Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

TERMINAL MARÍTIMO RECEBE 1ª FEIRA ESTADUAL DE AGRICULTURA FAMILIAR
17:24 Sábado, 4 de Setembro de 2010

O objetivo da feira é expor a grande diversidade e o verdadeiro valor do que é produzido por milhares de famílias no nosso Estado

Pablo Ravel

Alimento barato e saudável,  hortaliças, artesanatos em palha, tecidos e até conchas marinhas. Tudo isso pode ser encontrado na 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que teve inicio nesta sexta-feira (03), no Terminal Marítimo Passageiros (Armazém 12), e segue até domingo (05). O evento conta com o apoio da Prefeitura do Recife, e é promovido pelo Instituto Cidadania do Nordeste (ICN), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta sexta-feira (03), e contou com apresentações musicais, com a exibição de um vídeo, além de um espaço de leitura e brincadeiras reservado para as crianças. A feira conta com 180 estandes para exposição e comercialização de produtos agroecológicos, artesanais e gastronômicos produzidos por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma
agrária, apoiados pelo Governo Federal, governos estaduais e municipais, movimentos sociais, ONGs e demais atores e atrizes que desenvolvem ações com a Agricultura Familiar.

A primeira Feira de Agricultura Familiar e Reforma Agrária tem como objetivo expor a grande diversidade e o verdadeiro valor do que é produzido por milhares de famílias no nosso estado, sem ter que pagar caro por isso. Alimento de qualidade nas mãos do consumidor pernambucano. Devemos sempre focar nossos esforços no trabalho de apoio a comercialização desses produtos da agricultura familiar, afirmou o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adelson Freitas
Araújo, que disse ainda. Espero que esta seja a primeira de tantas outras feiras, ressaltou Adelson.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE) conta com um estande no evento. Lá estão sendo divulgadas as ações da Gerência de Educação Alimentar e Consumo que envolvem a compra de produtos da agricultura familiar, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Prefeitura adquire parte da produção familiar hortifrutigranjeira dos municípios de Bonito, Orocó, Amaraji, Pombos, Camocim de São Félix e Cabo de Santo Agostinho e os destina às entidades socioassistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e ao Banco de Alimentos, que abastece a cozinha comunitária, creches, escolas e hospitais municipais. A compra e distribuição para os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional garantem a sustentabilidade da agricultura familiar.

É muito importante que haja este espaço, onde podemos apresentar e mostrar um pouco para sociedade como funciona a agricultura familiar e seus impactos socio-econômicos, afirmou a gerente de Segurança Alimentar da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), Hilda Torres, que disse ainda. O segmento vem crescendo bastante no país, através dos programas e projetos direcionados tanto para o pequeno agricultor, como para a economia local, finalizou Hilda.

O evento conta ainda com uma praça de alimentação, dez barracas e dois carros de lanche. Todos os empreendedores envolvidos com a comercialização de comidas e bebidas são cadastrados no Programa de Estruturação do Comércio Popular da Prefeitura (PECPop).

Serviço:
I Feira Estadual de Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Pernambuco
Quando: de 3 a 5 de setembro
Onde: Terminal Marítimo do Marco Zero (Recife Antigo)
Horário: 8h às 22h (sexta e sábado) / 8h às 19h (domingo)
Entrada: gratuita
Matérias Relacionadas
- PCR participa de operação da SDS no bairro da Boa Vista
- Prefeito João Costa reúne parceiros para discutir proposta de requalificação do Centro
- Prefeito assina ordem de serviço para contenção em Casa Amarela
- Feira traz alimentos orgânicos para a população
- Prefeitura realiza almoço de apresentação dos homenageados do Carnaval 2011
- Mercado de São José recebe ação de limpeza e mutirão de serviços
- PCR promove seminário que discute políticas públicas para lésbicas e bissexuais
- Prefeitura divulga o “abre e fecha” do feriado de 7 de setembro
- Prefeitura do Recife realiza reunião com usuários do Geraldão
- Prefeito prestigia cravação da 1ª estaca do RioMar Shopping
- Prefeitura do Recife promove Feira de Agricultura Familiar no Marco Zero
- Procon-Recife registra mais de 270 queixas no mês agosto
- PCR e LBV promovem Mutirão de Cidadania
- Oficina discute relação da mídia com lésbicas e bissexuais
- PCR lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Estudantes iniciam corrida pelo meio ambiente
- Prefeitura promove oficina sobre relação da mídia com mulheres
- Gincana leva coleta seletiva para escolas municipais
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife
- Prefeitura lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa nesta quarta-feira


Enviar    Imprimir