Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR GARANTE SUCESSO DA 9ª PARADA DA DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
10:49 Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

Cores, trios elétricos e manifestações contra a homofobia tomaram conta da Avenida Boa Viagem

Por Márcia Vanderlei e Priscyla Lôbo

A irreverência e a luta pela visibilidade dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais marcaram a 9ª Parada da Diversidade de Pernambuco, neste domingo (12). No evento, cerca de 80 mil pessoas tomaram a Avenida Boa Viagem, onde desfilaram cores, trios elétricos e manifestações de afirmação do segmento LGBT. A Parada, realizada anualmente, é uma realização do Fórum LGBT de Pernambuco, patrocinado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado.

Com o objetivo de destacar o Projeto de Lei nº 122/2006, que criminaliza atitudes homofóbicas, o tema escolhido para a edição deste ano foi “Direitos: queremos inteiro, não pela metade!”. “Os direitos são universais, invioláveis e inalienáveis, e é por esse motivo que eles devem ser garantidos a todos, integralmente. Estou muito feliz, pois a Prefeitura do Recife garante o compromisso assumido de apoiar e promover ações voltadas para o combate à homofobia”, destacou a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

Sendo uma Cidade conhecida pela sua diversidade, tanto cultural quanto de gênero, Recife foi a primeira capital do País a ter uma gerência específica para a livre orientação sexual. “A PCR sempre teve o compromisso com o segmento, com as políticas públicas em todas as suas vertentes. Hoje, estamos reafirmando tudo que já vem sendo feito pela luta do movimento LGBT”, disse Rivânia Rodrigues, titular da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos).

Pelo segundo ano consecutivo saindo na Avenida Boa Viagem, a Parada da Diversidade é uma grande conquista para o segmento. “O preconceito das pessoas, inclusive dos moradores de Boa Viagem, nos dá ainda mais vontade de realizar a Parada, de estar aqui combatendo o preconceito com uma festa bonita como a de hoje”, disse o coordenador do Fórum LGBT de Pernambuco, Thiago Rocha. “A intenção é dar maior visibilidade ao segmento, por isso, a importância de todos os anos marcarmos presença e lutarmos pelos nossos direitos, como o direito à pensão, ao casamento, ao plano de saúde, de constituir família e o direito de vivermos livres”, acrescentou.

Para a contadora Gabriela Braga, a Parada deste ano foi muito bonita e organizada. “Observei vários serviços que foram disponibilizados para os presentes. O fato de ter várias pessoas prestigiando o evento, inclusive famílias reunidas, me deixou muito feliz, pois é importante que as crianças já cresçam respeitando e sabendo o direito de todos”, pontuou. Já para o relações públicas Wellington Pastor, a passeata é um ato político muito importante para o movimento. “Além do papel de divertir, o evento pretende mostrar o que os LGBTs querem. É uma forma de dialogar com a sociedade e o poder público para termos nossas conquistas”, afirmou.

Serviços - Alguns órgãos estavam presentes para garantir tranqüilidade e segurança aos participantes da 9ª Parada. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) monitorou o local desde às 6h, bloqueando mais de dois quilômetro da Avenida Boa Viagem, além de trechos das ruas transversais ao longo do corredor. Os agentes estiveram presentes no local guiando e orientando os motoristas sobre as rotas alternativas. Cerca de 140 profissionais da Dircon permaneceram a postos até o fim da Parada. garantindo o controle da ocupação do espaço de todo o desfile, fiscalizando propaganda irregular.

Informações sobre doenças sexualmente transmissíveis ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, que estava presente com 30 profissionais promovendo e distribuindo preservativos, sachês de gel lubrificante, porta-camisinhas, porta-celulares e materiais educativos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve de prontidão durante todo o percurso da parada. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) garantiu a limpeza ao final da parada.

/MAIS FOTOS, AQUI

Matérias Relacionadas
- Mercado de São José comemora aniversário
- Ações de manutenção trazem melhorias ao Bairro do Recife
- Mercado de São José comemora 135 anos de existência
- Escola de Gestão Pública inicia cursos de atendimento para órgãos municipais
- Prefeito apresenta proposta de requalificação do Centro a parceiros do Bairro da Boa Vista
- Telecentros facilitam votação do OP pela Internet
- Caravana da Secretaria da Mulher visita as RPAs e discute políticas públicas
- João da Costa lança votação do Ciclo do OP pela internet
- Prefeito conversa com representantes de associações e entidades dos bairros de Santo Antônio e São José
- João da Costa lança Recife em Ação 2010
- Técnicas da Secretaria Especial da Mulher visitam as RPAs
- João da Costa assina ordem de serviço de contenção de encosta na Zona Norte
- PCR apresenta proposta de requalificação do Centro a parceiros do Bairro do Recife
- Prefeito João da Costa lança Recife em Ação 2010
- Prefeito João da Costa entrega Praça do Entroncamento requalificada
- Prefeito João Costa reúne parceiros para discutir proposta de requalificação do Centro
- PCR divulga programação do SPA das Artes 2010 em coletiva
- 420 estudantes das escolas municipais do Recife participam de desfile em homenagem ao dia da Independência
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente brincando
- Terminal marítimo recebe 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar


Enviar    Imprimir