam rápido e fui muito bem tratada. A Prefeitura está de parabéns”.

Agentes de saúde da Vigilância Ambiental deram orientações sobre o combate e a prevenção da leptospirose, filariose e dengue. Além disso, auxiliares de enfermagem ficaram encarregados de aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis, com a distribuição de preservativos. Também foram realizados esclarecimentos sobre o câncer de mama, útero, HPV e próstata. A população pode fazer uso dos serviços oferecidos no mutirão até as 15h.

Até o final do ano, o Descarte e Limpeza beneficiará 21 equipamentos, entre mercados e feiras livres da capital pernambucana. Promovida desde 2002, a Ação de Descarte e Limpeza é fruto de uma parceria com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Banco do Povo, Senac/Sindicato dos Ambulantes, Novety, Coordenadoria da Mulher, Iasc, Casa de Passagem, INSS e Emlurb. O próximo Descarte e Limpeza será realizado no mês de setembro, no Mercado de Nova Descoberta.

Matérias Relacionadas
- PCR promove seminário que discute políticas públicas para lésbicas e bissexuais
- Prefeitura divulga o “abre e fecha” do feriado de 7 de setembro
- Prefeitura do Recife realiza reunião com usuários do Geraldão
- Prefeito prestigia cravação da 1ª estaca do RioMar Shopping
- Prefeitura do Recife promove Feira de Agricultura Familiar no Marco Zero
- Procon-Recife registra mais de 270 queixas no mês agosto
- PCR e LBV promovem Mutirão de Cidadania
- Oficina discute relação da mídia com lésbicas e bissexuais
- PCR lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Estudantes iniciam corrida pelo meio ambiente
- Prefeitura promove oficina sobre relação da mídia com mulheres
- Gincana leva coleta seletiva para escolas municipais
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife
- Prefeitura lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa nesta quarta-feira
- PCR apoia Mutirão de Cidadania realizado pela LBV
- PCR realiza eleição dos novos conselheiros municipais de Meio Ambiente
- PCR promove licitação para restaurantes e prestadoras de serviços que atuarão no mezanino do edifício-sede
- Feiras das Mulheres e do Prodarte serão realizadas conjuntamente
- Programa Lição de Vida beneficia servidores municipais através de curso
- PCR apresenta nova área de alimentação e serviços do edifício-sede


Enviar    Imprimir