Saúde     Pescadores de Brasília Teimosa recebem orientações sobre câncer de boca e de pele Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Saúde

PESCADORES DE BRASÍLIA TEIMOSA RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CÂNCER DE BOCA E DE PELE
00:00 Sexta-feira, 3 de Setembro de 2010

Ivanildo Francisco
II Mostra em Saúde na comunidade de Brasília Teimosa
Ivanildo Francisco
Ação aconteceu na manhã desta sexta-feira

Na ocasião foram realizados vários exames, além da testagem de glicose e aferição da pressão arterial

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (03), a II Mostra em Saúde, na comunidade de Brasília Teimosa, bairro do Pina, Zona Sul do Recife. A mobilização foi feita com os profissionais do Distrito Sanitário VI e aconteceu na área externa da Associação de Pescadores da comunidade, além das dependências da Unidade de Saúde da Família Djalma de Holanda Cavalcante, localizada próxima à Associação.

O foco da segunda edição da mostra foi a prevenção do câncer de boca e de pele. De acordo com as médicas da unidade de saúde, Renata Paranhos e Luciana Avelino, a iniciativa de realizar a ação com os pescadores se deu em virtude da radiação solar a que eles estão expostos e também da necessidade de buscarem informações e tratamento regular nos serviços de saúde. “Tendo em vista estas dificuldades, aproveitamos o espaço aqui da associação para orientar estes pescadores sobre os riscos da exposição solar que acarreta, em especial, no caso deles, ao desenvolvimento do câncer de pele e de boca”, explica Renata Paranhos.

O grupo de pescadores, formado por, aproximadamente, 50 pessoas, observou atentamente às orientações dadas pelos profissionais. Foi o caso de dona Edileusa do Nascimento, de 54 anos. Há meio século, ela acorda cedinho, por volta das 4h da manhã, e segue em sua humilde embarcação pelas águas do Recife à procura de sua subsistência. “Há cinquenta anos eu vivo do mar. Tomo muito sol. A mistura do sol e do sal da água já rachou os meus pés. Isso significa que eu preciso me cuidar mais. E essa ação dos médicos aqui na nossa associação é muito importante”, disse. Além de examinar a pele no posto de saúde, dona Edileusa também verificou o nível de açúcar no sangue e aferiu a pressão. “Estou ótima”, comemorou.

Estiveram presentes cerca de 20 profissionais, entre dermatologistas, dentistas, técnicos de saúde bucal e nutricionistas que, além dos esclarecimentos oferecidos, também ensinaram aos pescadores como eles mesmos podem identificar algum sinal da doença. A mobilização também contou com a participação do Núcleo de Apoio de Saúde da Família – NASF, que falou sobre alimentação saudável.

Saiba mais - O câncer de pele pode aparecer em diversas áreas do corpo, inclusive no couro cabeludo. Vários são os sinais e sintomas que servem de alerta para a possibilidade de alguém apresentar esta doença. São eles: pessoas com familiares que já tiveram a enfermidade, indivíduos de pele clara, olhos azuis ou verdes, cabelos loiros ou ruivos, pessoas que se expõem constantemente a raios X, ultravioleta e arsênico.

Já o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral. O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O principal sintoma deste tipo de enfermidade é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana.

- Programa Saúde na Escola entrega mais 173 óculos aos alunos da rede
- Saúde encerra Recicladescoberta com atividades educativas
- Saúde promove ação de prevenção para pescadores de Brasília Teimosa
- Vigilância Ambiental promove sensibilização da Saúde no Aníbal Bruno