Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Serviços Públicos

MERCADO DE SÃO JOSÉ COMEMORA ANIVERSÁRIO
13:31 Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

Os 135 anos do tradicional centro de comércio popular foram comemorados em meio a todas as crenças

Por Manuela Souza

O Mercado mais tradicional do Recife acaba de completar 135 anos de existência e, para comemorar a data, uma grande festa foi realizada, na manhã desta segunda-feira (13), no pátio de entrada do centro de comércio. Uma série de atividades comemorativas foram realizadas e a população compareceu em peso para celebrar a data do mais querido mercado da cidade.

A programação teve início às 9h, com uma lavagem de água de cheiro e defumação, realizada por uma mãe de santo, onde toda a área interna e externa do centro comercial foi abençoada. Após a bênção dos orixás, um trio pé de serra fez a festa dos permissionários e animou, ao som do forró, todos os que estavam presentes na comemoração. Representando o prefeito João da Costa, a secretária de Serviços Públicos, Isabel Viana, falou da importância daquele mercado. “Hoje, nós não estamos apenas comemorando os 135 anos do Mercado de São José, mas cada ano que aqui se passou. Comemoramos a iniciativa dos idealizadores deste centro comercial e o cuidado que a gestão tem depositado não só aqui, mas em todos os mercados públicos”.

Permissionária mais antiga do mercado, Neusa da Rocha Melo garante que não consegue ficar um dia sem ir trabalhar. A comerciante vende produtos de palha e MDF e já está no São José há 49 anos. “Sou apaixonada por esse mercado e não consigo mais ficar em casa. Trabalho até nos feriados. Aqui foi a minha grande faculdade e eu aprendi de tudo”.

Um culto ecumênico deu continuidade à programação religiosa da festa e a cantora Woleide Dantas emprestou a sua voz e entoou o parabéns para o tradicional corte do bolo. “É com alegria que comemoramos mais um ano do Mercado de São José, que tem uma importância muito forte na história da nossa Cidade. Temos a preocupação de cuidar deste equipamento, garantir as diversas manifestações culturais e manter viva a história do Recife”, disse o Presidente da Csurb, Alexandre Sena.

Estavam presentes na comemoração de 135 anos do Mercado de São José o presidente da Emlurb, Carlos Muniz; o comandante da Guarda Municipal, Ednaldo Gomes; além de representantes da CTTU e Csurb.

Histórico - Primeiro mercado público do Brasil, o Mercado de São José foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1875, no antigo Largo da Ribeira do Peixe. Inspirado no Mercado de Grenelle de Paris, passou por modificações executadas por Louis Vauthier, arquiteto francês trazido pelo Conde da Boa Vista, também responsável pela construção do Teatro de Santa Isabel. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Mercado é mais que um raro exemplar da arquitetura típica do ferro no século XIX, é a cara do Recife. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado polo de atração turística, além de ser ponto tradicional do comércio de pescado. Formado por dois pavilhões, atualmente funcionam no mercado 545 boxes.

/MAIS FOTOS, AQUI

Matérias Relacionadas
- PCR garante sucesso da 9ª Parada da Diversidade de Pernambuco
- Ações de manutenção trazem melhorias ao Bairro do Recife
- Mercado de São José comemora 135 anos de existência
- Escola de Gestão Pública inicia cursos de atendimento para órgãos municipais
- Prefeito apresenta proposta de requalificação do Centro a parceiros do Bairro da Boa Vista
- Telecentros facilitam votação do OP pela Internet
- Caravana da Secretaria da Mulher visita as RPAs e discute políticas públicas
- João da Costa lança votação do Ciclo do OP pela internet
- Prefeito conversa com representantes de associações e entidades dos bairros de Santo Antônio e São José
- João da Costa lança Recife em Ação 2010
- Técnicas da Secretaria Especial da Mulher visitam as RPAs
- João da Costa assina ordem de serviço de contenção de encosta na Zona Norte
- PCR apresenta proposta de requalificação do Centro a parceiros do Bairro do Recife
- Prefeito João da Costa lança Recife em Ação 2010
- Prefeito João da Costa entrega Praça do Entroncamento requalificada
- Prefeito João Costa reúne parceiros para discutir proposta de requalificação do Centro
- PCR divulga programação do SPA das Artes 2010 em coletiva
- 420 estudantes das escolas municipais do Recife participam de desfile em homenagem ao dia da Independência
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente brincando
- Terminal marítimo recebe 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar


Enviar    Imprimir