Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

FÓRUM DE ENVELHECIMENTO ATIVO DISCUTE ESPORTE E LAZER
00:00 Terça-feira, 21 de Setembro de 2010

Cerca de 400 pessoas participaram de atividades com dança e música

Por Vanessa Beltrão

Esporte e Lazer foi o tema abordado, nesta terça-feira (21), durante o III Ciclo de Palestra do Fórum de Envelhecimento Ativo, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Ao todo, 400 pessoas estiveram presentes no evento que reuniu dança, música, atividades físicas e ainda uma homenagem aos 135 anos do Mercado de São José.

Segundo a gerente da pessoa idosa da Prefeitura do Recife, Kylvia Ferreira, o objetivo do Fórum do Envelhecimento Ativo é trazer para o idoso questões atuais e fazer com que eles divulguem o conhecimento nas suas comunidades. “Outro objetivo é disseminar e inserir a temática do envelhecimento para os estudantes e também profissionais da área de saúde”, completa Kylvia sobre a amplitude do projeto que não se restringe às pessoas com mais de 60 anos.

Um dos destaques do evento foi a participação dos grupos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) da Prefeitura do Recife. O programa atua em mais de 45 comunidades da capital pernambucana realizando diversas atividades com os idosos.

Dona Paula Freitas, de 71 anos, recitou uma poesia em homenagem aos 135 anos do Mercado de São José. “Lá tem de tudo à mão, tem arroz, tem feijão...”, disse a integrante do CPEL da comunidade de Dona Lindu, na Zona Sul do Recife.

Além da poesia, o III Ciclo de Palestra do Fórum de Envelhecimento Ativo foi bem musical. Um grupo formado por oito mulheres da comunidade do Cabanga - que também integra o ciclo - dançou coco, e o grupo “Sereias Teimosa”, de Brasília Teimosa, realizou uma coreografia de axé, demonstrando que o trabalho desenvolvido está dando uma grande autonomia física às participantes.

Os presentes também tiveram acesso a palestra da terapeuta ocupacional Patrízia Meira que abordou a importância da música na otimização e no estímulo cerebral das pessoas. Além disso, o mestrando em educação física pela Universidade de Pernambuco (UPE), Rodrigo Lima, fez uma explanação sobre o novo perfil do idoso, que pratica esportes e tem uma rede social intensa.

O III Ciclo de Palestra do Fórum de Envelhecimento Ativo aconteceu no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no bairro da Boa Vista, centro da capital pernambucana. As inscrições para o encontro podem ser realizadas na Gerência da Pessoa Idosa, 1° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife, ou pelo telefone 3355-8347. As vagas são limitadas a 400 pessoas por palestra, independente da faixa etária. Confira a programação:


19/10 – Acessibilidade: uma mudança de Cultura

16/11 – Espiritualidade e Finitude

14/12 – Educação para um Envelhecimento Inclusivo

Matérias Relacionadas
- 1º Encontro das Mulheres com Deficiência abre inscrições
- Emprel oferece aulas de violão para seus funcionários
- Lei Maria da Penha é debatida na Câmara de Vereadores
- Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1
- Prefeitura do Recife inicia Semana Nacional de Trânsito
- Prefeitura faz recapeamento da Rua Barão de São Borja
- Prefeitura do Recife recebe terrenos da União
- Detalhes dos Projetos
- Prefeitura do Recife recebe terrenos da União
- Prefeitura promove treinamento em gestão pública para servidores
- Seminário discute Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Novas áreas da União serão cedidas ao Recife nesta sexta-feira
- Prefeitura do Recife promove palestras para servidores
- Alunos da rede municipal do Recife participam do Somos Todos Cientistas
- Prefeitura do Recife participa de seminário na China
- Prefeito João da Costa anuncia início de 15 obras em áreas de morro do Recife
- PCR participa de Encontro Internacional na Venezuela
- PCR faz recapeamento de vias no Pina e no Zumbi
- Lei Maria da Penha é discutida com as mulheres da RPA-4
- Prefeito João da Costa empossa novos conselheiros do Comud


Enviar    Imprimir