Atalhos de navegação:

    Saúde     Mutirão oftalmológico vai atender a 213 alunos de quatro escolas municipais Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO VAI ATENDER A 213 ALUNOS DE QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS
11:32 Domingo, 19 de Setembro de 2010


A Prefeitura do Recife promove, na próxima segunda-feira (20), das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Escola Municipal Professor Nilo Pereira (Estrada do Arraial, 4900, Casa Amarela - RPA 03), o 13º Mutirão Oftalmológico do Projeto Olhar Recife, dentro das ações do programa municipal Saúde na Escola.

A iniciativa é das secretarias municipais de Saúde e Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação Altino Ventura – FAV. A ação visa identificar nos estudantes da rede, entre seis e 16 anos, problemas de visão que possam prejudicar o bom desempenho escolar, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros.

Vão participar do mutirão de segunda-feira, 213 estudantes das escolas Professor Nilo Pereira (RPA 03), Maurício de Nassau (RPA 03), Mundo Esperança (RPA 03) e Professor José Soares da Silva (RPA 03). As consultas serão realizadas por oftalmologistas da FAV, com apoio de voluntários. Já o fornecimento gratuito de óculos, quando prescritos, será feito pela Secretaria de Saúde do Recife.

A gerente de Serviços da Diretoria de Ações Educacionais Complementares (DAEC), Elusa Barros, explica que os alunos que apresentarem distúrbios mais graves, como pressão ocular alterada e estrabismo, serão encaminhados para tratamento específico na sede da Fundação, no bairro da Boa Vista. “Para identificar os pacientes que passarão pelos exames, os professores e professoras foram treinados para realizar uma triagem inicial em cada escola envolvida”, ressalta Elusa.

Os mutirões oftalmológicos do Projeto Olhar Recife tiveram início no dia 17 de março e vão prosseguir, sempre às segundas-feiras, numa escola-polo diferente, atendendo, em média, de 200 a 250 alunos de quatro a seis unidades de ensino. Até o momento as ações envolveram 61 escolas, com a triagem de 16.978 estudantes. Desse total, 2.782 foram encaminhados para consulta; 1.663 foram examinados nos mutirões já realizados, com a prescrição de 462 óculos e 208 encaminhamentos para tratamentos específicos. Até o dia 15 de setembro 316 óculos tinham sido entregues dentro do programa. 

A previsão da PCR é promover, até o final do ano, 27.585 triagens e 8.275 exames oftalmológicos, envolvendo alunos de 72 escolas municipais. A estimativa é que sejam distribuídos, no mesmo período, cerca de 500 óculos de grau entre as crianças e jovens participantes.

Retomada - O Projeto Olhar Recife significa uma retomada da PCR das ações do Projeto Escola, que foi criado em 2005 e envolvia apenas a Secretaria de Educação e a Fundação Altino Ventura (FAV), realizando um mutirão a cada mês. Entre 2005 e 2009, passaram pela triagem nas escolas um total de 32.686 estudantes, com a realização de exames em 3.790 alunos e fornecimento de 517 óculos. “Na comparação entre os dois, nós vemos que o Olhar Recife é bem mais amplo, pois atende, pelo menos, a 200 crianças por semana, enquanto o Projeto Escola examinava apenas 100 alunos por mês”, ressalta Elusa Barros.
 
Serviço:
13º Mutirão Oftalmológico
Data: 20/09/2010
Horário: 8 às 17h
Local: E.M. Professor Nilo Pereira (Estrada do Arraial, 4900, Casa Amarela - RPA 03)
Unidades educacionais participantes: E.M. Professor Nilo Pereira (RPA 03), E.M. Maurício de Nassau (RPA 03), E.M Mundo Esperança (RPA 03) e E.M. Professor José Soares da Silva (RPA 03).

Matérias Relacionadas
- Saúde inicia reforma do SPA da Policlínica Agamenon Magalhães
- Conjunto Habitacional Zeferino Agra é beneficiado com Feira de Serviços
- Trabalhadores da Construção Civil participam de seminário promovido pela Secretaria de Saúde
- Serviço médico domiciliar é ampliado para as Zonas Norte e Noroeste do Recife
- Prefeitura do Recife amplia atendimento domiciliar de saúde
- Saúde promove seminário para trabalhadores da Construção Civil
- Secretaria de Saúde promove mutirão no Conjunto Habitacional Zeferino Agra
- Agentes de Saúde são capacitados sobre necessidades de pessoas com deficiência
- Agentes de Saúde Comunitários recebem capacitação
- Saúde capacita ACS para identificar pessoas com deficiência
- Saúde promove capacitação para iniciar programa Amiga do Peito
- Profissionais de Saúde do NE discutem no Recife questões relacionadas às DST e AIDS na Região
- Servidores do Distrito Sanitário III contam com nova sede
- Saúde alerta população sobre venda clandestina de carne em mercados
- Prefeitura capacita profissionais sobre prevenção ao câncer de mama
- Recife discute DST e Aids durante Macro Nordeste
- Feira de artesanato marca o encerramento do Recicladescoberta
- Pescadores de Brasília Teimosa recebem orientações sobre câncer de boca e de pele
- Programa Saúde na Escola entrega mais 173 óculos aos alunos da rede
- Saúde encerra Recicladescoberta com atividades educativas


Enviar    Imprimir