Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA VISITA OBRAS DO PAC-CORDEIRO QUE BENEFICIARÃO 74 MIL PESSOAS
19:32 Sexta-feira, 24 de Setembro de 2010

Projeto prevê a construção da terceira grande estação de tratamento de esgoto da Cidade, pavimentação e drenagem de ruas
 
Por Vanessa Beltrão
 
O prefeito do Recife, João da Costa, visitou, na tarde desta sexta-feira (24), as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da capital pernambucana. O projeto, que beneficiará 74 mil pessoas, prevê a construção da terceira grande estação de tratamento de esgoto da Cidade, além de serviços de pavimentação e drenagem de ruas e a urbanização de 11 áreas consideradas críticas.
 
“É fundamental, num projeto como esse, não só fazer reuniões, mas estar na rua acompanhando a qualidade da obra, conversando com a população. Queremos oferecer um serviço de qualidade, uma obra que contribuirá para aumentar a cobertura de esgoto na cidade do Recife”, afirmou João da Costa sobre a visita.
 
O PAC-Cordeiro é voltado para a melhoria da saúde da população. Ao todo, 115 ruas já tiveram a sua rede coletora de esgotos implantada, das 272 previstas no projeto. Além disso, as obras para a construção da Estação de Tratamentos de Esgotos (ETE) já estão bem adiantadas e o processo de aquisição de terrenos destinados para as unidades habitacionais também já começou. Cerca de 760 famílias serão removidas e terão novas casas, vivendo com mais conforto.
 
Para garantir que tudo esteja pronto até dezembro de 2011, o prefeito João da Costa visitou quatro vias do bairro do Cordeiro cuja rede de esgoto beneficiará os moradores. O gestor percorreu as ruas Gaspar Perez, Araranguá, Antônio Valdevino e Francisco de Paula Machado, além das obras da estação de tratamento de esgoto.  
 
Durante a caminhada, João da Costa foi saudado pela população que aprovou a melhoria nas ruas. “Antes tinha mau-cheiro, esgoto a céu aberto e as crianças não podiam brincar no quintal. Vai melhorar muito a questão do saneamento”, disse Luciene Philippini, cabeleireira que mora na Rua Gaspar Perez há 12 anos. 
 
 “A obra é fundamental para a Cidade e possibilita uma vida mais saudável para a região”, afirmou o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Roberto Arrais, que também acompanhou a visita. 
 
SOCIAL – Além das obras físicas, o PAC-Cordeiro englobou também ações sociais, onde foram desenvolvidas quatro atividades abordando o sistema de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem junto a representantes do Comitê Gestor e Comissões de acompanhamento do programa. A iniciativa também foi apresentada aos moradores e Comissões de Acompanhamento do Programa que foram formadas por rua, totalizando 180 representantes.
 
As obras do PAC-Cordeiro também fazem parte do Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal. O custo total da iniciativa está orçado em R$ 120 milhões provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica Federal com a contrapartida de R$ 20,4 milhões da Prefeitura do Recife.

Estavam presentes na visita a secretária Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa e Comunicação), Charles Jurubeba (Saneamento), Augusto Miranda (coordenador Orçamento participativo) e o Diretor Presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

/MAIS FOTOS, AQUI

Matérias Relacionadas
- João da Costa assina Ordem de Serviço para 15 obras em áreas de morro
- Prefeitura realiza demolição de imóveis em área de risco
- Praça do Entroncamento é entregue ao som da Banda Sinfônica
- Prefeitura faz obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- PCR reforça ações de combate ao avanço do mar em Boa Viagem
- Prefeitura faz obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa entrega vias pavimentadas na Torre e na Iputinga
- João da Costa inaugura obras na comunidade do Fundão
- Prefeito João da Costa entrega obras de pavimentação
- João da Costa anuncia onde serão construídos os primeiros 20 Centros de Educação Infantil
- Prefeito se reúne com ministro das Relações Institucionais
- Prefeito participa de cerimônia em Brasília com cidades sedes da Copa do Mundo de 2014
- Requalificação da comunidade do Pilar avança no Bairro do Recife
- Codecir registra 357 ocorrências nesta quarta-feira
- Projetos e ações
- Fale com a gente
- Missão
- Prefeito apresenta projeto do Polo Jurídico aos vereadores
- Prefeito visita obras da Praça do Entroncamento
- João da Costa visita obras do Dona Lindu e anuncia novidades


Enviar    Imprimir