Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

420 ESTUDANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE PARTICIPAM DE DESFILE EM HOMENAGEM AO DIA DA INDEPENDÊNCIA
14:16 Terça-feira, 7 de Setembro de 2010

A alta temperatura não intimidou os alunos que, de farda nova, representaram com satisfação as escolas da Prefeitura

Por Marcos da Silva


Nem mesmo o forte calor de 27° C que fez na manhã desta terça-feira (7), afastou as cerca de dez mil pessoas de toda a região metropolitana do Recife - que estiveram na avenida Cruz Cabugá, bairro de Santo Amaro, centro da cidade – para assistir ao desfile em comemoração aos 188 anos da independência do Brasil.

Quatrocentos e vinte alunos, de diversos colégios da rede municipal de ensino, saíram por volta das 10h, da concentração entre as ruas Coelho Leite e Cruz Cabugá - e desfilaram exibindo seus novos fardamentos - pelo percurso que vai da avenida Cruz Cabugá – passando pelo cruzamento com a avenida Mário Melo, onde estava instalado o palanque oficial, em que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e autoridades assistiram ao evento - e rua do Hospício, com dispersão na rua Princesa Isabel.

“Adquirimos novos fardamentos para as bandas e um pelotão de bandeiras, que não tínhamos. Eles (as crianças e adolescentes) se preparam o ano todo. Além disso, participam da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras e fazem aula de música teórica e prática”, revela Marcos Galdino, coordenador de bandas e fanfarras da Secretaria de Educação do Recife.

“Desde maio que ensaiamos exaustivamente duas horas por dia para a apresentação de hoje. É cansativo desfilar no calor, mas vale a pena. Estou adorando
”, disse Érika Silva, 18 anos, aluna da Escola Nadir Colasso, da Macaxeira.

As 12 escolas administradas pela Prefeitura do Recife, que representaram o município no desfile deste 7 de setembro foram:  Antonio Farias Filho, de San Martin; Dom Bosco, de Jardim São Paulo; Paulo VI, da Linha do Tiro; Nadir Colasso, da Macaxeira; Maria Sampaio Lucena, do Ibura; Paulo Leivas Macalão, do Alto José Bonifácio; Profª Maria da Paz Brandão, do Tejipió; João XXIII, da Iputinga; Casa dos Ferroviários, da Imbiribeira; Balbina Menelau, do Jardim São Paulo; Florestan Fernandes, do Ibura e Nilo Pereira, de Casa Amarela.

Bairro Escola - Uma das novidades lançadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, este ano é o Programa Bairro Escola, que desde maio passou a coordenar as atividades dos quatro outros projetos já existentes no município e que antes dele eram descentralizadas. São eles: Escola Aberta, Mais Educação, Animação Cultural e Atividades.

Começamos com quatro escolas, mas a meta é que,  até o final do ano, mais 12 escolas participem. Duas por RPA” (região político-administrativa), comenta Telma Lucena, coordenadora do Programa Bairro Escola. “A Secretaria criou a Formação Continuada de Profissionais de Educação para melhorar o nível do aprendizado dos nossos alunos. Com isso, aumentamos o índice no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2009. Trinta e duas instituições ficaram acima da média”, comemora Telma Lucena.

A média nacional do Ideb 2009 é 4,6. As campeãs foram a escolas municipais Aderbal Galvão, do Vasco da Gama, com média 5,7; Maurício de Nassau, de Casa Amarela, com 5,5 e Futuro Feliz, do Ibura, com 5,3.

Serviço:
Veja outros índices das escolas municipais no Ideb 2009.

Confira galeria de fotos no Flickr

Matérias Relacionadas
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente brincando
- Terminal marítimo recebe 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar
- PCR participa de operação da SDS no bairro da Boa Vista
- Prefeito João Costa reúne parceiros para discutir proposta de requalificação do Centro
- Prefeito assina ordem de serviço para contenção em Casa Amarela
- Feira traz alimentos orgânicos para a população
- Prefeitura realiza almoço de apresentação dos homenageados do Carnaval 2011
- Mercado de São José recebe ação de limpeza e mutirão de serviços
- PCR promove seminário que discute políticas públicas para lésbicas e bissexuais
- Prefeitura divulga o “abre e fecha” do feriado de 7 de setembro
- Prefeitura do Recife realiza reunião com usuários do Geraldão
- Prefeito prestigia cravação da 1ª estaca do RioMar Shopping
- Prefeitura do Recife promove Feira de Agricultura Familiar no Marco Zero
- Procon-Recife registra mais de 270 queixas no mês agosto
- PCR e LBV promovem Mutirão de Cidadania
- Oficina discute relação da mídia com lésbicas e bissexuais
- PCR lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Estudantes iniciam corrida pelo meio ambiente
- Prefeitura promove oficina sobre relação da mídia com mulheres
- Gincana leva coleta seletiva para escolas municipais


Enviar    Imprimir