Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITO EMPOSSA NOVOS DELEGADOS TEMÁTICOS DO OP
09:13 Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010

Os 810 representantes eleitos em plenárias temáticas acompanharão as políticas públicas em 14 segmentos do Orçamento Participativo

Por Juliano Muta

Um novo ciclo de participação popular foi iniciado na noite desta terça-feira (14), com a posse dos novos delegados temáticos do Orçamento Participativo (OP) 2010, presidida pelo prefeito João da Costa, em cerimônia realizada no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Na oportunidade, 810 representantes eleitos durante as plenárias temáticas, que este ano tiveram a participação de 13.164 pessoas, foram incumbidos de fiscalizar e acompanhar os investimentos municipais em 14 segmentos pré-definidos pela gestão. “Essa posse reafirma nosso compromisso com a participação popular. O OP é um instrumento de cidadania do povo da cidade do Recife e tem credibilidade porque foi construído no dia a dia, ao longo desses 10 anos”, destacou João da Costa.

Diferente dos delegados regionais, que acompanham o trabalho do Orçamento Participativo em cada microrregião do Recife, os delegados temáticos fiscalizam os investimentos e ações executadas em cada uma de suas áreas. São elas: Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Meio Ambiente, Pessoa Idosa, LGBT, Mulher, Saúde, Negros e Negras, Juventude, Educação, Direitos Humanos, Cultura e Turismo.

Para o coordenador do OP, Augusto Miranda, os novos delegados têm a missão de manter o nível de consciência política e de participação que se consolidou ao longo dos anos através do OP. “A cidade do Recife tem aprendido com o Orçamento Participativo. O compromisso de cada um que está aqui é o de construir o processo de decisão democrática, fazendo do OP do Recife o maior do Brasil”, afirmou.

Com a experiência de um veterano no Orçamento Participativo, José Cleto renovou seu mandato como delegado de Cultura e aproveitou a sua saudação para dar conselhos aos novos representantes. “Ser delegado do OP foi uma faculdade. Eu aprendi a exercer minha cidadania. Todos que estão aqui devem exercitar a participação, pois as transformações sociais da cidade serão feitas através desses fóruns”, disse.

A solenidade de posse dos novos delegados foi aberta por uma apresentação dos passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges e contou com a presença dos secretários municipais Rejane Pereira (Especial da Mulher), Niedja Queiroz (Assistência Social e presidente do Iasc), Evelyne Labanca (Especial de Gestão e Planejamento), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Renato L (Cultura), Eduardo Granja (Especial da Juventude e presidente do Geraldão) além do presidente da Emprel, Wellington Batista; da Csurb, Alexandre Sena, e da coordenadora de articulação intersetorial do OP, Rosana Soares

Matérias Relacionadas
- PCR empossa delegados temáticos do OP
- Prefeito João da Costa lança votação do Ciclo do OP pela internet
- Orçamento Participativo do Recife encerra Plenárias Regionais do Ciclo 2010
- Plenária Temática de Meio Ambiente mobiliza população no Terminal Marítimo
- Plenária da Pessoa com Deficiência mobiliza população no Terminal Marítimo
- Donativos recolhidos no OP Mulher são entregues às vítimas das chuvas
- PCR realiza plenária regional do OP Criança na Escola Dom Bosco
- PCR promove 3ª plenária regional do Orçamento Participativo da Criança
- Plenária Temática de Cultura mobiliza população no Terminal Marítimo
- Cultura é o mote da Plenária Temática do OP Recife desta segunda (26)
- Juventude do Recife celebra cidadania e participação na Plenária Temática do OP
- Temática de Direitos Humanos do OP define ações prioritárias para o Recife
- Plenária Temática do OP Educação reúne mais de 900 pessoas
- PCR realiza Plenária Temática de Direitos Humanos nesta sexta (23)
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Plenária Temática de Negras e Negros do OP definem ações prioritárias para o segmento
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife


Enviar    Imprimir