Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE COMEMORA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
12:03 Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010

Atividades que acontecem em diversos bairros da Cidade vão reforçar a importância do uso do cinto de segurança e dos equipamentos de proteção para as crianças nos automóveis

A Prefeitura do Recife abre, neste sábado (18), a Semana Nacional de Trânsito de 2010, que acontece de 18 a 25 de setembro. A abertura do evento, que tem com o tema deste ano “Cinto de segurança e cadeirinha”, será às 9h, no Parque da Jaqueira. Na programação, blitzes no trânsito com arte-educadores, distribuição de material informativo, entrega de brindes e a promoção de um grande passeio ciclístico percorrendo ruas e avenidas dos bairros de Boa Viagem e do Pina.

Coordenadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), as ações da Semana têm como parceiras a Secretaria Municipal de Saúde – por meio do Centro Especializado em Saúde do Trabalhador do Recife (Cest), a Fundação de Cultura Cidade do Recife e a Seguradora Porto Seguro. A escolha da temática de 2010 foi feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que procurou provocar reflexões e discussões que conscientizem a população sobre a necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequados às crianças menores que sete anos.

Blitz - Doze arte-educadores estarão nas vias de diversos bairros da Cidade durante toda a semana realizando um trabalho de conscientização dos motoristas e pais ou responsáveis. Os integrantes irão abordar a necessidade da utilização dos equipamentos de segurança para as crianças (bebê conforto, cadeirinha e o assento de elevação) e do cinto de segurança. Os dispositivos passaram a ser obrigatórios nos automóveis desde o último dia 1º, segundo a norma do órgão nacional de trânsito (Resolução 277/2008 do Contran).

Serão quatro equipes, cada uma com três pessoas, promovendo a orientação junto aos condutores. Agentes de trânsito da CTTU darão apoio às blitzes. Caberá aos arte-educadores a entrega de material informativo. No sábado da abertura, os grupos vão estar na Jaqueira, e no domingo (19), nas proximidades do 2º Jardim, em Boa Viagem. Já durante a semana a intenção é chamar a atenção dos condutores em corredores onde estão alguns colégios da Cidade, como na Avenida Rosa e Silva, e na Rui Barbosa.

Programação - Na segunda-feira (20), as equipes estarão na Avenida Rui Barbosa, nas Graças; na terça (21), a atividade acontece na Avenida Antônio de Góes, em Boa Viagem ; quarta (22) a ação irá focar nos condutores que estiveram passando pela Avenida Caxangá, na Madalena; quinta (23) será a vez da Praça Francisco Pessoa de Queiroz, em Casa Forte; e na sexta-feira (24), os arte-educadores estarão na altura da Praça do Parque Amorim.

Passeio Ciclístico – Para fechar a programação da Semana, a Prefeitura irá realizar um grande passeio ciclístico na Zona Sul do Recife, no sábado (25). A concentração será na Avenida Boa Viagem, na altura do 2º Jardim, a partir das 8h e com saída às 9h da manhã. Quem quiser participar da atividade basta trocar um quilo de alimento não-perecível pela camisa do evento. As inscrições para o passeio acontecem da segunda (20) até a sexta-feira (24), das 9h às 13h, em dois pontos: no edifício-sede da PCR (Cais do Apolo) e na Gerência de Educação para o Trânsito da CTTU (Rua Frei Cassimiro, n 91, Santo Amaro).

Do dia do passeio, serão distribuídas 300 garrafas squeeze para os primeiros inscritos a chegarem ao local. Para estimular a participação dos ciclistas de toda a Cidade, antes do início do passeio, três bicicletas doadas pela empresa parceira da PCR na Semana serão presenteadas aos donos das bikes mais enfeitadas ou exóticas. As bicicletas contempladas serão escolhidas através de votação dos próprios participantes.

Durante a atividade, a Frevioca da PCR, acompanhada por uma orquestra de frevo, irá animar o público no local. Do 2º Jardim, os integrantes do passeio seguiram pela Avenida Boa Viagem, Avenida Antônio de Góes, Rua Marcelo de Brito, Avenida Herculano Bandeira, Avenida Domingos Ferreira, Rua Artur Muniz, e retornando ao ponto de partida. A previsão é encerrar o trajeto por volta das 12h30.

Mais informações - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a não utilização do cinto de segurança está entre os cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito. Estudos feitos em 2008 pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBTO) apontaram que 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros dos veículos utilizam o cinto de segurança. O mesmo levantamento registrou que no banco traseiro esse índice é de apenas 11%. Já segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os acidentes de trânsito representam a principal causa de mortes de crianças com idade entre 1 e 14 anos no Brasil.

Matérias Relacionadas
- Passeios Ciclísticos receberá apoio da CTTU neste sábado (18)
- CTTU monitora trânsito para Encontro de Fanfarras e Bandas
- CTTU monitora trânsito para jogo na Ilha
- CTTU monitora trânsito para corrida no Recife
- CTTU interdita vias para realização da Parada da Diversidade em Boa Viagem
- Brasileiro Série B: CTTU monitora trânsito para jogo nos Aflitos
- CTTU monitora passeata pela Paz no bairro do Ipsep
- Ilha do Retiro: CTTU monitora trânsito para jogo Sport X Brasiliense
- CTTU apoia realização da Copa da Independência de Ciclismo
- Corrida dos Correios receberá apoio da CTTU neste domingo (05)
- CTTU monitora trânsito para jogo no Arruda
- Desfiles Cívicos em Casa Amarela serão monitorados pela CTTU
- CTTU divulga esquema de trânsito para o 7 de Setembro
- Rua é interditada para montagem de estrutura para Desfile Cívico
- Desfiles cívicos terão apoio da CTTU
- CTTU monitora trânsito para jogo nos Aflitos
- CTTU monitora trânsito para jogo na Ilha
- CTTU muda trânsito no Bairro do Recife
- CTTU monitora trânsito para jogo nos Aflitos
- CTTU monitora trânsito durante jogo do Sport na Ilha


Enviar    Imprimir